A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNICAÇÃO PESSOAL, INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO PESSOAL, INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO PESSOAL, INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
Cecília Vaz Castilho

2 Comunicação é diferente de transmissão
Durante muito tempo pensou-se que a comunicação era isso: o emissor leva a mensagem ao receptor através de um canal. Visão estruturada pelas ciências físicas e da natureza, que pensam a comunicação como os processos químicos, físicos, elétricos. Comunicação é diferente de transmissão Para entender a Comunicação – Contatos antecipados com a Nova Teoria. Ciro Marcondes Filho . Ed. Paulus – São Paulo, 2008

3 Comunicação é exatamente isso: o fato de eu receber o outro,
Todos querem emitir, falar, publicar, comunicar, seduzir, convencer, manipular, o mundo está repleto de divulgadores de todos os tipos. Mas o outro não se mistura comigo, permanece estranho, insondável em sua natureza última. Comunicação é exatamente isso: o fato de eu receber o outro, a fala do outro, a presença do outro, o produto do outro e isso me transformar internamente.

4 “... mas esta comunicação, muitas vezes, não ultrapassa a membrana que isola cada um de nós do mundo circundante.”

5 Somos caixinhas fechadas, universos ocultos...

6 ?

7 sem ter consciência do que nos rodeia,
“Vivemos muitas vezes numa espécie de sonambulismo, sem prestar muita atenção no que fazemos, sem ter consciência do que nos rodeia, sem conhecer nossas motivações profundas. Vivemos na superfície.”

8

9 Pressupostos para bem viver e comunicar-se bem
NEUROLINGUÍSTICA

10 AUTOCONHECIMENTO

11 COMO ME CONHECER?

12 OBSERVAR: CORPO

13 É muita areia pro meu caminhão... Eu não consigo fazer isso...
PENSAMENTOS É muita areia pro meu caminhão... Eu não consigo fazer isso... Isso não é pra mim...

14 LINGUAGEM Por que comigo nunca dá certo?
Eu vou tentar encontrar você amanhã às oito horas. Não vou pensar mais nisso! Ele é uma boa pessoa, mas é preguiçoso... Eu vou conseguir passar de ano!

15 CRENÇAS Não adianta. Ninguém consegue.
Só gente louca vai ao psicólogo. Se isso não tivesse acontecido, eu seria mais feliz. Pra quê mudar? Sempre fiz assim e deu certo! Homens/mulheres não agem assim.

16 Nossa fisiologia (corpo),
nossa linguagem (palavras) , nosso pensamento e nossas crenças e convicções determinam nosso COMPORTAMENTO. Podemos mudar nosso comportamento, mudando algo no corpo, na linguagem, no foco dos pensamentos ou na convicções.

17 Modelo de Percepção e Comunicação

18 Visão interna Visão Audição Olfato Tato Gosto Crenças Valores Decisões Memórias Comportamento

19 Prestar atenção em si mesmo.
PRESENÇA Prestar atenção em si mesmo. Ficar “em casa”

20 FUTURO Humildade Confiança Desapego EU PRESENTE OUTRO Compaixão Perdão PASSADO

21 DIZER A SI MESMO O QUE SENTE

22 1. A REALIDADE NÃO É CONHECIDA E SIM PERCEBIDA

23

24 A realidade não é conhecida e sim percebida através dos sentidos e representada internamente através de imagens, sons, cores sensações e palavras. Cada pessoa cria modelos (mapas) do mundo a partir de informações sensoriais do ambiente, recordações do passado e interpretação do que seja a realidade. As pessoas interagem com este mapa do mundo e não diretamente com a realidade. Conhecer o seu mapa e o mapa do outro possibilita melhorar a comunicação e os relacionamentos.

25 2. TODO COMPORTAMENTO TEM UMA INTENÇÃO POSITIVA

26 As pessoas fazem as melhores escolhas possíveis, de acordo com os recursos disponíveis. Quando o cérebro tem acesso a uma escolha melhor, naturalmente opta por ela. Comportamentos “problemáticos” muitas vezes decorrem de decisões feitas no passado e, tendo ficado “congelados” no tempo, são agora inadequados e desatualizados.

27 3. FLEXIBILIDADE

28 A pessoa com maior flexibilidade ganha.
A mesma ação nem sempre gera o mesmo resultado em um sistema complexo. Se uma ação não obtém os resultados desejados, a pessoa flexível varia o seu comportamento até conseguir o que quer.

29 4. MUDANÇA

30 A natureza do Universo é mudança.
A melhor maneira de mudar o outro é mudar a si mesmo.

31 5. COMUNICAÇÃO

32 A comunicação verbal tem uma estrutura superficial
que cada um decodifica a partir da própria experiência, de acordo com as imagens, sons e sensações de seu mapa individual. Em uma comunicação harmoniosa respeita-se o modelo de mundo do outro. A resistência significa falta de flexibilidade do comunicador.

33

34 PARA UMA MELHOR COMUNICAÇÃO
PRESENÇA! Ela produz energia. Estar aqui e agora é orar! Ficar mais “ dentro de casa”. Ouça o que você está falando. Tome consciência de seus pensamentos. Eles revelam seu foco. Onde eu foco, eu vejo. Aquilo em que me concentro, expande-se. Se você sai do momento presente, perde a percepção do que está à volta. PARA UMA MELHOR COMUNICAÇÃO

35 Colocar-se no lugar do outro, no “sapato” do outro
Colocar-se no lugar do outro, no “sapato” do outro. Aferrar-se a um único ponto de vista restringe a percepção, cristaliza. Escutar o outro. Criar empatia. Ficar presente a ele. Acompanhar o tom de voz, o estado emocional, as afirmações , a posição do corpo. São medidas simples que estabelecem rapport.

36 Atenção às crenças que introjetamos
Atenção às crenças que introjetamos. Muitas são limitadoras, preconceituosas. Rotulam as pessoas. Crença é uma profecia auto-realizável. Espelhamos nossas convicções! Atenção ao que falo: minha linguagem tem efeito sobre o que sinto e, consequentemente, sobre minhas ações. Treinar a flexibilidade de percepção: isto amplia a visão do outro e constrói a sabedoria. Comunicar: comungar

37 “ Sabemos da VIDA o que a ostra sabe do mar e do rochedo.”
Guimarães Rosa


Carregar ppt "COMUNICAÇÃO PESSOAL, INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google