A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um procedimento verdadeiramente terapêutico deve ter por objetivo a espécie humana. JL MORENO Um procedimento verdadeiramente terapêutico deve ter por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um procedimento verdadeiramente terapêutico deve ter por objetivo a espécie humana. JL MORENO Um procedimento verdadeiramente terapêutico deve ter por."— Transcrição da apresentação:

1 Um procedimento verdadeiramente terapêutico deve ter por objetivo a espécie humana. JL MORENO Um procedimento verdadeiramente terapêutico deve ter por objetivo a espécie humana. JL MORENO PSICODRAMA NAS UNIVERSIDADES XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICODRAMA E I ENCONTRO LATINOAMERICANO DE PSICOTERAPIA E PROCESSOS GRUPAIS.

2 PSICODRAMA / SOCIODRAMA TEATRO DA ESPONTANEIDADE / TEATRO TERAPEUTICO TEATRO PEDAGOGICO TERAPIA E PSICOTERAPIA DE GRUPO. É O PROJETO SOCIONOMICO DE JL MORENO NAS UNIVERSIDADES

3 TEMPO PARA O TEMPO: UMA VISÃO DOS SÉCULOS. S e o século XIX buscou o mínimo denominador comum da humanidade, o inconsciente, o século XX descobriu, ou redescobriu seu máximo denominador comum, a espontaneidade e a criatividade. (JL Moreno, 1984) Década de 30 – Moreno cunhou o termo de Terapia e psicoterapia de grupo. Psicodrama: Terapia do século XXI. (Moreno, 1972)

4 UNIVERSIDADE NOS SÉCULOS XX E XXI Século XX com a criação das nações latino-americanas as universidades rezam pelas instituições de ensino-superior capazes de promover os valores da modernidade e da racionalidade. Década de 30 – Expansão das Universidades Brasileiras - Universidade de São Paulo. Século XXI surgem as universidade de ponta a pesquisa científica e tecnológica se vê obrigada a competir com outros valores e outras motivações

5 O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO "A cultura adquirida só tem valor como instrumento e arma para novas conquistas" (Ortega y Gasset) Ortega y Gasset declara que a Universidade tem três funções: 1) A transmissão da cultura; 2) O ensino das profissões; a Universidade é profissional; 3) A pesquisa científica. Na década de 30 Gasset, referia que a universidade: É aquela que ensina o estudante médio a ser um homem culto - sentido de cultura vital, Ser um profissional. Tem de ser, ciência, que investiga os fenômeno, sem o qual a Universidade não é o que é. "Não se esqueçam: quando a gente diz que é preciso transformar tudo, é evidente que não queremos transformar nada; esta é a melhor forma de conformismo, porque não se pode transformar tudo. E, portanto, quem quer transformar tudo, está disposto a não transformar nada". (Frase de Gasset) Fonte de pesquisa - Gilberto Teixeira (Prof.Doutor FEA/USP: 18/08/2010)

6 CONSERVA CULTURAL (...) Na verdade, todo tipo de maquina pode tornar-se estímulo para a espontaneidade ao invés de um substituto para a mesma. (Moreno: 1978) (...) Provavelmente, a tecnologia será capaz de aumentar o conforto da humanidade e a eugenia, de melhorar sua saúde, mas nenhum destes veículos é capaz de decidir que tipo de homem pode ou deve sobreviver. (Quem Sobreviverá: v.3,p.166) É imprescindível que se busque um modelo onde o paradigma esteja fundamentado na participação efetiva da sociedade Universidade no Brasil Fotos:Google Imagens

7 As três fases distintas do desenvolvimento de um papel nos dão as probabilidades éticas para entendimento do homem diante dos dois universos moreniano: o da fantasia e o da realidade, são eles. Role-taking, Role-playing e Role-creating (Almeida, Wilson C, 2002). Ética do Ato Criador O teatro da improvisação ou da espontaneidade, foi a descoberta de Moreno que lhe permitiu estudar e conceituar os papéis como categoria sociopsicológicas capazes de nos dar subsídios para conhecer as dimensões da personalidade humana.

8 A função do papel é penetrar no inconsciente, desde o mundo social, para dar-lhe forma e ordem (JL Moreno:1978) Role-Taking – Aprendizagem de um papel acabado e plenamente estabelecido - transmissão da cultura. Role-Playing – Jogo de ação que se manifesta na sensibilidade da percepção espontânea e na habilidade para tomar e jogar com o papel nas relações – treinamento do desempenho do papel profissional. Role-Criating – Criar, é transformar as velhas ações em uma nova resposta. A pesquisa – ação no cenário acadêmico. PAPEL O desempenho de papéis é anterior ao surgimento do eu PAPEL O desempenho de papéis é anterior ao surgimento do eu (...) As validações cientificas e existencial não se excluem uma à outra, podendo ser construídas num continuum JL Moreno

9 Através da inversão de papéis as pessoas poderiam adquirir uma perspectiva que lhes proporcionaria compreensão e paz, e pela dramatização em que se reproduzissem conflitos sociais e políticos, seria possível criar uma nova ordem social. (JL Moreno A Inversão de papéis é mais do que uma técnica é uma atitude de vida. (Bermúdez).

10 UMA DAS AUTORIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO DO PSICODRAMAToda e qualquer ciência empírica necessita, de tempos em tempos, de uma revisão completa. Novas descobertas e, talvez, ainda mais do que isso, novas dimensões de investigação, requerem e exigem novas hipóteses de apoio. (JL Moreno: 1978) Quebra de Paradigmas Moreniano. A pesquisa – ação que transforma a ação e cria novas regras e valores no axiodrama. Quebra de Paradigmas Moreniano. A pesquisa – ação que transforma a ação e cria novas regras e valores no axiodrama.

11 A ética de Moreno está dedicada à transformação do homem, munindo-o de elementos para se opor à robotização, à rotina intelectiva, ao desamor e à destrutividade. (Wilson Castelo de Almeida)

12 ESPONTANEIDADE E CRIATIVIDADE Os exercícios e o treino em espontaneidade são o tema principal da escola do futuro. (Moreno, 1984) A ênfase atual está no processo da educação continuada, que esta voltando o olhar para as sensibilidades do papel de aluno de sentir e planejar, agir e interagir, criar e elaborar o processo de desenvolvimento das habilidades do estudante para a formação do futuro papel profissional. Onde os projetos-programa colocam em ação à pesquisa para formular, a proposta epistemológica do psicodrama na universidade. São as previsões moreniana ecoando no campos universitários em relação a preocupação do desenvolvimento com o desempenho dos papéis, dos estagiários da graduação e o exercício do papel profissional dos alunos na pós- graduação/Lato - Sensu em Sociopsicodrama. Ser Espontâneo e Criativo nas ações profissionais na clínica, nas intervenções sociais, culturais e religiosas são as metas a serem atingidas por algumas federadas e pelas universidades parceiras.

13 TEMPO PARA O TEMPO! PSICODRAMA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Década de 50/60. Início do Psicodrama no Brasil Década de 70 - Fundação das primeiras federadas ABPS e SOPSP - Federação Brasileira de Psicodrama federadas entre elas estão as federadas aspirantes. Década de 1980 expansão do movimento das federadas e das titulações dos psicodramatistas. Reconhecimento do Psicodrama Pedagógico pela FEBRAP Universidade da PAZ – Pierre Weil - Brasília DF. No final desta década vale ressaltar alguns dos trabalho na Faculdade de Medicina do Dr. Artur Kaufman: TEATRO PEDAGOGICO Bastidores da iniciação médica e da Dra Carmita Abdo no Prosex. FMUSP, entre outros. Década 1990 Universidade da PAZ – Pierre Weil / interior de São Paulo Movimento das federadas em relação ao reconhecimento pela universidade. Concretização de parcerias. Século XXI Psicodrama da Ética e Cidadania e as intervenções com pesquisas – ação ganha destaque nacional e internacional Carreira de Titulação na FEBRAP. Década de 2000 – aumento do número das federadas com parceria com a Universidade. Intervenções da pesquisa – ação no âmbitos das instituições públicas e privadas, nos Congressos Brasileiros de Psicodrama, nas catástrofes, nos parques e nas atividades sociais e comunitária. A prática aplicada dos métodos e das técnicas, zelam pela correlação teórica que fundamenta a pesquisa cientifica em prol do reconhecimento da epistemologia do psicodrama, sociodrama. As terapias e psicoterapias de grupos ganham destaque nas UBS de saúde e nas universidades. Década de 2010 – O sociopsicodrama começa a configurar nos Campus Universitários com parcerias nas pesquisas-ação e nas clínicas de terapias e psicoterapia individual e grupal com equipe interprofissionais e os cursos de Especialização Livres passam ao reconhecimento de Pós Graduação – Lato Sensu. Moreno despendeu considerável esforço para elaborar um currículo adequado para estabelecer procedimentos de seleção e padrões para conceder diplomas no âmbito de sua organização. Data de 1941 o primeiro instituto de formação em psicodrama - Beacon, Nova York e posteriormente em Washington surge o do Hospital de Santa Elizabeth. O Instituto JL. Moreno, fornecia os certificados de psicodramatista e de psicoterapeuta de grupo. O curso foi reconhecido pela Universidade do Estado de Nova York, a qual concebia dois diplomas: o de Ego auxiliar e o de Diretor. Reconhecimento do Psicodrama pela Universidade do Est. Nova York.

14 JL MORENO Proclamou que, embora suas idéias pudessem ser prematuras para o século XX, o século seguinte seria seu. JL MORENO Proclamou que, embora suas idéias pudessem ser prematuras para o século XX, o século seguinte seria seu. O grande desafio para o reconhecimento da teoria Socionômica é de ordem epistemológica. É preciso começar a construir e reconstruir sobre as bases de Moreno, de uma forma sistemática em que tudo abarque, para quem sabe, futuramente sermos os co-criadores do universo. (René Marineau) O grande desafio para o reconhecimento da teoria Socionômica é de ordem epistemológica. É preciso começar a construir e reconstruir sobre as bases de Moreno, de uma forma sistemática em que tudo abarque, para quem sabe, futuramente sermos os co-criadores do universo. (René Marineau)

15 As linhas epistemológica que podem embasar a pesquisa no campo socionômico são três, segundo Mariângela: a fenomenologia - existencial, a dialética marxiniana e a sistêmica construtivista. (Wechsler, M, 2007) As linhas epistemológica que podem embasar a pesquisa no campo socionômico são três, segundo Mariângela: a fenomenologia - existencial, a dialética marxiniana e a sistêmica construtivista. (Wechsler, M, 2007)

16 Pesquisa Qualitativa / Epistemologia Inúmeros psicodramatistas brasileiros publicaram e publicam excelentes trabalhos e livros sobre a pesquisa qualitativa no ensino do psicodrama. São as federadas da Febrap ganhando suporte para discussões em Fórum –Gestor, inovando os Encontro de Professor –Supervisor que discutem concretamente as grades curriculares e a orientação dos trabalhos de finalização do curso da educação continuada, para a obtenção dos títulos nos três níveis da Carreira de Titulação da Febrap. O Psicodrama ganha no tempo para o tempo, novos referenciais metodológicos para a pesquisa qualitativa, que busca correlacionar a pesquisa –ação à teoria socionômica de JL Moreno. Pesquisa Qualitativa / Epistemologia Inúmeros psicodramatistas brasileiros publicaram e publicam excelentes trabalhos e livros sobre a pesquisa qualitativa no ensino do psicodrama. São as federadas da Febrap ganhando suporte para discussões em Fórum –Gestor, inovando os Encontro de Professor –Supervisor que discutem concretamente as grades curriculares e a orientação dos trabalhos de finalização do curso da educação continuada, para a obtenção dos títulos nos três níveis da Carreira de Titulação da Febrap. O Psicodrama ganha no tempo para o tempo, novos referenciais metodológicos para a pesquisa qualitativa, que busca correlacionar a pesquisa –ação à teoria socionômica de JL Moreno.

17 NEPSAR - NÚCLEO DE ESTUDO E PÓS – GRADUAÇÃO / LATO SENSU EM SOCIOPSICODRAMA – ABC E REGIÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM SOCIOPSICODRAMA Carreira da Educação Continuada – NEPSAR/FEBRAP. Psicodrama, Sociodrama, terapia e Psicoterapia individual e em Grupo Psicodrama: Terapia do Séc. XXI JL Moreno, 1972 NÍVEL I – PSICODRAMATISTA HS. Formação nos focos psicoterápico ( psicólogos e médicos) e socioeducacional à todas as categorias profissionais. (340 hs Teoria e pratica) Supervisão em triagem / Individual / Terapia e psicoterapia de Grupo. (140 Supervisão) / Apresentação de pesquisa ação do projeto supervisionado. NÍVEL II – PSICODRAMATISTA DIDATA HS. Horas complementares de estágio de ego –auxiliar e direção e participação de grupos de pesquisa, metodologia e didática. NÚCLEOS DE PESQUISAS-AÇÃO – CCSI / IPSE/NEPSAR. Psicodrama: Psicossomática Psicodrama : Transtornos Alimentar Psicodrama: Perdas e traumas Psicodrama: Psicopatologia, Fármaco- dependência. Psicodrama: Esporte e Socialização Psicodrama: Terapia de Casal e Família Psicodrama: Comunidade / terapia comunitária Psicodrama: Mediação de Conflitos Psicodrama: Organizações Empresariais Psicodrama : Educação, Arte, Cultura e Religião. Psicodrama: Educação Sexual DST/AIDS NÍVEL III – PSICODRAMATISTA DIDATA SUPERVISOR-120 HS: Aprofundamento Teórico e prático da pesquisa do nível II Obs. Em todos os níveis o candidato deverá apresentar a monografia, em apresentação pública para obtenção do titulo pelo NEPSAR/FEBRAP. Presidenta Coordenadora: Madalena Cabral Rehder Psicóloga CRP Psicodramatista Didata Supervisora ABPS/FEBRAP. Empresária da MC Rehder Psicologia Ltda – PJ Maiores Informações: Rua General Canavarro, 263 Campestre – Santo André – Grande São Paulo. SP. CEP Fone de Contato: (11) / Com nepsarpsicodrama.ning.com INSTITUTO PSICOSOCIAL E EDUCACIONAL EM PARCERIA COM O CENTRO CLÍNICO DE SAÚDE INTEGRAL - USCS/NEPSAR. IPSE/NEPSAR - SETOR DE PSICOLOGIA SOCIODRAMATICA NO CENTRO CLÍNICO DE SAÚDE – CCSI/USCS. CAMPUS II. Atividade de estagio supervisionado desenvolvido em equipe interprofissionais com às áreas da graduação:, fisioterapia, nutrição, educação física, farmácia; enfermagem. Objetivos: Transmitir e instrumentalizar o investigador psicosocial e educacional a aplicar o método do psicodrama e do sociodrama nas áreas de atuação profissional com competências e ética; Despertar a consciência crítica, no incentivo das vivências pessoais e coletivas, que leve o Ser Humano a encontrar respostas espontâneas e criativas, no desempenho de papéis em suas dinâmicas inter-relacionais, nos contextos socioeducacional e comunitário; O IPSE/NEPSAR em sua sede atende os projetos – programa, os cursos de capacitação e os atendimentos à nível individual e em grupo dos candidatos a Carreira Continuada do Psicodrama – NEPSAR/FEBRAP. CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA ROFISSIONAIS. CURSO DE EDUCAÇÃO SEXUAL DST/AIDS. 16 hs. (Regiane Garcia) CURSO DE CASAL E FAMÍLIA – 16 hs. (Cristina Becker e Madalena Cabral Rehder) CURSO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL. 16 hs. (Paulo Luis Vieira.) CURSO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA. (Rosiane Lopes da Silva) GRUPOS DE ROLE PLAYING DO PAPEL PROFISSIONAL E DE CUIDADORES. Coord. Madalena Cabral Rehder. WORKSHOPS TEMATICOS: JOGOS DRAMÁTICOS – 16 hs. (Madalena Rehder) ESTRATÉGIA DE NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS – 16 hs (Carla Regia e Renata Gomes). Obs. Todas as atividades contam crédito para a formação em sociopsicodrama como disciplinas de temas livres. SUPERVISÃO E GRUPO DE ESTUDO EM SOCIOPSICODRAMA.

18 Universidade de São Caetano do Sul – Campus II – Saúde. SP / Centro Clínico de Saúde Integral – CCSI e IPSE/NEPSAR. Convida os alunos da graduação e os profissionais da saúde para participarem da atividade do Congresso Processual – TEMPO PARA O TEMPO – UNIVERSIDADE EM CENA SOCIODRAMA: TEMPO DA EDUCAÇÃO-SAÚDE! TEMPO DE EXERCITAR O PAPEL PROFISSIONAL Direção Madalena Cabral Rehder e Equipe do Nepsar / Febrap. Data: 29 de maio de 2010, sábado, das 8h30 às 12h30. EXPRESSAR ESPERANÇA UNIÃO CRESCIMENTO ANIMO PERSPECTIVA CONHECERPARTICIPAR

19 O Homem deve tomar seu próprio destino e o do universo em suas mãos, no âmbito da criatividade, como um criador. (The Future of Mans World, 1947:21) Deus é espontaneidade. Daí o mandamento: Se espontâneo (JL Moreno:1978) Deus é espontaneidade. Daí o mandamento: Se espontâneo (JL Moreno:1978)

20

21 Referências Bibliográficas Almeida C, Wilson. A Ética nos Grupos : contribuição do psicodrama / prefácio Pierre Weil – São Paulo : Ágora, Cukier, Rosa. Palavras de Jacob Levi Moreno : Vocabulário de citações do psicodrama, da psicoterapia de grupo e da sociometria – São Paulo : Ágora, 2002 Fonseca, José. Psicoterapia da Relação: Elementos de psicodrama contemporâneos. São Paulo: Ágora, Moreno, JL. Psicodrama – ed. Cultrix, 2 edição, SP. ________, Psicoterapia de Grupo e Psicodrama, Livro Pleno, 3 edição, Campinas, SP ________, Teatro da Espontaneidade; 2 ed. [tradução de Maria Sílvia Mourão Neto]. São Paulo: Summus,1984. Rojas-Bermúdez, Jaime G. Introdução ao Psicodrama; [Tradução do Dr. José Manoel D Alessandro], 3 ed. – SP: Mestre Jou,1980. Revista Brasileira de Psicodrama, Federação Brasileira de Psicodrama, São Paulo, Nepsar&MCRehder. Presidente: Madalena Cabral Rehder (11) /


Carregar ppt "Um procedimento verdadeiramente terapêutico deve ter por objetivo a espécie humana. JL MORENO Um procedimento verdadeiramente terapêutico deve ter por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google