A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À DINÂMICA Prof. Marcão (Marcus Vinícius)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À DINÂMICA Prof. Marcão (Marcus Vinícius)"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À DINÂMICA Prof. Marcão (Marcus Vinícius)
Dinâmica: é o ramo da mecânica que estuda as causas do movimento de um corpo. O conceito de Força é de fundamental importância. Conceito de Força: Agente físico capaz de deformar ou provocar mudança na velocidade de um corpo.  ”Força é o fruto da interação entre dois corpos”

2 INTRODUÇÃO À DINÂMICA A força é uma grandeza vetorial, logo a força tem direção, sentido e intensidade.

3 INTRODUÇÃO À DINÂMICA Efeitos de Forças: É fácil perceber uma força pelos efeitos que ela causa nos objetos. Deformação: A deformação é um dos efeitos da força sobre os objetos.

4 INTRODUÇÃO À DINÂMICA Alteração da Velocidade: A força provoca aceleração que por sua vez provoca mudanças na velocidade de um corpo. Equilíbrio: O equilíbrio é outro efeito causado pela força.

5 INTRODUÇÃO À DINÂMICA Medidas de Forças
A intensidade de uma força pode ser medida através de um aparelho chamado dinamômetro. A unidade de força é o N (Newton) no SI.

6 Tipos de Força Força Peso: Denomina-se força peso (P) a força de campo gravitacional que a terra exerce sobre objetos próximos à sua superfície. Direção Vertical, Sentido para baixo. Força de Tração: É a força por fio ou barra sobre um corpo.

7 Tipos de Força Força Normal: É à força de empurrão que uma superfície exerce sobre um corpo nela apoiado. É uma força de contato. OBS: A normal forma um ângulo de 90º com a superfície. Força de Atrito: Após lançar um corpo sobre uma superfície ele para depois de um certo tempo. Força contrária ao movimento de um corpo. Aparece através de asperezas superficiais. Fat Força de Atrito.

8 Resultante das Forças Produz o mesmo efeito que toas às forças juntas. FR força resultante Se N forças agem simultaneamente sobre um objeto, podemos obter a resultante através da adição vetorial. Uma partícula encontra-se em equilíbrio quando a força resultante é nula ou não existe força agindo.   Fr=0 Equilíbrio


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À DINÂMICA Prof. Marcão (Marcus Vinícius)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google