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Da alfabetização cartográfica à leitura crítica e ao mapeamento consciente – unid-2 Representando a terra:como cartografar o planeta?

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1 Da alfabetização cartográfica à leitura crítica e ao mapeamento consciente – unid-2 Representando a terra:como cartografar o planeta?

2 Forma e Movimentos da Terra (Infográfico CD Terra em Movimento)

3 Formato da terra

4 Coordenadas Geográficas

5 Problematização: Qual a importância do sistema de coordenadas geográficas para as atividades humanas?

6 conceito Sistema técnico baseado em linhas imaginárias(paralelos e meridianos) que se cruzam permitindo localizar qualquer ponto na superfície terrestre.

7 Paralelos e Latitude

8 Zonas da Terra

9 Meridianos e Longitude

10 Antimeridiano

11 Importância das coordenadas geográficas Localização de qualquer ponto na superfície terrestre. Fundamental na determinação do sistema de projeção cartográficas e de fusos horários. Determinação das zonas climáticas da terra Permite a apropriação do espaço pelo homem. Tornar possível a realização de diversas atividades humanas: aviação/navegação/meio- ambiente/exploração de recursos naturais/geologia/arqueologia/segurança - exemplo: GPS Fundamental na expansão mundial do capitalismo(globalização)

12 Mapa-Mundi e as Coordenadas Geográficas

13 Que estratégias utilizar para o ensino de coordenadas geográficas?

14 Atividade Coordenadas Geográficas

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17 1) Construa, utilizando o atlas da questão agrária, dois mapas a partir da seleção de duas variáveis dentro do tema Estrutura fundiária. Observe os seguintes aspectos: Determine a escala cartográfica e sua classificação quanto ao tipo e tamanho Quais as variáveis tratadas no tema estrutura fundiária? Existe relação entre essas variáveis? Explique. Como o Piauí está inserido nesta questão. Produza um texto analisando os principais aspectos encontrados nos mapas Atividade no Atlas da Questão Agrária

18 Mapa climático do Brasil

19 Atividade no Google Earth 2) Determine a área de polarização de uma das escolas em que você trabalha utilizando o Google Earth. Aspectos a serem observados: Criar legenda e convenções Verifique a coordenada geográfica e a altitude da escola escolhida Fazer a caracterização da área de polarização (aspectos gerais da comunidade envolvida: sociais, econômicos, físicos, etc)

20 Atividade no Google Earth Exemplo: Área de polarização da Escola Municipal Professor Cordão


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