A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 4 Deus fala com você através deste lindo texto bíblico:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 4 Deus fala com você através deste lindo texto bíblico:"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 4 Deus fala com você através deste lindo texto bíblico:
Evangelho de João, Capítulo 4 Edição Bíblia Viva(BV) – Editora Mundo Cristão. Revista e Atualizada (RA) - SBB Envie este texto aos teus amigos É a Palavra de Deus A mulher samaritana tem um encontro com Jesus e se transforma em missionária.

2 João, capítulo 4 (BV)1a3- Quando o Senhor ouviu dizer que os fariseus sabiam que multidões maiores do que as que iam a João vinham a Ele, para serem batizadas e tornarem-se seus seguidores – (embora Jesus mesmo não as batizasse, e sim os seguidores dele) – deixou a Judéia e voltou à província da Galiléia. (RA)1- Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João (RA)2- (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos), (RA)3- deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia. (BV)4- No caminho, teve de passar por Samaria. (BV)5e6- E lá pelo meio-dia, quando se aproximava da aldeia de Sicar, veio ao Poço de Jacó, situado na propriedade que Jacó havia dado ao seu filho José. Jesus estava cansado da longa caminhada no sol quente e sentou-se exausto ao lado do poço. (RA)4-E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria. (RA)5- Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. (RA)6- Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta. (BV)7- Logo uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus pediu um pouco. (BV)8- Ele estava sozinho naquela hora, enquanto os seguidores tinham ido à aldeia comprar comida. (RA)7- Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. (RA)8- Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.

3 e comentou isso com Jesus. De onde tiraria essa água viva?
João, capítulo 4 (BV)9- A mulher ficou surpresa que um judeu pedisse qualquer coisa a uma “desprezada samaritana” – geralmente eles nem falam com elas! e comentou isso com Jesus. (RA)9- Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? (BV)11- “Mas o Senhor não tem corda nem balde”, disse ela, “e este é um poço muito fundo! De onde tiraria essa água viva? (RA)11- Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? (BV)12- Além do mais, o Senhor é mais importante do que o nosso antepassado Jacó? Como pode oferecer uma água melhor do que esta que ele, seus filhos, e seu gado, beberam à vontade?” (RA)12- És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado? (BV)10- Ele respondeu: “Se ao menos soubesse que presente maravilhoso Deus tem para você, e quem sou Eu, você me pediria um pouco de água viva!” (RA)10- Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

4 (Você não poderia ter falado uma coisa mais verdadeira!)”
João, capítulo 4 (BV)16- “Vá buscar seu marido”, disse Jesus. (BV)17e18- “Mas eu não sou casada”, respondeu a mulher. “Isso é uma grande verdade!” Falou Jesus “Pois você já teve cinco maridos e nem é casada com o homem com o qual está vivendo agora. (Você não poderia ter falado uma coisa mais verdadeira!)” (RA)16- Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá; (RA)17- ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; (RA)18- porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. (BV)19- “Senhor”, disse a mulher, “percebo que o Senhor deve ser um profeta. (RA)19- Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta. (BV)13- Jesus respondeu que as pessoas voltavam logo a ficar com sede depois de beber daquela água. (RA)13- Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; (BV)15- “Por favor, Senhor”, disse a mulher, “dê um pouco dessa água para mim! Assim eu nunca mais terei sede, nem terei de fazer esta longa caminhada até aqui todos os dias”. (RA)15- Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la. (BV)14- “Mas a água que Eu dou”, disse Ele, “torna-se dentro de todos uma fonte permanente dando-lhes de beber a vida eterna para sempre”. (RA)14- aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

5 respeito dEle, pois a salvação vem ao mundo por meio dos Judeus".
João, capítulo 4 (RA)21- Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. (RA)22- Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. (RA)23- Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. (RA)24- Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. (BV)21a24- Jesus respondeu: “Vem chegando a hora, mulher, quando não nos preocuparemos mais em adorar o Pai aqui ou em Jerusalém. Porque não é onde adoramos que tem valor, mas como adoramos - a nossa adoração é espiritual e verdadeira? Temos a ajuda do Espírito Santo? Porque Deus é Espírito, e nós precisamos ter a ajuda dEle para adorar como devemos. O pai quer de nós esta qualidade de adoração. Mas vocês os samaritanos, sabem muito pouco a respeito dEle, e adoram ás cegas, enquanto nós, os judeus, sabemos tudo a respeito dEle, pois a salvação vem ao mundo por meio dos Judeus". (BV)20- Mas me diga uma coisa: Por que é que vocês, os judeus, insistem em que Jerusalém é o único lugar de adoração, enquanto nós, os samaritanos, dizemos que é aqui (no Monte Gerizim”), onde os nossos antepassados adoraram?” (RA)20- Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.

6 “Eu sou o Messias!” João, capítulo 4
(BV)26- Então Jesus lhe disse: “Eu sou o Messias!” (RA)26- Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo. (BV)25- A mulher disse: “Bem, mas ao menos eu sei que o Messias virá – aquele que se chama Cristo – e quando Ele vier, explicará tudo para nós”. (RA)25- Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas.

7 “Venham conhecer um homem que me disse tudo quanto eu já fiz na vida!
João, capítulo 4 (BV)28e29- Nisso a mulher deixou o seu cântaro ao lado do poço, voltou à aldeia e disse a todo mundo: “Venham conhecer um homem que me disse tudo quanto eu já fiz na vida! Será que este não pode ser o Messias?” (RA)28- Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: (RA)29- Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito Será este, porventura, o Cristo?! (BV)27- Bem nesse momento chegaram os seguidores. Ficaram surpresos de encontrar Jesus falando com uma mulher, mas nenhum deles perguntou nada. (RA)27- Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela?

8 João, capítulo 2 Ele para que comesse.
(BV)31- Enquanto isso, os seguidores insistiam com Ele para que comesse. (RA)31- Nesse ínterim, os discípulos lhe rogavam, dizendo: Mestre, come! (BV)30- Então o povo veio da aldeia correndo para ver Jesus. (RA)30- Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.

9 Perguntavam os seguidores uns aos outros. Olhem em volta de vocês!
João, capítulo 4 (BV)33- “Quem terá trazido essa comida?” Perguntavam os seguidores uns aos outros. (RA)33- Diziam, então, os discípulos uns aos outros: Ter-lhe-ia, porventura, alguém trazido o que comer? (BV)35- Vocês acham que o trabalho da colheita só começará quando terminar o verão, daqui a quatro meses? Olhem em volta de vocês! Vastos campos de almas humanas estão amadurecendo por toda parte ao nosso redor, e já estão prontos para a colheita agora. (RA)35- Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa. (BV)34- Foi quando Jesus explicou: “Minha comida vem de fazer a vontade de Deus, que me enviou, e terminar sua obra. (RA)34- Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. (BV)32- “Não”, respondeu, “Eu tenho uma comida a respeito da qual vocês não sabem nada”. (RA)32- Mas ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.

10 (BV)37- Pois é verdade que um semeia e outro qualquer faz a colheita.
João, capítulo 4 (BV)38- Eu enviei vocês para colher onde não plantaram; outros fizeram o serviço duro e vocês receberam a colheita”. (RA)38- Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho. (BV)36- Aos ceifeiros se pagarão bons salários e eles estarão ajuntando almas eternas nos depósitos do céu! Que alegrias estão reservadas tanto para o semeador como para o ceifeiro juntos! (RA)36- O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro. (BV)37- Pois é verdade que um semeia e outro qualquer faz a colheita. (RA)37- Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro.

11 Ele é na verdade o Salvador do mudo’.)
João, capítulo 4 (BV)42- Então diziam à mulher: “Agora nós cremos porque ouvimos Jesus por nós mesmos, e não somente por causa do que você nos contou. Ele é na verdade o Salvador do mudo’.) (RA)42- e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo. (BV)40e41- (Quando eles saíram para ver Jesus junto ao poço, rogaram-lhe que ficasse na aldeia; Ele ficou dois dias, tempo suficiente para muitos outros crerem nele, depois de ouvi-lo. (RA)40- Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias. (RA)41- Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, (BV)39- E muitos samaritanos daquela aldeia creram que Ele era o Messias por causa da declaração da mulher: “Ele me disse tudo quanto eu já fiz na vida!” (RA)39- Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito.

12 “Senhor, por favor, venha já, antes que meu filho morra”.
João, capítulo 4 (BV)46e47- No caminho da sua viagem pela Galiléia, Jesus chegou à cidade de Caná, onde havia transformado a água em vinho. Enquanto Ele estava ali um homem da cidade de Cafarnaum, oficial do governo, cujo filho estava muito doente, soube que Jesus havia chegado da Judéia e viajava pela Galiléia. Este homem foi a Caná, encontrou Jesus e pediu a Ele que viesse a Cafarnaum para curar o seu filho, que a essa altura se achava às portas da morte. (RA)46- Dirigiu-se, de novo, a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. Ora, havia um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum. (RA)47- Tendo ouvido dizer que Jesus viera da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele e lhe rogou que descesse para curar seu filho, que estava à morte. (BV)45- Mas os galileus receberam Jesus de braços abertos, porque tinham estado em Jerusalém durante a comemoração da Páscoa e visto alguns milagres dele. (RA)45- Assim, quando chegou à Galiléia, os galileus o receberam, porque viram todas as coisas que ele fizera em Jerusalém, por ocasião da festa, à qual eles também tinham comparecido. (BV)49- O oficial implorava: “Senhor, por favor, venha já, antes que meu filho morra”. (RA)49- Rogou-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra. (BV)43e44- Depois de dois dias, Ele saiu para a Galiléia, pois como Jesus costumava dizer: “Um profeta é aplaudido em toda parte, menos em sua própria terra!” (RA)43- Passados dois dias, partiu dali para a Galiléia. (RA)44- Porque o mesmo Jesus testemunhou que um profeta não tem honras na sua própria terra. (BV)48- Jesus perguntou: “Nenhum de vocês vai crer em mim, se Eu não fizer sempre mais milagres?” (RA)48- Então, Jesus lhe disse: Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis.

13 “O seu filho está curado”.
João, capítulo 4 (BV)51- Enquanto ele estava no caminho, alguns dos seus criados vieram ao seu encontro com a notícia de que tudo ia bem – o filho dele tinha sarado! (RA)51- Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, anunciando-lhe que o seu filho vivia. (BV)52- Ele perguntou quando o rapaz havia começado a sentir-se melhor, eles responderam: “Ontem, à tarde, mais ou menos a uma hora, a febre dele desapareceu de repente!” (RA)52- Então, indagou deles a que hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: Ontem, à hora sétima a febre o deixou. (BV)54- Este foi o segundo milagre de Jesus na Galiléia, depois de chegar à Judéia. (RA)54- Foi este o segundo sinal que fez Jesus, depois de vir da Judéia para a Galiléia. (BV)53- Então o pai percebeu que aquele era o momento exato em que Jesus havia dito: “O seu filho está curado”. E o oficial, juntamente com toda a sua família, creu que Jesus era o Messias. (RA)53- Com isto, reconheceu o pai ser aquela precisamente a hora em que Jesus lhe dissera: Teu filho vive; e creu ele e toda a sua casa. (BV)50- Então Jesus lhe disse: “Volte para casa. O seu filho está curado!” O homem creu em Jesus e foi para casa. (RA)50- Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu.

14 Hoje, se ouvir a voz do Espírito Santo, não endureça o teu coração!
Leia todo o Evangelho de João. Lendo três capítulos por dia, em uma semana terá lido todo o livro de João. Envie este texto aos teus amigos Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por Ele. Creia em Jesus e serás salvo! Hoje, se ouvir a voz do Espírito Santo, não endureça o teu coração! Alimente-se da Palavra de Deus! “Não só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que procede da boca de Deus!”

15 Se você não o tem, acesse o link abaixo.
Leia a continuação deste texto no capítulo 5 do Evangelho segundo S. João. Se você não o tem, acesse o link abaixo. Para acessar a outros textos bíblicos da Bíblia Viva clique no link abaixo: clique sobre o texto pretendido, depois com o botão direito, em “salvar destino como” Jesus disse em Marcos 8:38 “E todo aquele que se envergonhar de mim e da minha mensagem nestes dias de incredulidade e pecado, Eu, o Messias, me envergonharei dele quando voltar na glória do meu Pai, com os santos anjos”.

16


Carregar ppt "Capítulo 4 Deus fala com você através deste lindo texto bíblico:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google