A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OXIGENOTERAPIA E ASPIRAÇÃO. ASPIRAÇÃO E OXIGENIOTERAPIA Ao final desta lição você devera ser capaz de: 1.Citar situações onde está indicado o uso do oxigênio;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OXIGENOTERAPIA E ASPIRAÇÃO. ASPIRAÇÃO E OXIGENIOTERAPIA Ao final desta lição você devera ser capaz de: 1.Citar situações onde está indicado o uso do oxigênio;"— Transcrição da apresentação:

1 OXIGENOTERAPIA E ASPIRAÇÃO

2 ASPIRAÇÃO E OXIGENIOTERAPIA Ao final desta lição você devera ser capaz de: 1.Citar situações onde está indicado o uso do oxigênio; 2.Citar uma situação de risco no uso do oxigênio; 3.Enumerar as partes de um equipamento portátil de oxigênoterapia e aspiração OBJETIVOS:

3 RESPONSABILIDADES DO SOCORRISTA NA OXIGENOTERAPIA Assegure-se de que o equipamento esteja limpo e funcionando adequadamente Assegure-se de que o equipamento esteja limpo e funcionando adequadamente Selecione o equipamento apropriado para a situação observando a individualidade do paciente Selecione o equipamento apropriado para a situação observando a individualidade do paciente Monitore constantemente o paciente Monitore constantemente o paciente Providencie a assepsia do equipamento ou que seja descartado, se for o caso. E reavalie condições para reutilização. Providencie a assepsia do equipamento ou que seja descartado, se for o caso. E reavalie condições para reutilização.

4 PRINCIPAIS INDICAÇÕES PARA EMPREGO DO OXIGÊNIO Insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, edema pulmonar, insuficiência respiratória, hemorragias, trabalho de parto com complicações, intoxicações, queimaduras pulmonares, acidente vascular cerebral, estado de choque, esmagamento torácico, trauma dentre outras. Em todos os casos, devemos sempre considerar a possibilidade de uma condição básica, a hipóxia. Em todos os casos, devemos sempre considerar a possibilidade de uma condição básica, a hipóxia.

5 RISCOS NO USO DO OXIGÊNIO

6 CILINDRO DE OXIGÊNIO E VÁLVULA O oxigênio é acondicionado em cilindro de aço ou duro alumínio. Segundo normas internacionais, externamente, o cilindro deve estar pintado na cor verde quando para uso medicinal.

7 CILINDRO DE OXIGÊNIO E VÁLVULA CILINDRO DE OXIGÊNIO VÁLVULA LUVA

8 REGULADOR DE PRESSÃO COM MANÔMETRO E FLUXOMETRO O regulador destina-se a reduzir a alta pressão no interior do cilindro ( Kgf/cm2) para uma pressão de consumo em torno de 3 a 5 Kgf/cm2. O regulador destina-se a reduzir a alta pressão no interior do cilindro ( Kgf/cm2) para uma pressão de consumo em torno de 3 a 5 Kgf/cm2. O manômetro indica em Kgf/cm2 a quantidade de O2 no interior do cilindro e o fluxômetro destina-se a controlar e dosar a administração de oxigênio. O manômetro indica em Kgf/cm2 a quantidade de O2 no interior do cilindro e o fluxômetro destina-se a controlar e dosar a administração de oxigênio. Usa-se a medida em litros por minuto (LPM) e possui escala de 0-15 l/min., no fluxômetro. Usa-se a medida em litros por minuto (LPM) e possui escala de 0-15 l/min., no fluxômetro.

9 REGULADOR DE PRESSÃO COM MANÔMETRO E FLUXOMETRO

10 FRASCO UMIDIFICADOR Confeccionado em plástico, onde circula o oxigênio para ser umidificado. Este acessório é completado normalmente com água limpa ou soro fisiológico. Possui capacidade de 300 ml.

11 FRASCO UMIDIFICADOR

12 FRASCO ASPIRADOR Confeccionado em vidro, destina-se a aspirar e coletar secreções através de vácuo produzido pela passagem de oxigênio por um ejetor tipo venturi, normalmente acoplado à tampa do frasco. Possui capacidade de 500 ml.

13 MANGUEIRA E MASCARA

14 CATETER DE NASAL

15 MATERIAIS E ACESSÓRIOS Cânulas orofaríngea; Cânulas orofaríngea; Máscara para RCP; Máscara para RCP; Válvula de demanda; Válvula de demanda; Aspirador portátil; Aspirador portátil; Oxímetro de pulso. Oxímetro de pulso.

16 CÂNULA OROFARÍNGEA Guedel Berman

17 MASCARAS FACIAIS

18 MASCARA FACIAI COM RESERVATORIO

19 REANIMADOR MANUAL

20 VÁLVULA DE DEMANDA

21 ASPIRADOR PORTÁTIL

22 ASPIRADOR MANUAL ASPIRADOR MANUAL

23 OXÍMETRO DE PULSO

24 EQUIPAMENTOS E CONSCENTRAÇÃO DE OXIGÊNIO SEM OXIGÊNIO SUPLEMENTAR EQUIPAMENTO Concentração de O2 Boca-a-boca16% Boca-a-máscara16% Reanimador manual 21%

25 EQUIPAMENTOS E CONSCENTRAÇÃO DE OXIGÊNIO COM OXIGÊNIO SUPLEMENTAR EquipamentoLitros/min Concentração de O2 Cateter nasal a 44% Máscara facial simples a 60% Máscara facial com reservatório 660% Reanimador sem reservatório a 60% Reanimador com reservatório a100% Válvula de demanda Suficiente 90 a100%

26 LITROS/MINUTO Trauma: 10 a 15 lit/min Clinico: 3 a 15 lit/min

27 OBRIGADO PELA ATENÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA DISQUE 193


Carregar ppt "OXIGENOTERAPIA E ASPIRAÇÃO. ASPIRAÇÃO E OXIGENIOTERAPIA Ao final desta lição você devera ser capaz de: 1.Citar situações onde está indicado o uso do oxigênio;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google