A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo. Estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento. Desejo de adquirir ou alcançar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo. Estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento. Desejo de adquirir ou alcançar."— Transcrição da apresentação:

1

2 MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo. Estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento. Desejo de adquirir ou alcançar algum objetivo. Ou seja, resulta dos desejos, necessidades ou vontades. Tem a ver com a direção, intensidade e persistência de um comportamento ao longo do tempo.

3 MOTIVAÇÃO INTENSIDADE – esforço empenhado na realização de uma tarefa. DIREÇÃO – escolha de comportamento PERSISTÊNCIA – contínuo engajamento em um determinado tipo de comportamento ao longo do tempo.

4 MOTIVAÇÃO Indivíduos motivados se mantém na realização da tarefa até que seus objetivos sejam atingidos. NINGUÉM MOTIVA NINGUÉM.

5 MOTIVAÇÃO LIDAR COM AS DIFERENÇAS É A ARTE E A MAGIA DO GESTOR.

6 MOTIVAÇÃO A EMPRESA DEVE MOTIVAR AS PESSOAS A: Fazer parte da organização; Permanecer na organização; Comparecer ao trabalho regularmente; Ter bom desempenho; Demonstrarem cidadania.

7 FACILITANDO O DESEMPENHO Muitos fatores podem impedir que uma pessoa tenha altos desempenhos. Administradores eficientes facilitam o desempenho: Treinamento adequado Ferramentas e equipamentos necessários Orçamento apropriado Pessoal de apoio Autoridade e informação suficientes para que o pessoal faça um bom trabalho. MOTIVAÇÃO

8 ESTIMULANDO O DESEMPENHO Se as pessoas têm tudo o que precisam para ter um bom desempenho, elas são capazes de fazer o trabalho. As pessoas estão dispostas a trabalhar muito se existir uma razão: Pedido ou ordem do chefe. Prazo. Avaliação de desempenho. MOTIVAÇÃO

9 TEORIA DE MASLOW: MOTIVAÇÃO - Teorias Abraham Maslow – 1950 Necessidades Humanas – organizadas hierarquicamente. Satisfação das necessidades – motiva a tomar alguma direção. Tipos de Necessidades: Primárias – formam a base da hierarquia. Secundárias

10 TEORIA DE MASLOW: MOTIVAÇÃO - Teorias Tipos de Necessidades: Primárias Fisiológicas – dizem respeito a sobrevivência das pessoas. Segurança – necessidade de proteção contra alguma ameaça real ou imaginária. Secundárias Afetivo-sociais – desejo de amar e ser amado, de pertencer a um grupo. De estima – relacionam-se à auto-estima, desejo de ser reconhecido, prestígio, status Auto-realização – diz respeito a realização do próprio potencial

11 TEORIA DE MASLOW: MOTIVAÇÃO - Teorias

12 TEORIA DE HERTZBERG: (Frederick Hertzberg) MOTIVAÇÃO - Teorias Dois fatores explicam o comportamento das pessoas no trabalho: Higiênicos Motivacionais

13 MOTIVAÇÃO - Teorias Higiênicos: Localizam-se no ambiente de trabalho São extrínsecos as pessoas Se presentes, deixam de causar insatisfação mas não chegam a causar satisfação. Motivacionais: São intrínsecos Diz respeito a sentimentos de auto-realização e reconhecimento. Se presentes, causam satisfação Se ausentes, deixam de causar satisfação, mas não chegam a causar insatisfação.

14 TEORIA DE MCLELLAND (David McClelland) MOTIVAÇÃO - Teorias Identifica três necessidades que são adquiridas socialmente: Poder – relações com pessoas: status, prestígio, posições de influência Afiliação - afeto Realização – auto-estima e auto-realização

15 TEORIA DA EQUIDADE MOTIVAÇÃO - Teorias As pessoas se sentirão mais, ou menos, motivadas para o trabalho à medida que percebam, ou não, a presença de justiça e igualdade nas relações de trabalho.

16 O PENSAMENTO DE GEERTZ MOTIVAÇÃO - Teorias MOTIVAÇÃO É um vetor, tem uma direção Tem um período de tempo mais ou menos extenso DISPOSIÇÃO Não leva a coisa alguma Surge de certa circunstância mas não responde a qualquer fim. SABENDO AS MOTIVAÇÕES DE UMA PESSOA, PODEMOS ESPERAR CERTOS COMPORTAMENTOS.

17 O PENSAMENTO DE BERGAMINI MOTIVAÇÃO - Teorias Cecília Bergamini Motivação – de ordem íntrinseca Condicionamento – de ordem extrínseca representada por recompensas ou punições advindas do ambiente.


Carregar ppt "MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo. Estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento. Desejo de adquirir ou alcançar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google