A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O POÇO DE DARVAZA A PORTA DO INFERNO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O POÇO DE DARVAZA A PORTA DO INFERNO."— Transcrição da apresentação:

1 O POÇO DE DARVAZA A PORTA DO INFERNO

2 Em pleno deserto de Karakoum (Turcomenistão) perto da pequena localidade de Darvaza, encontra-se uma cratera com uns cinquenta metros de diâmetro e de mais de vinte de profundidade, batizado pelos habitantes de «A porta do inferno» No interior deste poço arde um fogo há décadas,um incêndio que parece não ter fim.

3 O poço de Darvaza não é uma obra da natureza, mas o resultado de uma desastrada prospecção mineira soviética feita em 1970

4 Uma equipe de geólogos perfurava o solo em busca de uma jazida de gas natural, quando subita e acidentalmente encontrou uma cavidade subterrânea que provocou um sugamento da equipe de excavação .

5 Ninguém ousou descer pela cratera para resgatar a equipe de escavação, devido a grande quantidade de gases tóxicos .Os geólogos decidiram atear fogo aos gases que emanavam do poço, incinerando a equipe, até que todo o gas fosse consumido

6 A ação não foi muito bem sucedida, já que os soviéticos subestimaram grosseiramente as dimensões da caverna e de seu conteudo inflamável O gas, que deveria se consumir em algumas semanas, continuou a queimar sem parar desde 1971, ou seja há quase 40 anos .

7 para observar o fenômeno de fascinante desolação .
Não se sabe por quanto tempo ainda o gas continuará a queimar na «Porta do Inferno». Embora o poço se encontre numa região de difícil acesso e apesar das dificuldades burocráticas, muitas pessoas vão até este local isolado do Turcomenistão para observar o fenômeno de fascinante desolação .

8 O intenso calor que emane da cratera permite às pessoas se aproximar por apenas alguns poucos minutos, pois a temperatura é insuportável .

9 À noite o espetáculo é dantesco, o fogo brilha em toda a sua amplitude, dando ao poço um aspecto de cratera vulcânica ardente, fazendo jus ao seu nome: «Porta do Inferno» Uma vez mais temos a prova do perigo de brincar com as forças da natureza, sobretudo quando não se conhece a sua extensão .


Carregar ppt "O POÇO DE DARVAZA A PORTA DO INFERNO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google