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1 Estatística Conceitos básicos1. 2 Construção de uma variável Contínua. V.C. Amplitude total x max-x min Amplitude de classe h= L – I. Limite superior.

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1 1 Estatística Conceitos básicos1

2 2 Construção de uma variável Contínua. V.C. Amplitude total x max-x min Amplitude de classe h= L – I. Limite superior e inferior da classe L e I. Exemplo 3;4; 2,5 ;4; 4,5 ;6;5; 5,5 ;6,5 ;7; 7,5 ;2; 3,5 ;5; 5,5 ; 8; 8,5 ; 7,5 ;9; 9,5 ;5; 5,5 ; 4,5 ;4; 7,5 ; 6,5 ;5;6; 6,5 ;6.

3 3 Exemplo 3;4; 2,5 ;4; 4,5 ;6;5; 5,5 ;6,5 ;7; 7,5 ;2; 3,5 ;5; 5,5 ; 8; 8,5 ; 7,5 ;9; 9,5 ;5; 5,5 ; 4,5 ;4; 7,5 ; 6,5 ;5;6; 6,5 ;6. Amplitude total 9,5 – 2 = 7,5 8 Número de Classes =

4 4 Construindo Variável Contínua Número de classes K = Onde n = 30 (número total de elementos). Portanto raiz quadrada de 30 = 5,477 Aproximando para o inteiro mais próximo 5 Possibilidades 4,5 ou 6.

5 5 Construindo V.Contínua. Por que aproximações na amplitude total e no número de classes? A amplitude do intervalo de classe é h = At/K, ambos aproximados = 8/4 =2 Amplitude do intervalo de classe = Amplitude total / número de classes, ambos aproximados

6 6 Construindo Variável Contínua Classe Amp.Clas Fi A somatória de Fi = número total de elementos.= 30

7 7 Completando Neste caso ficamos com : Amplitude total : 7,5 8. Limite superior e limite inferior L = 4 e I = 2 ( exemplo,pois poderia ser qualquer classe ). Número de classes 5,477 4,5 ou 6 4 Resultando Amplitude do intervalo de classe = 8/4 =2 h= At/K = 8/4 ( adaptados ) = 2.

8 8 Gráficos Eixo y = frequências e eixo x = amplitudes de classes.Para variáveis discretas e Contínuas

9 9 Frequência relativa de um elemento de série Variável discreta Freqüência na qual ocorre o elemento sobre a soma total das freqüência Ou Frequência na qual ocorre o elemento sobre a soma total de elementos da série.

10 10 Exemplo de frequência relativa Variável discreta. xi fi Encontrar a frequência relativa do elemento x1 = 2 = 3/ 25 = 0,12 = 12% Portanto 12% dos elementos da série são valores iguais a 2 Série 2,2,2,3,3,3,3,3,3,3,4,4,4, 4,4,4,4,4,6,6,6,6,6,6,7.

11 11 Frequência relativa para variável contínua C. Amplitude de C. F Freqüência relativa a primeira classe: 6/40 = 0,15 = 15% 15% dos elementos totais estão na primeira classe

12 12 Medidas de tendência eventual Médias, Medianas e Moda Médias Média aritmética simples Média ponderada Média aritmética simples Exemplo 6 alunos tiveram as seguintes notas na P1: 6; 6,5 ;7; 5,5; 6; 9; qual a média simples da classe? Resposta : 6,66. que pode ser aproximado para 6,7 que por sua vez pode ser aproximado para 7,0.

13 13 Média aritmética simples M.a.s. = Onde i = índice Onde n = número total de alunos ( neste exemplo ). Xi = cada nota, devidamente indexada

14 14 Mais um exemplo Média aritmética simples Ganhos do empresário Sr. João, por mês R$ ,00 R$ , ,00 R$ ,00 Somatória dos meses indexados R$ ,00, sendo n = número de meses =4, valor média de ganho por mês=R$ ,00

15 15 Média ponderada – Variável discreta No caso da média ponderada temos: Consideramos os pesos na média Exemplo NP1.0,4 + NP2.0,4+PIM.0,2 Tirando 5, 6 e 8 respectivamente: 5.0,4+6.0,4+8.0,2/ 1= Média ponderada =6 aprovado.

16 16 Outro exemplo, média ponderada, variável discreta Tirar a média aritmética simples e a ponderada para: i xi fi Média simples 4,874 Média ponderada 4,875

17 17 Média em variáveis continuas Média aritmética simples – não definida Média Ponderada A mesma fórmula, onde xi é o valor médio de cada classe indexada em i.

18 18 Exemplo de média ponderada em variavel contínua Classe Amp.Clas. fi xi xifi ,5 3, , , ,5 12,5 Resultando 157/20 = 7,85


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