A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Etmologicamente, o termo anorexia deriva do grego an-, deficiência ou ausência de, e orexis, apetite. Também significa aversão à comida, enjôo do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Etmologicamente, o termo anorexia deriva do grego an-, deficiência ou ausência de, e orexis, apetite. Também significa aversão à comida, enjôo do."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 Etmologicamente, o termo anorexia deriva do grego an-, deficiência ou ausência de, e orexis, apetite. Também significa aversão à comida, enjôo do estômago ou inapetência.

5 O primeiro caso de anorexia registrado, foi o da jovem Catalina de Sien, nascida e 1347, na Argentina. Aos 26 anos, ela viveu o drama familiar de ter sua vocação religiosa contestada pelos pais, que Sonhavam em ver a filha casada. Em desarmonia com a família, ela passou a viver trancada em seu quarto, sem comer. Até que conseguiu ingressar em uma ordem Dominicana. Porém, nessa época, já registrava a metade do peso normal para uma pessoa com o seu biótipo. O nome de Catalina ficou famoso após sua morte, aos 28 anos. Mesmo com uma breve história de vida, ela conquistou devotos, foi canonizada e originou o primeiro Monastério feminino da Argentina.

6 Trata-se de transtorno alimentar de origem psicológica ou fisiológica, no qual a pessoa deixa de se alimentar e, conseqüentemente, passa a registrar um emagrecimento fora do comum, chegando a ficar abaixo do peso mínimo normal para seu tipo físico. A doença atinge, ambos os sexos, na maioria dos casos, jovens do sexo feminino, sendo que pacientes do sexo masculino são 10% dos casos registrados

7 Recusa a manter o peso mínimo normal para a idade e altura; Medo intenso de ganhar peso, mesmo quando abaixo do peso; Distorção da própria imagem do Corporal; No caso de mulheres se constata o sintoma de amenorréia

8 Acredito que muitas jovens sofrem de anorexia em grau leve e nunca vão a um médico, ou já estão sofrendo de anorexia a um bom tempo antes de ir. Elas se manifestam muitas das caracteristicas em grau moderado, sofrem muito por causa disso e poderiam se beneficiar de uma ajuda para superar o problema. E, assim como é mais fácil lidar com uma doença fisica no seu ínicio, também é mais fácil ajudar alguém com anorexia na forma inicial da doença do que quando as obsessões e fobias já se tornaram parte da sua vida (Buckroyde, 2000, p )

9 As Causas da Anorexia são diversas. Multifatoriais. A Anorexia pode ser desencadeada pelas causas a seguir:

10 Na idade média, por motivos religiosos era algo nobre passar varios dias em jejum como forma flagelamento do corpo. Em nossa época pós moderna, a mídia tem uma influência decisiva na glorificação da magreza O ambiente social e o grupo podem desencadear essa preocupação excessiva com a magreza. Ambiente familiar algumas familias existe uma disputa em familia para ver quem é mais magro.

11 Traumas de infância Baixa auto estima Fobias Neuroses

12 Aspectos biológicos incluem as alterações hormonais que ocorrem durante a puberdade e as disfunções de neurotransmissores cerebrais, tais como a dopamina, a serotonina, a noradrenalina e dos peptídeos opióides, sabidamente ligados à regulação normal do comportamento alimentar e manutenção do peso, além dos aspectos genéticos. Sinapses de percepção corporal alterados por influência externa.

13 Depressão; Isolamento Social; Perda de Oportunidades de Convivio; Hipoglicemia; Desidratação; Aumento do colesterol; Pressão Baixa; Problemas Cárdiacos Neurite; Anemia; Leuconemia; Insuficiência Renal; Atrofia Muscular; Perda de Massa Muscular; Fraqueza; Caries; Constipação; Obstrução Intestinal

14 Acompanhamento Psicológico Acompanhamento Médico Acompanhamento Psiquiátrico Acompanhamento Nutricionional. Anorexia é curável se for diagnosticada a tempo !

15 Classificações do CID Classificação Internacional de Doenças referente aos tipos de Anorexia catalogados. Anorexia – R63.0 Anorexia Nervosa – F50.0 Anorexia Nervosa Atípica – F50.1

16 Quando uma pessoa que não se alimenta direito, mas não por um MOTIVO DE ESTÉTICA. Mas sim, por mal estar envolvendo a alimentação Popularmente é relacionada com a expressão falta de apetite

17 Sintomas: Restrição pessoal alimentar. Prática excessiva de exercicios físicos. Vômitos provocados. Auto medicação de laxantes, anorexigenos e de diuréticos Preocupação com a estética e justificação destes atos pela estética.

18 Sintomas similares ao da Anorexia Nervosa mas sem a justificativa com a preocupação com a ESTÉTICA.

19 Também conhecida como Drunkorexia Doença derivada do Alcoolísmo. É a substituição dos alimentos pelo consumo de bebidas alcoólicas.

20 A pessoa com Anorexia Alcoólatra é um alcoólatra que tem preocupação com a estética. Distorção da Imagem Corporal Seria um Alcoolótra que idolatra a magreza. Alguém que deseja ser um alcoólatra esbelto. A Anorexia Alcoólica não é encontrada no CID.

21 Uma diminuição da pressão cultural e familiar em relação à valorização de aspectos físicos, forma corporal e beleza pode, eventualmente, reduzir a incidência desta doença ? Proibição de modelos com peso abaixo de seu IMC ideal desfilarem ? Concientização sobre a doença ?

22

23

24 Bucaretchi, Heneritte Abramides. Anorexia e Bulimia Nervosa: Uma visão Multidisciplinar. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003 Buckroyd, Julia. Anorexia e Bulimia: esclarecndo suas dúvidas; (Tradução ZLF Assessoria Editoral). São Paulo: Ágora, A.Silva, P. Silva, Rodrigues, Anorexia: Um transtorno Psicológico, Paper. Engenheiro Coelho, Centro Universitário Adventista de São Paulo – Curso de Direito Classificação Internacional de Doenças Acessado em 15 de maio de 2011 Wikipédia Acessado em 15 de maio de 2011


Carregar ppt "Etmologicamente, o termo anorexia deriva do grego an-, deficiência ou ausência de, e orexis, apetite. Também significa aversão à comida, enjôo do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google