A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A História estuda todo traço e vestígio de tudo o que o homem/humanidade, fez ou pensou desde o seu primeiro aparecimento sobre a Terra. ROBISON, James.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A História estuda todo traço e vestígio de tudo o que o homem/humanidade, fez ou pensou desde o seu primeiro aparecimento sobre a Terra. ROBISON, James."— Transcrição da apresentação:

1

2 A História estuda todo traço e vestígio de tudo o que o homem/humanidade, fez ou pensou desde o seu primeiro aparecimento sobre a Terra. ROBISON, James Harvey, citado em BURK, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo, Unesp, O que estuda a História?

3 3 INTRODUÇÃO A HISTÓRIA PRÉ-HISTÓRIA AULA 20 – CMBPREVESTHISTÓRIA – 2010 LIVRO 1 PROF VICENTE

4 Denomina-se de periodização da História à divisão, para fins didáticos, da História em épocas, períodos ou idades. A necessidade desses "cortes" (ou "recortes") é tão antiga quanto a da escrita da História, cada época ou cultura tendo usado uma diferente metodologia. Embora qualquer articulação no processo histórico seja artificial (e passível de críticas), essa prática torna-se indispensável para que o conhecimento histórico se torne inteligível. Desse modo, pode haver tantas divisões quantos pontos-de- vista - culturais, etnográficos e ideológicos. Não há como definir um padrão único ou consensual. Posteriormente,Políbio, um dos primeiros historiadores a encarar a História como uma sequência lógica de causas e efeitos, por outras razões, optou por uma teoria de rígida sucessão das instituições políticas. O cristianismo trouxe uma concepção de devir histórico linear, uniforme, que, estendendo-se da Criação até aoJuízo Final, foi adaptada em uma forma secular pelo moderno pensamento histórico. Cada época passou a ter um caráter único, individual, quer de acordo, por exemplo, com o modelo dos seis dias bíblicos da Criação, quer com o das quatro monarquias universais (o Império Babilônico, o Medo-Persa, Grécia e Roma). Ao final do séculoXIX, quando da afirmação da História enquanto ciência,afirmou-se no mundo ocidental uma divisão baseada em grandes marcos ou eventos, que se denomina de "periodização clássica": Periodização da História

5 Pré-História A chamada Pré-história inicia-se com o surgimento do Homem na Terra e dura até cerca de a.C., com o surgimento da escrita no Crescente Fértil, mais precisamente na Mesopotâmia. Caracteriza-se, grosso modo, pelo nomadismo e actividades de caça e de re-colecção. Surge a agricultura e a pecuária, os quais levaram os homens pré-históricos ao sedentarismo e a criação das primeiras cidades. Foram feitas grandes descobertas sem as quais hoje seria muito difícil viver: - No Período Paleolítico ou Idade Da Pedra Lascada: tivemos a descoberta do fogo; - No Período Neolítico ou Idade Da Pedra Polida, ocorreu a revolução agrícola: domesticaram-se animais, e começou-se a praticar a domesticação de espécies vegetais; - Na Idade dos Metais: fundição dos metais e utilização deste no fabrico de instrumentos. Idade Antiga A Antiguidade compreende-se de cerca de a.C. Até 476d.C., quando ocorre a queda do Império Romano do Ocidente. É estudada com estreita relação aoPróximo Ocidente, onde floresceram as primeiras civilizações, sobretudo no chamado Crescente Fértil, que atraiu, pelas possibilidades agrícolas, os primeiros habitantes doEgito, Palestina,mesopotâmia, Irão e Fenícia. Abrange, também, as chamadas civilizações clássicas: Grécia e Roma. Idade Média A Idade Média é limitada entre o ano de 476 d.C. até1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e consequente queda doImpério Romano do Oriente. É estudada com relação às três cultura em confronto em torno da bacia do mar Mediterranêo. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal em algumas regiões da Europa.

6 Imagem da Idade Média Idade Moderna A chamada Idade Moderna é considerada de 1453 até 1789, quando da eclosão daRevolução Francesa. Compreende o período da invenção da Imprensa, os descobrimentos marítimos e o Renascimento.Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista.

7 Idade Contemporânea A chamada Idade Conteporânea compreende-se de 1789 até aos dias atuais. Envolve conceitos tão diferentes quanto o grande avanço da técnica, os conflitos armados de grandes proporções e a Nova Ordem Mundial. Imagem representa o homem no espaço e seu avanço tecnológico na idade contemporânea.

8 Ou seja, podemos classificar a periodização da história geral em: Idade Antiga________________4.000 a.C até 476d.C Idade Média________________476d.C até 1453 Idade Moderna______________1453 até 1789 Idade Contemporânea________1789 até os dias atuais.

9 A evolução de nossa espécie:

10 ???

11 EVOLUÇÃO HUMANA Não existe consenso em relação á árvore genealógica da espécie humana. O que sabemos: Origem africana. Não-linear. Espécies conviveram juntas Ex.: Erectus, Neanderthal, Heidelbergensis.

12 Nossa pequena Eva O mundo no qual Lucy vive é um mundo velho: existe há cerca de 4 milhões de anos. Em 1974 uma equipa de historiadores franceses e norte-americanos, especialistas em Pré-História, encontrou 52 ossos pertencentes ao esqueleto de uma rapariga e baptizaram-na de Lucy em referência a uma canção dos Beatles. Lucy é ainda mais próxima do chimpanzé do que do homem atual. Trata-se de uma fêmea com cerca de 20 anos, 1.20m de altura e um peso aproximado de trinta quilos. A cabeça é pequena, o cérebro, está pouco desenvolvido e o rosto projeta-se para a frente como o dos macacos. Lucy é bípede e isso torna-a o primeiro ser que mais se assemelha ao Homem.

13 Australopithecus x Homo sapiens sapiens

14 PRÉ - HISTÓRIA Pré-História Período anterior ao aparecimento da escrita, há a.C.? Não! Os pré-históricos tinham outras formas de expressão e existem vários documentos que nos possibilitam descobrir sobre este período Você é pré-histórico? Você já chamou alguém de pré- histórico?

15 Pré-História Paleolítico Mesolítico Neolítico Idade dos Metais

16

17 Mais extenso período da História da humanidade; As baixas temperaturas da Terra obrigavam o homem do Paleolítico a viver sob a proteção das cavernas; O fogo foi a mais importante descoberta do período; Os pequenos bandos eram nômades; Produziam ferramentas utilizando a pedra lascada; Iniciaram a arte rupestre; Paleolítico

18 O homem Paleolítico deixou-nos belíssimas representações nas paredes das cavernas e objetos decorados com fino senso artístico. O cuidado com os mortos, já comum entre os homens de Neanderthal, é enriquecido com símbolos, isto é, sinais com significado, que remetem a uma vida futura. [...] ele recorre a sinais que não atendem apenas as necessidades básicas, como os animais. O homem inventa sinais, sons e gestos de um valor simbólico porque remetem a algum significado. Esses sinais podem ir além das necessidades de sobrevivência (arte, religião). O elevado nível cultural desse homem já moderno explica seu sucesso e sua difusão por todo o planeta, com uma ampla variedade de expressões, mas sempre um único ímpeto criativo. (FACCHINI, Fiorenzo, o homem. São Paulo, Moderna, p. 36. coleção Origem e Evolução) A arte rupestre

19 VESTÍGIOS DE ATIVIDADE ARTÍSTICA E RELIGIOSA ARTE RUPESTRE - Vestígios semelhantes a este foram encontrados em cavernas e rochas espalhadas em todos os continentes.

20 Pintura Rupestre Pintura Rupestre encontrada em sítios arqueológicos do Brasil

21 PRIMEIRAS ESCULTURAS As Vênus: Estatuetas paleolíticas e neolíticas. Sempre figuras femininas. De mais ou menos 35 até 9 mil a.C. De 4-25 cm. Modelos de beleza?

22 Neolítico Período da pedra polida (20 a 15 mil a.c) Grupos de caçadores e coletores Crenças religiosas

23 Vida em bandos maiores; Descoberta da agricultura e da domesticação dos animais; Sedentarismo; Produção de ferramentas de pedras polidas; Produção mais elaborada da cerâmica; Início da divisão do trabalho. Uma Revolução nos Campos

24 Das aldeias pré-históricas aos primeiros Estados

25 Descobrimento do uso dos metais; Surgimento da escrita; Início das primeiras civilizações na região do Crescente fértil. Idade dos metais

26 Crescente Fértil Nome que se dá à faixa de terra que se estende desde o vale do Rio Nilo, no Egito, até a Mesopotâmia, cortada pelos rios Tigre e Eufrades e correspondente a território do Iraque e da Síria.

27 Os primeiros estados surgiram à margem de grandes rios. CIVILIZAÇÕES HIDRÁULICAS

28 AS PRIMEIRAS CIDADES Ruínas de Jericó na Palestina: uma das mais antigas cidades do mundo. Reconstituição da Aldeia de Dimini Aldeia neolítica de Dimini na Grécia

29 Ruínas de UR cidade sumeriana

30 Formação das primeiras cidades-estados teocracias. Cidades-estados Sumerianas (Ur, Lagash e Nippur, etc.) Mohenjo Daro e Harappa na Índia. Cidades Estados dos Maias: Teotihuacan, Chichen Itza, etc. Os primeiros Estados chineses: Qin, Jin e Han Oriental, etc. O Alto e o Baixo Egito Primeiro o Império, depois a cidade questão geográfica. 30 O SURGIMENTOS DOS PRIMEIROS IMPÉRIOS

31 31 O DOMÍNIO DOS METAIS

32 Primeiros indícios de metalurgia 6 mil a.C. na Europa (Sérvia). O início do uso dos metais está muito mais associado à guerra do que outras atividade. Primeiro machado de cobre mais ou menos 5500 a.C. Primeiros metais utilizados cobre, prata, estanho e ferro de meteoritos. Idade do Bronze cobre + estanho 3500 a.C. avanço da metalurgia. Idade do Ferro ferro/aço Hititas técnicas avançadas de metalurgia 1200 a.C. O DOMÍNIO DOS METAIS

33 Porque o surgimento da escrita define o início da História? Surgimento da escrita HIEROGLÍFICA CUNEIFORME


Carregar ppt "A História estuda todo traço e vestígio de tudo o que o homem/humanidade, fez ou pensou desde o seu primeiro aparecimento sobre a Terra. ROBISON, James."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google