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1 Quadro-Síntese CIÊNCIA, TEORIA E ORGANIZAÇÃO N Conceitos básicos S O L ORGANIZAÇÃO TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA GERENCIAL TEORIA ORGANIZACIONAL TEORIA.

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1 1 Quadro-Síntese CIÊNCIA, TEORIA E ORGANIZAÇÃO N Conceitos básicos S O L ORGANIZAÇÃO TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA GERENCIAL TEORIA ORGANIZACIONAL TEORIA CIÊNCIA Ciência pura Ciência aplicada Abord dedutiva Abord indutiva

2 2 Quadro-Síntese Bloco 1: Pré-sistemas Bloco 2: Sistemas Bloco 3: Pós-sistemas Abordagem clássica - Adm. Científica - Fisiológica e anatômica - Burocracia Abordagem das relações humanas Abordagem estruturalista Abordagem comportamentalista T D E O O S R I S A I S G T E R M A L S FASE Abord. Neoclássica Abord. do D.O Abord. Contingencial Uma visão crítica das teorias administrativas centradas no homem FASE Qualidade total Reengenharia Uma visão crítica e uma proposta resolutora: a ReAdministração.

3 3 Teoria Clássica da Administração Abordagem: Administração Científica DestaqueTaylor ÊnfaseNa tarefa Termos mais utilizadosOrganização racional Divisão das tarefas Simplificação Especialização Tempos e movimentos ÓticaDe baixo para cima

4 4 Teoria Clássica da Administração Abordagem Anatômica e Fisiológica DestaqueFayol Termos mais citadosTécnicas Comerciais Financeira Segurança Contabilidade Administrativas - Planejamento - Organização - Direção - Coordenação - Controle ÓticaDe cima para baixo

5 5 Burocracia Ênfase na forma Especialização da tarefa e competência Regras e normas Responsabilidades definidas Registros

6 6 Críticas à Abordagem Clássica e à Burocracia Visão parcial Atenção aos aspectos meramente formais Não valorização dos aspectos humanos

7 7 Abordagem das Relações Humanas Pressupostos: Incentivo econômico não é a única forma motivadora O trabalhador não se comporta como um ser isolado A especialização funcional não cria necessariamente a organização mais eficiente

8 8 Abordagem Estruturalista Escola Clássica Formal Abordagem das Relações Humanas Informal Abordagem Estruturalista

9 9 A Abordagem Estruturalista inclui: tanto a organização formal quanto a informal, bem como suas inter-relações o objetivo e o alcance dos grupos informais e as relações de tais grupos dentro e fora da organização tanto os níveis mais altos como os níveis mais baixos tanto as recompensas materiais como as não materiais a interação da organização com o seu ambiente tanto as organizações de trabalho como as outras, de natureza diferenciada

10 10 Abordagem Comportamentalista Necessidades de auto-realização Necessidades de ego Necessidades sociais Necessidades de segurança Necessidades fisiológicas Modelo de Maslow

11 11 Abordagem Comportamentalista Necessidades de auto-realização Necessidades do ego Necessidades sociais Necessidades de segurança Necessidades fisiológicas Trabalho em si Realização Possibilidades de desenvolvimento Progresso Reconhecimento status Relações interpessoais Supervisores, colegas, subordinados e supervisão técnica Política e administração da organização Segurança no emprego Condições físicas de trabalho Salário Vida particular Motivação Higiene Modelo de MaslowModelo de Herzberg

12 12 Teoria Geral dos Sistemas Conceito de Sistema Qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, inter-atuantes ou inter-dependentes.

13 13 Teoria Geral dos Sistemas 8. Organização Social 7. Ser Humano 6. Reino Animal 5. Vida Vegetal 4. Sistema Aberto Auto-regulável: célula 3. Sistema Cibernético Simples: termostato 2. Sistemas Dinâmicos Simples: mecanismo de relógio 1. Sistemas Estáticos Simples: estruturas. Sistema Aberto Sistema Fechado Classificação dos Sistemas

14 14 Teoria Geral dos Sistemas Componentes e característica de um Sistema 1. Insumos (entradas, inputs) 2. Processamento (througput) 3. Exsumos (produto, output) 4. Entropia 5. Homeostase (entropia negativa) 6. Retroalimentação (feedback) 7. Decomposição do sistema em subsistemas

15 15 Insumos Exsumos AMBIENTE Subsistema social ESTRUTURA Sistema Sócio-Técnico Teoria Geral dos Sistemas Subsistema técnico

16 16 Abordagem Neoclássica Características: ênfase na prática da Administração reafirmação relativa dos postulados clássicos ênfase nos princípios gerais da Administração

17 17 Abordagem Neoclássica Consecução dos Objetivos Obtenção de Resultados Administração por Objetivos - ApO

18 18 Desenvolvimento Organizacional Conceito uma resposta à mudança, uma complexa estratégia educacional que tem por finalidade mudar as crenças, as atitudes, os valores e a estrutura das organizações, de modo que elas possam melhor se adaptar aos novos mercados, tecnologias e desafios e ao próprio ritmo vertiginoso de mudança. Warren Bennis

19 19 Desenvolvimento Organizacional uma estratégia educacional para se chegar a uma mudança organizacional planejada, concentrando-se nas pessoas; as mudanças buscadas devem estar conectadas a problemas específicos diretamente enfrentados pela organização; uma estratégia organizacional que dá prioridade ao comportamento já experimentado pela organização; os agentes de mudanças são, na maioria das vezes, mas não exclusivamente, externos ao sistema-cliente; estreita colaboração entre o agente de mudança e os componentes do sistema-cliente; e os agentes de mudanças compartilham de uma filosofia social, um conjunto de valores sobre o mundo em geral e sobre as organizações humanas em particular. Características

20 20 Desenvolvimento Organizacional Sistemas MecânicosSistemas Orgânicos Ênfase individual Relacionamento do tipo autoridade-obediência Adesão à delegação e à responsabilidade dividida Supervisão hierárquica rígida Solução de conflitos por meio de repressão ou arbitramento Ênfase nos grupos Confiança e crença recíprocas, interdependência e responsabilidade multigrupal Participação e responsabilidade Compartilhamento de responsabilidades Solução de conflitos através de solução de problemas

21 21 Qualidade Total Conceito Agir de forma planejada e sistêmica para implantar e implementar um ambiente no qual o aprimoramento seja contínuo e em que todas as relações fornecedores/clientes da organização, sejam elas internas ou externas, exista satisfação mútua. ISO 9000

22 22 Qualidade Total Conceito Qualidade é o que faz possível para o seu consumidor ter um caso de amor com seu produto ou serviço. Dizer peque- nas mentiras, baixar preços e acrescentar novas característi- cas pode criar um apaixonado temporário. Amor é sempre inconstante. Assim, é necessário man- ter-se sempre perto daqueles de quem se quer lealdade. Deve- se estar sempre alerta, sempre procurando o que satisfaça seus consumidores. O namoro nunca está acabado. Melhoria contínua é necessária para manter os consumidores leais. Myron Tribus

23 23 Qualidade Total Qualidade já não basta para vencer... É necessário fixar um elo emocional com os consumidores. (Tom Peters, 1996)

24 24 Reengenharia Conceito A Reengenharia é o repensar fundamental e a reestrutu- ração radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade. Esta definição encerra quatro palavras-chaves: fundamental, radical, drástica e processos. (Hammer e Champy, 1994)

25 25 Reengenharia A Reengenharia encontra-se em dificuldade. Não é fácil, para mim, admitir isto. Eu fui um dos profissionais que introduziram o conceito. (James Champy, co-autor da Reengenharia, 1995) Hoje eu percebo que estava errado. (Michael Hammer, co-autor da Reengenharia, 1996)

26 26 ReAdministração Conceito Forma de gerir as organizações contemporâneas, de tal sorte que consigamos, de um lado, organizações eficientes (produtivas), eficazes (que atinjam de forma sistemática e continuada os resultados planejados) e efetivas (que levem em consideração sua responsabilidade pública, cultivem a ética em seu desempenho) e, de outro, indivíduos satisfeitos e recompensados com e pelo que fazem. Caravantes e Bjur, 1995)

27 27 ReAdministração Contraste entre Reengenharia, Qualidade Total e ReAdministração CRITÉRIO REENGENHARIA QUALIDADE TOTAL READMINISTRAÇÃO Objetivo Buscar vantagem Buscar vantagem Buscar vantagem competitiva, competitiva, agradando competitiva onde satisfazendo tanto os clientes o cliente a satisfação do como os integrantes da cliente é vital organização Os indivíduos devem Elemento fundamen- Sujeito do processo. Elemento, Motivação/ adaptar-se às propostas, tal para o processo essencial, fundamental aos Recursos Humanos ao processo de mudança de mudança processos de mudança. Homem global, transcendente Informação/ Informação e tecno- Elemento-chave; é Um elemento de relevância Comunicação logia da informação - a excelência das crescente, dependendo do elementos críticos e comunicações estágio de desenvolvimento essenciais da organização Questionamento dos Melhoria contínua Soluções incrementais e Estratégia processos com enfoque dos processos revolucionária, definidas de base zero (Kaizen) situacionalmente

28 28 ReAdministração Contraste entre Reengenharia, Qualidade Total e ReAdministração CRITÉRIO REENGENHARIA QUALIDADE READMINISTRAÇÃO Política Revolucionária, melhoria Melhoria contínua Evolucionária, admitindo drástica, isolada revoluções dentro de uma visão maior, sistê- mica e programada Noção temporal Curto prazo Longo prazo Longo prazo, combinan- do com ações de curto e médio prazos Noção sistêmica Técnico Sócio-técnico Sócio, técnico e ecológico Estrutura Novas estruturas Estruturas adpta- Estruturas adaptadas, das, melhoradas - combinadas com novas KAISEN estruturas. Poucos níveis Responsabilidade Social Ausente Preocupação social Preocupação pelo impacto social e ético das ações Ecologia Ausente Ausente Fator essencial

29 29 ReAdministração READMINISTRAÇÃO Reengenharia Reinvenção Qualidade Total Sistema Englobante

30 30 ReAdministração ORGANIZAÇÃO Campo social Campo político Mudanças provocadas Campo do Conhecimento Campo de Ecologia Campo da valorização do homem Campo Gerencial Campo tecnológico Campo organizacional

31 31 ReAdministração Conhecimento Técnico X Conhecimento Administrativo Habilidade Conceitual Habilidade Humana Habilidade Técnica Níveis Direção operacional Direção intermediária Alta direção Habilidades

32 32 ReAdministração Organização Eficiente Eficaz Efetiva Indivíduo Feliz Atualizado


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