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EVOLUÇÃO HISTÓRICA A ORGANIZAÇÃO E A EMPRESA MODERNA NASCERAM DEVIDO A: - RUPTURA DAS ESTRUTURAS CORPORATIVAS DA IDADE MÉDIA; - O AVANÇO TECNOLÓGICO, PROGRESSOS.

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1 EVOLUÇÃO HISTÓRICA A ORGANIZAÇÃO E A EMPRESA MODERNA NASCERAM DEVIDO A: - RUPTURA DAS ESTRUTURAS CORPORATIVAS DA IDADE MÉDIA; - O AVANÇO TECNOLÓGICO, PROGRESSOS CIENTÍFICOS NA PRODUÇÃO, ENERGIA E MERCADOS - PRODUÇÃO INDUSTRIAL EM SUBSTITUIÇÃO DA. - PRODUÇÃO INDUSTRIAL EM SUBSTITUIÇÃO DA. ARTESANAL ARTESANAL

2 ABORDAGEM CIENTÍFICA / CLÁSSICA ORIGEM 4FREDERICK W. TAYLOR - ( ) ENGENHEIRO - ESTADO UNIDOS 4HENRI FAYOL - ( ) ENGENHEIRO - FRANÇA 4SEGUIDORES - GANTT/ CASAL GILBERTH

3 ABORDAGEM CIENTÍFICA / CLÁSSICA FILOSOFIA 4CIÊNCIA NO LUGAR DO EMPIRISMO 4COOPERAÇÃO, NÃO INDIVIDUALISMO 4RENDIMENTO MÁXIMO OBJETIVO 4ASSEGURAR A MÁXIMA PROSPERIDADE PATRÕES => MAIORES SALÁRIOS PATRÕES => MAIORES SALÁRIOS EMPREGADOS => MAIORES SALÁRIOS EMPREGADOS => MAIORES SALÁRIOS

4 ABORDAGEM CIENTÍFICA FUNDAMENTAÇÃO 4RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO - SIMPLIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS - REDUÇÃO DO TEMPO CONSUMIDO. 4SEGUNDO TAYLOR, OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES QUE AFETAVAM OS RESULTADOS DAS EMPRESAS ERAM: SVADIAGEM SISTEMÁTICA POR PARTE DOS OPERÁRIOS SDESCONHECIMENTO PELA GERÊNCIA DAS ROTINAS DE TRABALHO E DO TEMPO PADRÃO NECESSÁRIO SFALTA DE UNIFORMIDADE DAS TÉCNICAS OU MÉTODOS DE TRABALHO

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6 4DIVISÃO DO TRABALHO - ACARRETA MAIOR ESPECIALIZAÇÃO E EFICIÊNCIA 4SUPERVISÃO FUNCIONAL - CADA OPERÁRIO SUBORDINADO AOS SUPERVISORES CONFORME A SUA ESPECIALIZAÇÃO 4EXCEÇÃO - TUDO QUE OCORRER NA ÁREA DE NORMALIDADE NÃO DEVE SER OBJETO DE PREOCUPAÇÃO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO.

7 RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO TRABALHO CELULAR TRABALHO EM LINHA

8 ABORDAGEM CLÁSSICA CONTROLARCONTROLARORGANIZARORGANIZAR COMANDARCOMANDAR COORDENARCOORDENARPREVERPREVER VISUALIZAR O FUTURO MATERIAL E SOCIAL DIRIGIR E ORIENTAR HARMONIZAR ESFORÇOS PREVISTO XREALIZADO

9 HENRY FORD BREVE HISTÓRIA 4NASCIDO EM FAZENDA NO ESTADO DE MICHIGAN 4FASCINADO POR EQUIPAMENTOS MECÂNICOS 4FUNDOU A FORD MOTOR COMPANY EM PRIMEIRO MODELO T FOI FABRICADO 4O MODELO T LEVAVA 12,5 HORAS PARA SER FABRICADO 4EM UM MODELO T POR MINUTO 4EM UM MODELO T A CADA 5 SEGUNDOS

10 HENRY FORD BREVE HISTÓRIA CARROS/DIA U$ 5/JORNADA DE 8 HORAS FÁBRICAS COM 150 MIL PESSOAS E 2 MILHÕES DE CARRROS/ANO 4ENTRE 1920 E 1923, A PARTICIPAÇÃO DE MERCADO DA FORD CAIU DE 55 PARA 12% 49 MODELOS - 2 CONVERSÍVEIS 4EM 1913 SOMENTE 640 TRABALHADORES DE 15 MIL COM MAIS DE 3 ANOS DE CASA 4CONCORRÊNCIA DA GM - ALFRED SLOAM

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21 MODELO T MUSEU GREENFIELD VILLAGE

22 HENRY FORD (1863 – 1947) MECÂNICO 4RESPONSÁVEL PELO SALTO QUALITATIVO NO DESENVOLVIMENTO DA ATUAL ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL PROPÔS OS SEGUINTES PRINCÍPIOS BÁSICOS 4INTEGRAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL 4PADRONIZAÇÃO – LINHA DE MONTAGEM 4ECONOMICIDADE – REDUÇÃO DOS ESTOQUES E AGILIZAÇÃO DA PRODUÇÃO: O MINÉRIO SAI DA MINA SÁBADO E É ENTREGUE SOB FORMA DE CARRO NA TERÇA ABORDAGEM CIENTÍFICA

23 HENRY FORD CONTEXTO 4FORD PRESSIONAVA EXCESSIVAMENTE SEUS FUNCIONÁRIOS ROTATIVIDADE DE M.O % 4NÃO ACEITAVA CRÍTICAS - PRINCIPALMENTE SOBRE O MODELO T 4OS ENGENHEIROS QUE SUGERIAM MUDANÇAS CORRIAM O RISCO DE SEREM DEMITIDOS 4GOSTAVA DE INTRIGAS ENTRE SUBORDINADOS (CONTRATAVA DUAS PESSOAS PARA A MESMA VAGA)

24 INTEGRAÇÃO VERTICAL (DIVERSAS ÁREAS DA EMPRESA) INTEGRAÇÃO HORIZONTAL (DISTRIBUIÇÃO) GERÊNCIA DEMAIS ÁREAS LINHA DE PRODUÇÃO ABORDAGEM CIENTÍFICA

25 FOCALIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE MONTAGEM LINHA DE VELOCIDADE CONTROLADA

26 SISTEMA FORD DE PRODUÇÃO ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA ORGANIZAÇÃO DA GENERAL MOTORS TAYLOR, FORD E SLOAN Ênfase na eficiência do Processo Produtivo e na Economia de Recursos Um produto para cada tipo de cliente Divisões autônomas (unidade de negócios) para cada produto Administração central define objetivos e cobra resultados3 Linha de montagem móvel Especialização do trabalhador Sistema produtivo administrado de forma sistêmica Verticalização (controle de todos os fornecimentos) Um produto para todos MAXIMIANO /TGA – Fig – Modelo americano de administração de grande empresa.

27 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 1 BASEADO NOS TEXTOS E NA EXPOSIÇÃO EM SALA, RESPONDAM: 1. POR QUE O OPERÁRIO/ARTESÃO TINHA DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO AO TRABALBO DESENVOLVIDO NAS FÁBRICAS DURANTE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL? POR QUE OS CHEFES/SUPERVISORES ENFRENTAVAM OS MESMOS PROBLEMAS? 2. EM QUE CONSISTIA A VADIAGEM SISTEMÁTICA DO OPERÁRIO, OBSERVADA POR TAYLOR EM SUAS OBSERVAÇÕES INICIAIS? POR QUE ELE CULPOU OS GERENTES/ENGENHEIROS/CHEFES PELA SITUAÇÃO ACIMA? 3. EXPLIQUE A INTEGRAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL APLICADA POR HENRY FORD E POR QUE ELA NÃO SE APLICA NA MAIORIA DAS INDÚSTRIAS ATUAIS? 4. BASEADO NOS FRACASSOS MERCADOLÓGICOS E DE GESTÃO DE HENRY FORD JUSTIFIQUE A ESTRATÉGIA DA GM PARA COMPETIR E GANHAR MERCADO A PARTIR DA DÉCADA DE 30.

28 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 2 1. POR QUE O OPERÁRIO/ARTESÃO TINHA DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO AO TRABALHO DESENVOLVIDO NAS FÁBRICAS DURANTE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL? POR QUE OS CHEFES/SUPERVISORES ENFRENTAVAM OS MESMOS PROBLEMAS? 2. EM QUE CONSISTIA A VADIAGEM SISTEMÁTICA DO OPERÁRIO, OBSERVADA POR TAYLOR EM SUAS OBSERVAÇÕES INICIAIS? POR QUE ELE CULPOU OS GERENTES/ENGENHEIROS/CHEFES PELA SITUAÇÃO ACIMA? 3. EM QUE CONSISITIA O PRINCÍPIO DA ECONOMICIDADE DESENVOLVIDO POR FORD? POR QUE A EXCESSIVA INTEGRAÇÃO VERTICAL NÃO SE APLICA NA MAIORIA DAS INDÚSTRIAS AUTOMOBILÍSTICAS DE HOJE? 4. BASEADO NOS FRACASSOS MERCADOLÓGICOS E DE GESTÃO DE HENRY FORD, JUSTIFIQUE A ESTRATÉGIA DA GM PARA COMPETIR E GANHAR MERCADO A PARTIR DA DÉCADA DE 30.


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