A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Natureza Definições... Conjunto dos seres e das coisas que constituem o universo, o mundo físico; tudo o que, no universo, não aparece como transformado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Natureza Definições... Conjunto dos seres e das coisas que constituem o universo, o mundo físico; tudo o que, no universo, não aparece como transformado."— Transcrição da apresentação:

1 A Natureza Definições... Conjunto dos seres e das coisas que constituem o universo, o mundo físico; tudo o que, no universo, não aparece como transformado pelo homem; conjunto das leis que parecem manter a ordem das coisas e dos seres; modelo que a arte se propõe seguir ou reproduzir. “A natureza garante à espécie a imortalidade por retorno periódico, mas não pode garanti-la ao indivíduo” Aristóteles “A natureza gosta de se esconder” Heráclito “Devemos ter a natureza como guia. É a ela que a razão contempla e consulta. Viver feliz e viver segundo a natureza são a mesma coisa” Sêneca

2 Os gregos, na Antigüidade, pensavam que a natureza representava algo como o meio necessário em que os homens tem de aprender a viver. Portanto, a definiam com o que é dado e não se pode mudar, em contraste com o mundo dos homens, no qual podemos decidir como queremos viver Os gregos criam que a liberdade humana se manifestava em sua luta para superar as regras imutáveis da natureza, fixada pelos deuses A natureza pode ser entendida também como fonte de toda vida. A crença na mãe natureza se encontra em muitas tradições culturais desde a pré-história. Enquanto origem de toda vida, é também a que mantém a ordem de toda criação. Segundo os pré-socráticos, a natureza (phýsis) consistia no mundo ordenado e material que podemos perceber e inclusive enteder.

3 Deve-se reconhecer que a definição da natureza varia segundo a cultura
Deve-se reconhecer que a definição da natureza varia segundo a cultura. Ao olhar uma paisagem hoje, não entendemos a mesma coisa que um marinheiro da Antigüidade ou que um índio da selva amazônica. A natureza é um conjunto que nos envolve e do qual fazemos parte. A natureza está também em nós, como um vínculo que nos une ao mundo e que orienta nossa forma de viver nele. Para o estoicismo, o mundo era como um imenso ser vivo, do qual os indivíduos seriam os órgãos; submeter-se à ordem da natureza não significa renunciar à razão, mas pelo contrário, saber viver conforme a natureza.


Carregar ppt "A Natureza Definições... Conjunto dos seres e das coisas que constituem o universo, o mundo físico; tudo o que, no universo, não aparece como transformado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google