A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Medite agora neste lindo texto das Sagradas Letras, o livro do Profeta MALAQUIAS MALAQUIAS Este livro é o último do Antigo Testamento Este livro é o último.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Medite agora neste lindo texto das Sagradas Letras, o livro do Profeta MALAQUIAS MALAQUIAS Este livro é o último do Antigo Testamento Este livro é o último."— Transcrição da apresentação:

1

2 Medite agora neste lindo texto das Sagradas Letras, o livro do Profeta MALAQUIAS MALAQUIAS Este livro é o último do Antigo Testamento Este livro é o último do Antigo Testamento Bíblia Viva da Editora Mundo Cristão

3 Malaquias - Introdução Entre os anos 500 e 450 antes de Cristo, o profeta Malaquias anunciou as mensagens de Deus ao povo de Judá, depois de haver sido reconstruído o Templo de Jerusalém. O povo não estava obedecendo às leis de Deus, e era necessário que eles abandonassem os seus pecados e as suas maldades. Malaquias também falou contra os sacerdotes, pois eles não estavam cumprindo o seu dever de apresentar sacrifícios e ofertas que agradassem a Deus. Malaquias anuinciou que o Senhor viria purificar o seu povo, mas antes daquele dia enviaria o seu mensageiro para preparar o caminho. Aqueles que se arrependessem e voltassem para Deus seriam novamente o seu povo. Esboço: Os pecados do povo e dos sacerdotes 1.1 a 2.16 O Deus que castiga e que salva 2.17 a 4.6 Sendo uma mensagem direcionada ao povo de Israel, também se aplica a mim e a você hoje. Medite vagarosamente no texto. Vamos então ao texto conforme está na versão Bíblia Viva da Editora Mundo Cristão:

4 Malaquias 1:1 – Esta é a mensagem do Senhor ao povo de Israel, enviada pelo profeta Malaquias: 1:2e3 – "Eu os amei profundamente", diz o Senhor. Mas vocês respondem: "É mesmo? Quando foi?" E o Senhor replica: "Eu mostrei meu amor por vocês amando seu pai, Jacó. Eu não precisava amá-lo. Cheguei até a rejeitar o irmão de Jacó, Esaú; destruí as montanhas de seu reino e dei aquelas terras aos chacais do deserto. 1:4 – Se os descendentes de Esaú disserem: 'Vamos reconstruir as ruínas', o Senhor do Universo dirá: 'Podem tentar, mas Eu destruirei tudo outra vez', porque o país de Esaú será chamado 'A Terra da Maldade', e o povo será chamado: 'Aqueles a Quem Deus Nunca Perdoa'. 1:5 – Ó povo de Israel, levantem os olhos e vejam o que Deus está fazendo em todo o mundo. Assim, todos dirão: "É verdade! O grande poder do Senhor vai muito além das nossas fronteiras!" 1:6 – "O filho respeita seu pai; o escravo respeita seu senhor. Sacerdotes, Eu sou o seu Pai e Senhor, mas apesar disso vocês não me respeitam. Pelo contrário, desprezam o meu nome". "Quem? Nós?" vocês perguntam. "Quando foi que desprezamos o seu nome?" 1:7 – "Quando vocês oferecem sacrifícios impuros sobre o meu altar." "Sacrifícios impuros? Quando fizemos uma coisa dessas?" "Sempre que dizem: 'Não é necessário trazer ofertas valiosas para oferecer a Deus'. 1:8 – "Vocês dizem ao povo: 'Não faz mal oferecer animais defeituosos sobre o altar do Senhor; é, mesmo que sejam doentes ou cegos'. E ainda dizem que isso não é mau? Experimentem fazer isso com o governador um dia! Dêem a ele um animal assim como presente e vejam se vai ficar satisfeito!

5 Malaquias 1:9 – 'Deus, tenha piedade de nós', vocês repetem em seus pedidos. 'Deus, seja bondoso conosco!' Mas, trazendo tais ofertas, por que Eu deveria conceder alguma graça a vocês? 1:10 – Quem me dera achar, no meio de todos vocês, um sacerdote que fechasse as portas do templo e recusasse esse tipo de sacrifícios, Eu não tenho prazer em vocês, diz o Senhor do Universo, e não aceitarei as suas ofertas. 1:11 – "O meu nome, porém, será respeitado pelas outras nações, desde a manhã até à noite. Em todo o mundo os homens oferecerão incenso e sacrifícios puros para Me honrar. Isso porque o meu nome será respeitado entre as nações", diz o Senhor do Universo. 1:12 – "Mas vocês desonram o meu nome, dizendo que o meu altar não é importante, e ainda animam o povo a trazer animais doentes e sem valor para oferecerem sobre ele! 1:13 – Vocês dizem: 'Ah, é tão difícil servir ao Senhor e fazer o que Ele pede'. Não dão a mínima importância às Lei que Eu dei para vocês obedecerem. Pensem nisso! Animais roubados, aleijados ou doentes como ofertas a Deus! Será que Eu posso aceitar ofertas dessa espécie?" Pergunta o Senhor. 1:14 – Maldito o homem que promete um carneiro forte de seu rebanho e oferece, como oferta ao Senhor um animal doente. Eu sou o Grande Rei, diz o Senhor do Universo, "e meu nome deve ser profundamente respeitado entre as nações".

6 MALAQUIAS, capítulo 2 MALAQUIAS, capítulo 2

7 Malaquias 2:1 – Sacerdotes escutem esta ordem do Senhor do Universo! 2:2 – Se vocês não mudarem seu modo de viver e não derem glória ao meu nome vou castigá-los terrivelmente. Ao invés de lhes dar bênçãos, como Eu gostaria de fazer, vou lançar maldições sobre vocês. Na verdade, Eu já os amaldiçoei porque, vocês não levaram a sério as coisas que são mais importante para Mim. 2:3 – Vou rejeitar seus filhos e atirarei em seus rostos as fezes dos animais impuros que vocês Me oferecem. Vou jogá-los fora, como esterco. 2:4 – Assim vocês saberão que fui Eu quem mandou esse aviso para voltarem às Leis que dei a Levi, seu pai, diz o Senhor do universo. 2:5 – O propósito dessas Leis era dar a Levi vida e paz. Elas eram um meio de mostrar respeito e temor a Mim, se fossem obedecidas. 2:6 – Ele transmitiu ao povo todas as verdades que recebeu de Mim. Não mentiu nem roubou, ele andou junto comigo, vivendo uma vida justa e decente, e tirou muita gente dos caminhos do pecado. 2:7 – Os lábios do sacerdote deveriam jorrar o conhecimento de Deus para o povo aprender as suas Leis. Os sacerdotes são mensageiros do Senhor do Universo, e os homens deveriam procurar com eles orientação de que precisam. procurar com eles orientação de que precisam. 2:8 – Mas com vocês não! Vocês deixaram os caminho de Deus. A orientação que vocês dão, fez muita gente cair no pecado. Vocês quebraram o trato que fiz com Levi e transformaram uma imitação ridícula, diz o Senhor do Universo. 2:9 – Por isso, Eu fiz todo o povo desprezar vocês, porque não Me obedeceram, mas deixaram seus protegidos quebrar a Lei, sem sequer repreendê-los. 2:10 – Somos filhos do mesmo pai, Abraão. Todos fomos criados pelo mesmo Deus. Apesar disso, somos desleais entre nós mesmos, quebrando a aliança de nossos pais! 2:11 – Em Judá, em Israel e em Jerusalém existe traição, pois os homens desrespeitaram o templo de Deus, santo e amado, casando-se com mulheres pagãs, que adoram imagens. 2:12 – O Senhor há de eliminar do seu pacto de amor todo aquele que fizer isso, seja ele sacerdote ou homem comum! 2:13 – Mas apesar disso, vocês cobrem de lágrimas o altar, porque o Senhor não dá mais atenção às suas ofertas e porque vocês não recebem mais as suas bênçãos.

8 Malaquias 2:14 – Por que foi que Deus nos abandonou?" Vocês perguntam chorando. Eu vou dizer. É porque o Senhor viu a traição que vocês cometeram, abandonando suas esposas, que foram fiéis por tanto tempo. Aquelas companheiras a quem prometeram o cuidado e sustento. 2:15 – Ninguém com um pouco de juízo faria isso. Mas, que fez um patriarca? Dirão vocês. Bem, ele procurava uma descendência prometida por Deus, num propósito espiritual. Portanto, tenham cuidado com suas paixões e ninguém seja infiel à sua esposa!

9 Malaquias 2:16 – Pois o Senhor, o Deus de Israel, diz que odeia o divórcio e os homens violentos. Então, tenham cuidado com seus sentimentos e não se divorciem de suas mulheres! 2:17 – Vocês cansaram o Senhor com suas reclamações e ainda perguntam, com falsa surpresa: "Cansado, o Senhor? Como é que O cansamos?" Afirmando que o mal é bem, que isso agrada ao Senhor! Ou dizendo que Deus nunca os castigará, que Ele não se importa.

10 MALAQUIAS, capítulo 3 MALAQUIAS, capítulo 3

11 Malaquias 3:1 – "OUÇAM: Vou enviar o meu mensageiro, que irá antes de Mim para preparar o caminho. De repente, Aquele a quem vocês procuram virá ao seu templo. O Mensageiro prometido por Deus, que lhes dará grande alegria. Sim, com certeza Ele virá, diz o Senhor do Universo. 3:2 – "Mas quem sobreviverá no dia em que Ele aparecer? Quem pode suportar a sua presença? Ele é como o fogo que purifica o ouro. É como um detergente que limpa as roupas mais sujas!. 3:3 – "Vai sentar-se, como o purificador de prata, vigiando com atenção, até que todo o refugo tenha sido queimado. Purificará os levitas, os servos de Deus, e os limpará como se limpa o ouro e a prata. Assim, eles servirão a Deus com corações puros. 3:4 – "Então as ofertas que o povo de Judá e Jerusalém traz ao Senhor agradarão a Ele novamente, tal como antes. 3:5 – "Nessa época os meus castigos serão rápidos e certos: Eu Me movimentarei com rapidez para castigar os que praticam bruxaria, os adúlteros, os mentirosos, os que roubam o salário de seus empregados, os que exploram as viúvas e os órfãos, enfim todos os que não Me respeitam. 3:6 – "Pois Eu sou o Senhor, Eu não mudo. Por isso vocês ainda não foram totalmente destruídos, porque a minha misericórdia dura para sempre. 3:7 – "Desde o princípio vocês têm zombado de minhas Leis mas ainda está em tempo de voltarem para Mim", diz o Senhor do Universo. "Venham e Eu os perdoarei." "Mas vocês dizem: 'Quando foi que deixamos o Senhor?'''.

12 Malaquias 3:8 – "O homem pode roubar a Deus? Claro que não. Vocês, porém, têm roubado de Mim. 'O Que o Senhor quer dizer com isso? Quando foi que O roubamos?'" "Vocês Me roubaram nos dízimos e nas ofertas que Eu deveria receber. 3:9 – "Por isso a terrível maldição de Deus caiu sobre vocês. Toda a nação está Me roubando. 3:10 – "Tragam todos os dízimos aos depósitos do templo, para haver alimento suficiente em minha casa. Se vocês fizerem isso, abrirei as janelas do céu e derramarei uma bênção tão grande que não terão lugar onde guardá-Ia. "Experimentem! Dêem-Me uma oportunidade de provar que isso é verdade! 3:11 – "Suas colheitas serão formidáveis porque Eu as protegerei dos bichos e das pragas. As uvas não murcharão antes de amadurecer", diz o Senhor do Universo. 3:12 – "Todas as nações dirão que vocês são abençoados porque a sua terra vibrará de alegria. Estas são as promessas do Senhor do Universo. 3:13 – "Vocês têm sido arrogantes e orgulhosos comigo", diz o Senhor. Mas vocês replicam: 'O que o Senhor quer dizer com isso? Será que dissemos alguma coisa que não deveríamos ter dito?' 3:14e15 – "Ouçam! Foi isso que vocês disseram: 'É bobagem adorar e obedecer a Deus. Qual é a vantagem de obedecer suas Leis, de ficar triste e chorar por causa de nossos pecados? Daqui em diante, no que nos diz respeito, a lei é esta: Felizes os arrogantes e orgulhosos. Porque são os maus que prosperam e os que desafiam o castigo de Deus nada sofrem de mau.'' 3:16 – Então os que obedeciam e amavam o Senhor falavam muito dEle uns aos outros. O Senhor tinha à sua frente um livro onde Ele registrava os nomes dos que O obedeciam e gostavam de pensar nEle.

13 Malaquias 3:17 – "Eles serão meus", diz o Senhor do Universo, "no dia em que Eu criar as minhas jóias. Não deixarei que sofram, como o pai não castiga o filho obediente e prestativo. 3:18 – Então vocês verão a diferença entre o tratamento que Deus dá aos homens bons e aos homens maus, entre os que O servem e os que não O servem.

14 MALAQUIAS, capítulo 4 MALAQUIAS, capítulo 4

15 Malaquias 4:1 – "ATENÇÃO", proclama o Senhor do Universo, o dia do julgamento se aproxima, queimando como uma fornalha. Os orgulhosos e os maus serão queimados como palha. Serão completamente destruídos, como uma árvore queimada das raízes aos ramos.

16 Malaquias 4:2 – Mas para vocês, os que Me obedecem, nascerá o Sol da Justiça, trazendo com ele a salvação. Vocês serão libertados e saltarão de alegria, como bezerros soltos no pasto. 4:3 – E pisarão os perversos como se eles fossem cinza naquele Dia que preparei, diz o Senhor do Universo. 4:4 – Lembrem de obedecer às Leis que Eu dei a todo o povo de Israel através de Moisés, meu servo, no Monte Horebe. 4:5 – E Eu mandarei outro profeta como Elias, antes da vinda do grande e terrível dia do julgamento de Deus. 4:6 – A pregação desse profeta fará os pais e os filhos se unirem novamente, pensando e sentindo a mesma coisa; porque então todos saberão que se não se arrependerem, Eu virei e destruirei completamente a sua terra.

17 Primeria Carta de Pedro, capítulo 2:9e10 2:9 – Mas vocês não são assim, pois foram escolhidos pelo próprio Deus - vocês são, sacerdotes do Rei, são santos e puros, pertencem ao próprio Deus - tudo isto para que vocês possam mostrar aos outros como Deus os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz. 2:10 – Antes vocês eram menos do que nada; agora pertencem ao próprio Deus. Antes vocês sabiam muito pouco da bondade de Deus; agora a própria vida de vocês foi mudada por ela.

18 Primeria Carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 3 11 – Porque ninguém pode colocar qualquer outro alicerce verdadeiro além do que já possuímos - Jesus Cristo. 12 – No entanto, existem vários tipos de materiais que podem ser usados para construir sobre esse alicerce. Alguns usam ouro, prata e pedras preciosas; e outros constroem com paus, com feno e até mesmo com palha! 13 – Está prestes a chegar um tempo de prova, no Dia do Julgamento por Cristo para verificar-se que tipo de material cada construtor usou. O trabalho de cada um será passado através do fogo, para que todos possam ver se ele conserva seu valor ou não, e o que é que verdadeiramente foi realizado. 14 – Então, todo construtor que edificou sobre o alicerce com materiais certos, cujo trabalho ainda permanecer, esse receberá a sua recompensa.

19 LEIA A BÍBLIA DEUS FALA COM VOCÊ ATRAVÉS DELA Clique no link abaixo para acessar a outros textos bíblicos da Bíblia Viva a4febf73018ad203.skydrive.live.com/browse.aspx/B%c3%adblia%20 Viva%20em%20power%20point%20-%20lindos a4febf73018ad203.skydrive.live.com/browse.aspx/B%c3%adblia%20 Viva%20em%20power%20point%20-%20lindos clique sobre o texto pretendido, depois com o botão direito, em salvar destino como a4febf73018ad203.skydrive.live.com/browse.aspx/B%c3%adblia%20 Viva%20em%20power%20point%20-%20lindos


Carregar ppt "Medite agora neste lindo texto das Sagradas Letras, o livro do Profeta MALAQUIAS MALAQUIAS Este livro é o último do Antigo Testamento Este livro é o último."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google