A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ao final desta lição os participantes serão capazes de:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ao final desta lição os participantes serão capazes de:"— Transcrição da apresentação:

1 Ao final desta lição os participantes serão capazes de:
TRAUMA EM OSSOS OBJETIVOS: Ao final desta lição os participantes serão capazes de: Definir o conceito de fratura, luxação e entorse e enumerar quatro sinais ou sintomas que identificam tais lesões; Citar duas razões para a imobilização provisória; Descrever os passos para imobilizar fraturas em extremidades superiores, inferiores e pelve.

2 Ruptura total ou parcial de um osso.
FRATURA Ruptura total ou parcial de um osso. CLASSES Fechada (simples): A pele não foi perfurada pelas extremidades ósseas. Aberta (exposta): O osso se quebra, atravessando a pele, ou existe uma ferida associada que se estende desde o osso fraturado até a pele.

3

4 Oblíqua Transversa Espiral Cominutiva

5 SINAIS E SINTOMAS DE FRATURAS
Dor; Deformidade; Sensibilidade; Crepitação; Edema; Alteração de coloração; Impotência funcional; Fragmentos expostos:

6 LUXAÇÃO É o desalinhamento das extremidades ósseas de uma articulação fazendo com que as superfícies articulares percam o contato entre si.

7

8

9 SINAIS E SINTOMAS DA LUXAÇÃO
Deformidade; Edema; Dor: Impotência Funcional.

10 ENTORSE É a torção ou distensão brusca de uma articulação, além de seu grau normal de amplitude.

11 SINAIS E SINTOMAS DE ENTORSES
São similares aos das fraturas e luxações, sendo que nas entorses os ligamentos geralmente sofrem ruptura ou estiramento, provocados pelo movimento brusco.

12 RAZÕES PARA IMOBILIZAÇÃO PROVISÓRIA
Evitar a dor; Prevenir ou minimizar: lesões futuras de músculos, nervos e vasos sangüíneos; Manter a perfusão no membro; Auxiliar a hemostasia.

13 TRATAMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Informar ao paciente o que fará. Expor o local. As roupas devem ser cortadas e removidas sempre que houver suspeita de fratura, luxação ou entorse. Controlar hemorragias e cobrir feridas. Não empurrar fragmentos ósseos para dentro do ferimento, nem tentar removê-los. Usar curativos estéreis; Não recolocar fragmentos expostos no lugar.

14 TRAT. PRÉ-HOSPITALAR (CONT.)
Observar e anotar pulso distal, perfusão, sensibilidade e motricidade. Reunir e preparar todo o material de imobilização (usar se possível talas acolchoadas); Imobilizar. Usar tenção suave para que o local fraturado possa ser colocado na tala. Movimentar o mínimo possível. Imobilizar todo o ossos, a extremidade deve ser imobilizada na posição encontrada. Revisar a presença de pulso e a função nervosa. Assegurar-se que a imobilização está adequada e não restringe a circulação; Prevenir ou tratar o choque.

15 TRAT. PRÉ-HOSPITALAR (CONT.)
Imobilizar. Usar tensão suave para que o local fraturado possa ser colocado na tala. Movimentar o mínimo possível. Imobilizar uma articulação acima e uma abaixo do osso fraturado. Em alguns casos, a extremidade deve ser imobilizada na posição encontrada.

16 TRAT. PRÉ-HOSPITALAR (CONT.)
Revisar a presença de pulso, perfusão e sensibilidade. Assegurar-se que a imobilização está adequada e não restringe a circulação. Prevenir ou tratar o choque.

17 MATERIAIS PARA IMOBILIZAÇÃO
Talas moldáveis; Talas infláveis; Talas de madeira; Tracionador de fêmur; ked; Colar cervical; Prancha; Imobilização utilizando o próprio corpo do paciente; Ataduras.

18 MATERIAIS PARA IMOBILIZAÇÃO PROVISÓRIA
Papelão; Cabos de vassouras; Jornais ou revistas; Galhos; Ripas de madeiras em geral; Auto-imobilização.

19 FRATURA MMII

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31 LUXAÇÃO

32

33

34

35

36

37

38

39

40 FRATURA MMSS

41

42

43

44

45

46 ATENÇÃO Na maioria das vezes, é difícil constatar se o paciente é verdadeiramente portador de uma fratura, entorse ou luxação. no entanto, até ser provado o contrário o mesmo deverá ser tratado como portador de tais lesões.

47 GRUPAMENTO DE SOCORRO DE EMERGÊNCIA
OBRIGADO PELA ATENÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA DISQUE 193


Carregar ppt "Ao final desta lição os participantes serão capazes de:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google