A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Legitimação Ética A que se refere?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Legitimação Ética A que se refere?"— Transcrição da apresentação:

1 Legitimação Ética A que se refere?
Trata-se de uma justificação ética para ações consideradas imorais, segundo a moral dominante, porém com fins altruístas imparciais, em que um agente social sacrifica o direito do outro para garantir o seu. Como ficam os padrões morais? As regras continuam válidas Não há amoralidade Há transgressão dos padrões morais

2 Legitimação Ética Como se caracteriza o contexto?
Situações limite de extrema necessidade, na qual implica a sobrevivência física do agente social. o agente social praticante do ato não provoca a situação por vontade própria nem pode evitá-la. A ação visa salvar os agentes sociais de perigo atual inadiável. O ato tem fins altruístas imparciais.

3 Legitimação Ética O papel da coletividade
Aprovar a escolha feita, conferindo endosso moral à transgressão, ou não. O ato tem respaldo ético, mas continua imoral. A legitimação na visão da duas teorias éticas Ética da responsabilidade Ética da convicção A necessidade de justificação ética permanece, haja o que houver!

4 Legitimação Ética Em uma leitura diferente, a ética da convicção já avalizou a tortura para obter confissões de hereges, infiéis e bruxa, feita pela Santa Inquisição. As duas teorias podem convergir nos avais para ações imorais e extremistas em nome de uma causa. A legitimidade é tica é conferida pela ética da responsabilidade.

5 Legitimação Ética São exemplos: Furto famélico ou saque coletivo
Fuzilamento de desertores de guerra Quebra de patentes farmacêutica em surto epidêmico Demissões de empregados e fechamento de fábrica em risco Tortura de terrorista para obter informações relevantes para evitar massacres


Carregar ppt "Legitimação Ética A que se refere?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google