A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética Pós- Moderna Zigmund Bauman. Capítulo 1 – Moralidade na perspectiva moderna e pós- moderna.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética Pós- Moderna Zigmund Bauman. Capítulo 1 – Moralidade na perspectiva moderna e pós- moderna."— Transcrição da apresentação:

1 Ética Pós- Moderna Zigmund Bauman

2 Capítulo 1 – Moralidade na perspectiva moderna e pós- moderna

3 Moralidade na perspectiva moderna O autor centra-se no estudo da ética e não da moralidade; Não um inventario de problemas morais; Moralidade é plano de fundo para estudo da ética;

4 Noção pós moderna da moralidade Morte do ético; Substituição da ética pela estética; Emancipação última; Época pós-dever => Era do Vazio Pós-deontologia

5 Noção pós moderna da moralidade Deslegitimação da ideia de auto-sacrifício; Desestímulo aos ideais morais e cultivo da moral; Utopias depostas (influência dos políticos); Idealismos se tornaram pragmáticos: Nenhum excesso; Tolerância (casada com individualismo);

6 Como chegamos aqui? E isso está certo?

7 Problematizando Modernidade tem a estranha capacidade de frustrar a auto-análise; Onde estão mecanismos de auto-reprodução?

8 Perspectiva pós-moderna Rasgar a máscara da ilusão: Reconhecer certas pretensões como falsas e alguns objetivos como inatingíveis. ESTAMOS ABANDONANDO ENTÃO OS CONCEITOS MORAIS?

9 Perspectiva pós-moderna Rejeição às maneiras tipicamente modernas de tratar problemas morais: Responder a desafios morais com regulamentação normativa coercitiva na prática política; Busca filosófica de absolutos universais e fundamentais na teoria.

10 Por isso... Temas éticos não perderam a sua atualidade, só precisam ser vistos de maneira nova; Escolhas Avaliações Critérios de avaliação

11 Surgimento da Modernidade... Para Weber está ligado à: Separação entre campo familiar e empresa de negócios; Moralidade das ações dos indivíduos; Tínhamos a moral pela fé, hoje temos a moral pela razão; Indivíduos livres deveriam ser prevenidos de usar sua liberdade (Aporia da modernidade – autonomia dos indivíduos e heteronomia da administração racional)

12 Posição de Bauman Ética universal e objetividade fundamentada constitui impossibilidade prática.

13 Marcas da Condição Moral 1.Ambivalência das asserções morais: Precisamos aprender que não há garantias de sociedades perfeitas e seres humanos perfeitos; 2.Fenômenos morais são intrinsecamente não racionais: Omissão da moralidade em favor do dever; 3.Moralidade é contraditória: A incerteza acompanhará sempre o eu moral

14 Marcas da Condição Moral 4.Moralidade não é universalizável; 5.Destina-se a moralidade permanecer racional (cultivar o eu moral sem lhe soltar as rédeas) 6.Responsabilidade moral é sempre para o outro antes de poder ser com o outro (ponto de partida da sociedade) 7.Perspectiva pós-moderna acerca dos fenômenos morais não revela o relativismo da moralidade.

15 Ou seja.. Não podemos deixar a vida moral mais fácil, e sim, mais moral.

16 Capítulo 8 – Um visão geral, o fim está no começo

17 Ao debate o autor traz... Frustração da incerteza é ganho para moralidade (permanência de pessoas morais); A pós modernidade é passo avante ou retirada do ser ético?

18 Para onde vamos? Ideário de Progresso e os problemas trazidos com ele; Somos mantidos no vôo pela força da repulsão e não pela força da atração (p.255).

19 Sempre a olhar para o futuro Viver como projeto centrado no futuro; Emancipação (é sempre ideal, a visão da própria visão); A felicidade futura serviu para ocultar a repulsividade do presente. Sofrimento é ato com propósito e função; Bondade futura que apenas se mascara como a crueldade presente.

20 Ou seja...a modernidade Racionalidade fundamenta o sofrimento, a ordem, crueldade e desigualdade. Então, onde está o progresso moral? Ele existe ou ficou no passado? Se é que já existiu...

21 Progresso Moral Discussão sobre tempo e espaço; Quem determina a evolução; É preciso se ater para variável poder; a moralidade superior é sempre a moralidade do superior.

22 Cioran nas palavras de Bauman... Olhem em torno de vós: Por toda parte vermes que predicam; cada instituição traz uma missão; os povoamentos têm seu absoluto como templos; a administração com os seus regulamentos: metafísica para uso de macacos… Todos se esforçam por remediar a vida de todos: aspiram a isto até os mendigos, inclusive os incuráveis; as calçadas do mundo e os hospitais estão cheios de reformadores. A ânsia de chegar a ser fonte de acontecimentos atua sobre cada um como uma desordem mental ou uma maldição livremente escolhida. A sociedade é um inferno de salvadores. O que buscava Diógenes com sua lanterna era um indiferente…

23 Progresso Moral Progresso moral parece ameaçado pela própria maneira como é promovido. Todos disputam por definir as regras e espalhar seus ideias de vida.

24 A nova desordem Experiência de insegurança fica mais aguda quando sentimento de socialização perde solidez; Nunca estamos realmente seguros; Não há agencias para impor termos de paz; Economias transnacionais e comerciantes mais ativos como jamais foram; Delimitação do global pelos interesses de grandes corporações;

25 A nova desordem Mais fraco o poder do estado, mais forte o fluxo global de capital e de mercadorias; Luta é por soberania sobre os melhores negócios; Identidades culturais são fortalecidas e enfraquecidas; Portador das identidades.

26 Insegurança e crueldade Espaço e produção de identidades; Construção da identidade e os aspectos produtivos (Lê-se objetivos); Comunidades mantidas pela combinação de forças individuais;

27 Vagabundo e Turista Individuo descolado e errante; Compra da liberdade; Importância do consumo;

28 Sabedoria e impotência.. Como viver em meio à crise? Moralidade da política X moralidade dos políticos; Deterioração do universo moral; Até que ponto as técnicas de sobrevivencia individual podem ser aplicadas à coletividade? Esperança na capacidade do eu moral.


Carregar ppt "Ética Pós- Moderna Zigmund Bauman. Capítulo 1 – Moralidade na perspectiva moderna e pós- moderna."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google