A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICODRAMA NAS UNIVERSIDADES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICODRAMA NAS UNIVERSIDADES"— Transcrição da apresentação:

1 PSICODRAMA NAS UNIVERSIDADES
XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICODRAMA E I ENCONTRO LATINOAMERICANO DE PSICOTERAPIA E PROCESSOS GRUPAIS. PSICODRAMA NAS UNIVERSIDADES “Um procedimento verdadeiramente terapêutico deve ter por objetivo a espécie humana”. JL MORENO

2 PSICODRAMA / SOCIODRAMA TEATRO DA ESPONTANEIDADE / TEATRO TERAPEUTICO
TEATRO PEDAGOGICO TERAPIA E PSICOTERAPIA DE GRUPO. É O PROJETO SOCIONOMICO DE JL MORENO NAS UNIVERSIDADES

3 TEMPO PARA O TEMPO: UMA VISÃO DOS SÉCULOS. “Se o século XIX buscou o mínimo denominador comum da humanidade, o inconsciente, o século XX descobriu, ou redescobriu seu máximo denominador comum, a espontaneidade e a criatividade”. (JL Moreno, 1984) Década de 30 – Moreno cunhou o termo de Terapia e psicoterapia de grupo. o século XX descobriu, ou redescobriu seu máximo denominador comum, a espontaneidade e a criatividade”. (JL Moreno, 1984) E, na sua previsão para o século XXI referiu-se que o “Psicodrama: Terapia do século XXI”. (Moreno, 1972) “Psicodrama: Terapia do século XXI”. (Moreno, 1972)

4 UNIVERSIDADE NOS SÉCULOS XX E XXI
Século XX com a criação das nações latino-americanas as universidades rezam pelas instituições de ensino-superior capazes de promover os valores da modernidade e da racionalidade. Década de 30 – Expansão das Universidades Brasileiras - Universidade de São Paulo. Século XXI surgem as “universidade de ponta” a pesquisa científica e tecnológica se vê obrigada a competir com outros valores e outras motivações                                De acordo com Ortega y Gasset, a Universidade tem três funções: a primeira, a transmissão da cultura. A segunda, o ensino das profissões; a Universidade é profissional, a Universidade faz médicos, advogados, engenheiros, arquitetos, farmacêuticos, profesores, etc. Terceiro, essencilamente, mas em terceiro lugar,  a pesquisa científica.

5 O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
"A cultura adquirida só tem valor como instrumento e arma para novas conquistas" (Ortega y Gasset) Ortega y Gasset declara que a Universidade tem três funções: 1) A transmissão da cultura; 2) O ensino das profissões; a Universidade é profissional; 3) A pesquisa científica. “Na década de 30 Gasset, referia que a universidade: É aquela que “ensina o estudante médio a ser um homem culto - sentido de cultura vital”, Ser um “profissional”. Tem de ser, ciência, que investiga os fenômeno, sem o qual a Universidade não é o que é”.          "Não se esqueçam: quando a gente diz que é preciso transformar tudo, é evidente que não queremos transformar nada; esta é a melhor forma de conformismo, porque não se pode transformar tudo. E, portanto, quem quer transformar tudo, está disposto a não transformar nada". (Frase de Gasset)                  Fonte de pesquisa -Gilberto  Teixeira (Prof.Doutor FEA/USP: 18/08/2010)

6 Universidade no Brasil
CONSERVA CULTURAL (...) Na verdade, todo tipo de maquina pode tornar-se estímulo para a espontaneidade ao invés de um substituto para a mesma. (Moreno: 1978) (...) Provavelmente, a tecnologia será capaz de aumentar o conforto da humanidade e a eugenia, de melhorar sua saúde, mas nenhum destes veículos é capaz de decidir que tipo de homem pode ou deve sobreviver. (Quem Sobreviverá: v.3,p.166) É imprescindível que se busque um modelo onde o paradigma esteja fundamentado na participação efetiva da sociedade Universidade no Brasil Fotos:Google Imagens

7 Role-taking, Role-playing e Role-creating”
Ética do Ato Criador “O teatro da improvisação ou da espontaneidade, foi a descoberta de Moreno que lhe permitiu estudar e conceituar os papéis como categoria sociopsicológicas capazes de nos dar subsídios para conhecer as dimensões da personalidade humana”. “As três fases distintas do desenvolvimento de um papel nos dão as probabilidades éticas para entendimento do homem diante dos dois universos moreniano: o da fantasia e o da realidade, são eles. Role-taking, Role-playing e Role-creating” (Almeida, Wilson C, 2002).

8 “O desempenho de papéis é anterior ao surgimento do eu”
PAPEL “O desempenho de papéis é anterior ao surgimento do eu” Role-Taking – Aprendizagem de um “papel acabado e plenamente estabelecido” - transmissão da cultura. Role-Playing – Jogo de ação que se manifesta na sensibilidade da percepção espontânea e na habilidade para tomar e jogar com o papel nas relações – treinamento do desempenho do papel profissional. Role-Criating – Criar, é transformar as velhas ações em uma nova resposta. A pesquisa – ação no cenário acadêmico. “O desempenho de papéis é anterior ao surgimento do eu” (...) “As validações cientificas e existencial não se excluem uma à outra, podendo ser construídas num continuum” JL Moreno “A função do papel é penetrar no inconsciente, desde o mundo social, para dar-lhe forma e ordem” (JL Moreno:1978)

9 “Através da inversão de papéis as pessoas poderiam adquirir uma perspectiva que lhes proporcionaria compreensão e paz, e pela dramatização em que se reproduzissem conflitos sociais e políticos, seria possível criar uma nova ordem social”. (JL Moreno “A Inversão de papéis é mais do que uma técnica é uma atitude de vida” (Bermúdez).

10 Quebra de Paradigmas Moreniano.
UMA DAS AUTORIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO DO PSICODRAMA “Toda e qualquer ciência empírica necessita, de tempos em tempos, de uma revisão completa. Novas descobertas e, talvez, ainda mais do que isso, novas dimensões de investigação, requerem e exigem novas hipóteses de apoio”. (JL Moreno: 1978) Quebra de Paradigmas Moreniano. Quebra de Paradigmas Moreniano. A pesquisa – ação que transforma a ação e cria novas regras e valores no axiodrama.

11 A ética de Moreno está dedicada à transformação do homem, munindo-o de elementos para se opor à robotização, à rotina intelectiva, ao desamor e à destrutividade. (Wilson Castelo de Almeida)

12 ESPONTANEIDADE E CRIATIVIDADE “Os exercícios e o treino em espontaneidade são o tema principal da escola do futuro”. (Moreno, 1984) A ênfase atual está no processo da educação continuada, que esta voltando o olhar para as sensibilidades do papel de aluno de sentir e planejar, agir e interagir, criar e elaborar o processo de desenvolvimento das habilidades do estudante para a formação do futuro papel profissional. Onde os projetos-programa colocam em ação à pesquisa para formular, a proposta epistemológica do psicodrama na universidade. São as previsões moreniana ecoando no campos universitários em relação a preocupação do desenvolvimento com o desempenho dos papéis, dos estagiários da graduação e o exercício do papel profissional dos alunos na pós-graduação/Lato - Sensu em Sociopsicodrama. Ser Espontâneo e Criativo nas ações profissionais na clínica, nas intervenções sociais, culturais e religiosas são as metas a serem atingidas por algumas federadas e pelas universidades parceiras. A ênfase atual está no processo da educação continuada, mas que ao meu entendimento esqueceu-se de olhar para as sensibilidades do papel de aluno de sentir e planejar o processo de desenvolvimento das habilidades do futuro papel profissional. Os olhares estão mais voltados para ás maquinas e robotização no processo de pensamento – mental do que para o desenvolvimento dos Ser Espontâneo e Criativo

13 Reconhecimento do Psicodrama pela Universidade do Est. Nova York.
TEMPO PARA O TEMPO! PSICODRAMA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Década de 50/60. Início do Psicodrama no Brasil Década de 70 - Fundação das primeiras federadas ABPS e SOPSP - Federação Brasileira de Psicodrama 1976. 14 federadas entre elas estão as federadas aspirantes. Década de 1980 expansão do movimento das federadas e das titulações dos psicodramatistas. Reconhecimento do Psicodrama Pedagógico pela FEBRAP 1983. Universidade da PAZ – Pierre Weil - Brasília DF. No final desta década vale ressaltar alguns dos trabalho na Faculdade de Medicina do Dr. Artur Kaufman: “TEATRO PEDAGOGICO” Bastidores da iniciação médica e da Dra Carmita Abdo no Prosex. FMUSP, entre outros. Década 1990 Universidade da PAZ – Pierre Weil / interior de São Paulo Movimento das federadas em relação ao reconhecimento pela universidade. Concretização de parcerias. Século XXI Psicodrama da Ética e Cidadania e as intervenções com pesquisas – ação ganha destaque nacional e internacional. Carreira de Titulação na FEBRAP. Década de 2000 – aumento do número das federadas com parceria com a Universidade. Intervenções da pesquisa – ação no âmbitos das instituições públicas e privadas, nos Congressos Brasileiros de Psicodrama, nas catástrofes, nos parques e nas atividades sociais e comunitária. A prática aplicada dos métodos e das técnicas, zelam pela correlação teórica que fundamenta a pesquisa cientifica em prol do reconhecimento da epistemologia do psicodrama, sociodrama. As terapias e psicoterapias de grupos ganham destaque nas UBS de saúde e nas universidades. Década de 2010 – O sociopsicodrama começa a configurar nos Campus Universitários com parcerias nas pesquisas-ação e nas clínicas de terapias e psicoterapia individual e grupal com equipe interprofissionais e os cursos de Especialização Livres passam ao reconhecimento de Pós Graduação – Lato Sensu. Reconhecimento do Psicodrama pela Universidade do Est. Nova York. “Moreno despendeu considerável esforço para elaborar um currículo adequado para estabelecer procedimentos de seleção e padrões para conceder diplomas no âmbito de sua organização”. Data de 1941 o primeiro instituto de formação em psicodrama - Beacon, Nova York e posteriormente em Washington surge o do Hospital de Santa Elizabeth. O “Instituto JL. Moreno”, fornecia os certificados de psicodramatista e de psicoterapeuta de grupo. O curso foi reconhecido pela Universidade do Estado de Nova York, a qual concebia dois diplomas: o de “Ego auxiliar” e o de “Diretor”. Psicodrama Reconhecido pela Universidade do Estado de Nova York.

14 JL MORENO “Proclamou que, embora suas idéias pudessem ser prematuras para o século XX, o século seguinte seria seu”. O grande desafio para o reconhecimento da teoria Socionômica é de ordem epistemológica. É preciso começar a “construir e reconstruir sobre as bases de Moreno, de uma forma sistemática em que tudo abarque”, para quem sabe, futuramente sermos os “co-criadores do universo”. (René Marineau)

15 a dialética marxiniana e a sistêmica construtivista.”
As linhas epistemológica que podem embasar a pesquisa no campo socionômico são três, segundo Mariângela: a fenomenologia - existencial, a dialética marxiniana e a sistêmica construtivista.” (Wechsler, M, 2007)

16 Pesquisa Qualitativa / Epistemologia
Inúmeros psicodramatistas brasileiros publicaram e publicam excelentes trabalhos e livros sobre a pesquisa qualitativa no ensino do psicodrama . São as federadas da Febrap ganhando suporte para discussões em “Fórum –Gestor”, inovando os “Encontro de Professor –Supervisor” que discutem concretamente as grades curriculares e a orientação dos trabalhos de finalização do curso da educação continuada, para a obtenção dos títulos nos três níveis da “Carreira de Titulação da Febrap” . O Psicodrama ganha no tempo para o tempo, novos referenciais metodológicos para a pesquisa qualitativa, que busca correlacionar a pesquisa –ação à teoria socionômica de JL Moreno.

17 NEPSAR - NÚCLEO DE ESTUDO E PÓS – GRADUAÇÃO / LATO SENSU EM SOCIOPSICODRAMA – ABC E REGIÃO
Carreira da Educação Continuada – NEPSAR/FEBRAP. Psicodrama, Sociodrama, terapia e Psicoterapia individual e em Grupo “Psicodrama: Terapia do Séc. XXI” JL Moreno, 1972 NÍVEL I – PSICODRAMATISTA HS. Formação nos focos psicoterápico ( psicólogos e médicos) e socioeducacional à todas as categorias profissionais. (340 hs Teoria e pratica) Supervisão em triagem / Individual / Terapia e psicoterapia de Grupo. (140 Supervisão) / Apresentação de pesquisa ação do projeto supervisionado. NÍVEL II – PSICODRAMATISTA DIDATA HS. Horas complementares de estágio de ego –auxiliar e direção e participação de grupos de pesquisa, metodologia e didática. NÚCLEOS DE PESQUISAS-AÇÃO – CCSI / IPSE/NEPSAR. Psicodrama: Psicossomática Psicodrama : Transtornos Alimentar Psicodrama: Perdas e traumas Psicodrama: Psicopatologia , Fármaco- dependência. Psicodrama: Esporte e Socialização Psicodrama: Terapia de Casal e Família Psicodrama: Comunidade / terapia comunitária Psicodrama: Mediação de Conflitos Psicodrama: Organizações Empresariais Psicodrama : Educação , Arte , Cultura e Religião. Psicodrama: Educação Sexual DST/AIDS NÍVEL III – PSICODRAMATISTA DIDATA SUPERVISOR-120 HS: Aprofundamento Teórico e prático da pesquisa do nível II Obs. Em todos os níveis o candidato deverá apresentar a monografia, em apresentação pública para obtenção do titulo pelo NEPSAR/FEBRAP. Presidenta Coordenadora: Madalena Cabral Rehder Psicóloga CRP Psicodramatista Didata Supervisora ABPS/FEBRAP. Empresária da MC Rehder Psicologia Ltda – PJ 3205. Maiores Informações: Rua General Canavarro, 263 Campestre – Santo André – Grande São Paulo. SP. CEP Fone de Contato: (11) / Com www. nepsarpsicodrama.ning.com INSTITUTO PSICOSOCIAL E EDUCACIONAL EM PARCERIA COM O CENTRO CLÍNICO DE SAÚDE INTEGRAL - USCS/NEPSAR. IPSE/NEPSAR - SETOR DE PSICOLOGIA SOCIODRAMATICA NO CENTRO CLÍNICO DE SAÚDE – CCSI/USCS. CAMPUS II. Atividade de estagio supervisionado desenvolvido em equipe interprofissionais com às áreas da graduação:, fisioterapia, nutrição, educação física, farmácia; enfermagem. Objetivos: Transmitir e instrumentalizar o investigador psicosocial e educacional a aplicar o método do psicodrama e do sociodrama nas áreas de atuação profissional com competências e ética; Despertar a consciência crítica, no incentivo das vivências pessoais e coletivas, que leve o “Ser Humano” a encontrar respostas espontâneas e criativas, no desempenho de papéis em suas dinâmicas inter-relacionais, nos contextos socioeducacional e comunitário; O IPSE/NEPSAR em sua sede atende os projetos – programa , os cursos de capacitação e os atendimentos à nível individual e em grupo dos candidatos a Carreira Continuada do Psicodrama – NEPSAR/FEBRAP. CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA ROFISSIONAIS. CURSO DE EDUCAÇÃO SEXUAL DST/AIDS. 16 hs. (Regiane Garcia) CURSO DE CASAL E FAMÍLIA – 16 hs. (Cristina Becker e Madalena Cabral Rehder) CURSO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL. 16 hs. (Paulo Luis Vieira.) CURSO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA. (Rosiane Lopes da Silva) GRUPOS DE ROLE PLAYING DO PAPEL PROFISSIONAL E DE CUIDADORES. Coord. Madalena Cabral Rehder. WORKSHOPS TEMATICOS: JOGOS DRAMÁTICOS – 16 hs. (Madalena Rehder) ESTRATÉGIA DE NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS – 16 hs (Carla Regia e Renata Gomes). Obs. Todas as atividades contam crédito para a formação em sociopsicodrama como disciplinas de temas livres. SUPERVISÃO E GRUPO DE ESTUDO EM SOCIOPSICODRAMA .

18 ESPERANÇA UNIÃO CRESCIMENTO ANIMO PERSPECTIVA
Universidade de São Caetano do Sul – Campus II – Saúde. SP / Centro Clínico de Saúde Integral – CCSI e IPSE/NEPSAR. Convida os alunos da graduação e os profissionais da saúde para participarem da atividade do Congresso Processual – TEMPO PARA O TEMPO – UNIVERSIDADE EM CENA SOCIODRAMA: TEMPO DA EDUCAÇÃO-SAÚDE! TEMPO DE EXERCITAR O PAPEL PROFISSIONAL Direção Madalena Cabral Rehder e Equipe do Nepsar / Febrap. Data: 29 de maio de 2010, sábado, das 8h30 às 12h30. PARTICIPAR CONHECER EXPRESSAR ESPERANÇA UNIÃO CRESCIMENTO ANIMO PERSPECTIVA

19 Deus é espontaneidade. Daí o mandamento: “Se espontâneo”
“O Homem deve tomar seu próprio destino e o do universo em suas mãos, no âmbito da criatividade, como um criador.” (The Future of Man’s World, 1947:21) Deus é espontaneidade. Daí o mandamento: “Se espontâneo” (JL Moreno:1978)

20

21 Referências Bibliográficas
Almeida C, Wilson. A Ética nos Grupos : contribuição do psicodrama / prefácio Pierre Weil – São Paulo : Ágora, 2002. Cukier, Rosa. Palavras de Jacob Levi Moreno : Vocabulário de citações do psicodrama, da psicoterapia de grupo e da sociometria – São Paulo : Ágora, 2002 Fonseca, José. Psicoterapia da Relação: Elementos de psicodrama contemporâneos. São Paulo: Ágora, 2000. Moreno, JL. Psicodrama – ed. Cultrix, 2 edição, SP. ________, Psicoterapia de Grupo e Psicodrama, Livro Pleno, 3 edição, Campinas, SP 1999. ________ , Teatro da Espontaneidade; 2 ed. [tradução de Maria Sílvia Mourão Neto]. São Paulo: Summus,1984. Rojas-Bermúdez, Jaime G. Introdução ao Psicodrama; [Tradução do Dr. José Manoel D’ Alessandro], 3 ed. – SP: Mestre Jou,1980. Revista Brasileira de Psicodrama, Federação Brasileira de Psicodrama, São Paulo, 2007. Nepsar&MCRehder. Presidente: Madalena Cabral Rehder (11) /


Carregar ppt "PSICODRAMA NAS UNIVERSIDADES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google