A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 1 - As origens históricas da Psicologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 1 - As origens históricas da Psicologia"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 1 - As origens históricas da Psicologia

2 A psicologia surge como fruto da Filosofia e biologia.
A filosofia por sua vez existe desde o momento em que o homem está no planeta. No momento em que Adão percebe que está só, (Gênesis 2:20) isto já seria filosofia, Adão pensa em sua existência, questiona sua situação.

3 Os registros históricos da filosofia mostram, que os Indianos deram início a esta preocupação com questões relacionadas à vida. No século IX a.C. surge o JAINISMO tempos depois o BUDISMO, já por volta do ano 400 a.C. Nos dois casos tínhamos uma filosofia mais voltada para a religiosidade. A filosofia metafísica tem início na Grécia com Tales de Mileto, Tales (para os íntimos) não deixou nada escrito, mas sabemos que ele ensinava ser a água a substância única de todas as coisas. A terra era concebida como um disco boiando sobre a água, no oceano.

4 Por volta do ano 470 a.C. nasce Sócrates que contribui para Psicologia que na época estava em estado embrionário, com sua famosa frase conhece-te a ti mesmo. Desta forma as raízes da psicologia podem ser encontradas nos grandes filósofos da Grécia antiga. A filosofia tem sua história iniciada como disciplina filosófica por volta do século dezoito.

5 Ciências Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia e Sociologia.

6 A Psicologia trás questões peculiares como: Como a educação que você recebeu de seus pais influencia a educação que você dá aos seus próprios filhos? A psicoterapia é mais eficiente do que os medicamentos no tratamento de algumas doenças psíquicas? Uma vez que a psicologia influencia tantos aspectos de nossas vidas, mesmo as pessoas que não pretendem tornarem-se especialistas, precisam saber um pouco sobre esta área dinâmica.

7 A PSICOLOGIA Científica começou em 1879, quando Wundt montou o primeiro laboratório de psicologia na Universidade de Leipzig na Alemanha. Wundt utilizava a introspecção como método para estudar os processos mentais. A introspecção refere-se à observação e registro da natureza de nossas próprias percepções, pensamentos e sentimentos. Ex. reflexões sobre nossas impressões sensoriais imediatas a um estímulo, como o clarão de uma luz colorida.

8 Wundt


Carregar ppt "Aula 1 - As origens históricas da Psicologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google