A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Em pleno deserto de Karakoum (Turcomenistão) perto da pequena localidade de Darvaza, encontra-se uma cratera com uns cinquenta metros de diâmetro e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Em pleno deserto de Karakoum (Turcomenistão) perto da pequena localidade de Darvaza, encontra-se uma cratera com uns cinquenta metros de diâmetro e."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Em pleno deserto de Karakoum (Turcomenistão) perto da pequena localidade de Darvaza, encontra-se uma cratera com uns cinquenta metros de diâmetro e de mais de vinte de profundidade, batizado pelos habitantes de «A porta do inferno». No interior deste poço arde um fogo há décadas,um incêndio que parece não ter fim.

4 O poço de Darvaza não é uma obra da natureza, mas o resultado de uma desastrada prospecção mineira soviética feita em 1970

5 Uma equipe de geólogos perfurava o solo em busca de uma jazida de gas natural, quando subita e acidentalmente encontrou uma cavidade subterrânea que provocou um sugamento da equipe de excavação.

6 Ninguém ousou descer pela cratera para resgatar a equipe de escavação, devido a grande quantidade de gases tóxicos.Os geólogos decidiram atear fogo aos gases que emanavam do poço, incinerando a equipe, até que todo o gas fosse consumido

7 A ação não foi muito bem sucedida, já que os soviéticos subestimaram grosseiramente as dimensões da caverna e de seu conteudo inflamável. O gas, que deveria se consumir em algumas semanas, continuou a queimar sem parar desde 1971, ou seja há quase 40 anos.

8 Não se sabe por quanto tempo ainda o gas continuará a queimar na «Porta do Inferno». Embora o poço se encontre numa região de difícil acesso e apesar das dificuldades burocráticas, muitas pessoas vão até este local isolado do Turcomenistão para observar o fenômeno de fascinante desolação.

9 O intenso calor que emane da cratera permite às pessoas se aproximar por apenas alguns poucos minutos, pois a temperatura é insuportável.

10 À noite o espetáculo é dantesco, o fogo brilha em toda a sua amplitude, dando ao poço um aspecto de cratera vulcânica ardente, fazendo jus ao seu nome: «Porta do Inferno» Uma vez mais temos a prova do perigo de brincar com as forças da natureza, sobretudo quando não se conhece a sua extensão. Uma vez mais temos a prova do perigo de brincar com as forças da natureza, sobretudo quando não se conhece a sua extensão.


Carregar ppt "Em pleno deserto de Karakoum (Turcomenistão) perto da pequena localidade de Darvaza, encontra-se uma cratera com uns cinquenta metros de diâmetro e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google