A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O DESAFIO DA RENOVAÇÃO INTERIOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O DESAFIO DA RENOVAÇÃO INTERIOR"— Transcrição da apresentação:

1 O DESAFIO DA RENOVAÇÃO INTERIOR

2 AS DOENÇAS PODEM SER EVITADAS?
REFORMA INTIMA Na última oportunidade que tivemos, falamos sobre se as doenças poderiam ser evitadas. Lembro a vocês que tinhamos dois caminhos que poderíamos seguir, na ocasião chegamos juntos a conclusão que se seguirmos os caminho do Equilibrio.... Estaríamos praticando nossa Reforma Intima e assim conseguiríamos evitar as doenças.

3 Porque é um DESAFIO para nós?
Somos espíritos imperfeitos  Em evolução Nossos pensamentos  Ainda não aprendemos a dominá-los Nosso meio  Abrimos as janelas RENOVAÇÃO INTERIOR . UM DOS TEMAS MAIS DISCUTIDOS NA DOUTRINA ESPÍRITA . PODEMOS PROTELAR POR CERTO TEMPO – MAS NUNCA INDEFINIDAMENTE Fácil Desafio Difícil

4 Como vencer este DESAFIO?
Como toda conquista Planos Metas Conscientes Renovação é sinônimo de reforma ou mudança PROCESSO PERMANENTE DE MUDANÇAS SEMPRE PARA MELHOR TENDO UMA NOVA MANEIRA DE PENSAR E DE VIVER TODO DIA REFLETINDO SOBRE NOSSOS ATOS Mudar só por mudar Mudar para atender circunstâncias Processo contínuo  Evolução Espiritual

5 Que tal um Plano, pensando em algumas máximas?
“ORAI E VIGIAI” (Mt 26,41) RECONHECER E CORRIGIR “AMAI E INSTRUÍ-VOS” (Espírito da Verdade-1860-ESE Cap. VI-item5) ESTANDO JESUS EM UM LUGAR CHAMADO GETSÊMANI, COM PEDRO, TIAGO, JOÃO, AFASTOU-SE DELES PEDINDO QUE ORASSEM POR ELE, E FOI ORAR PARA QUE O PAI AFASTASSE AS TENTAÇÕES, QUANDO VOLTOU PARA JUNTOS DOS DISCIPULOS, ALGUNS DORMIAM – ENTÃO JESUS DISSE “ORAI E VIGIAI” . Veremos a seguir, mas reconhecer nossos erros e defeitos e corrigirmos eh passo importantissimo. No Evangelho Segundo o Espiritismo em seu Cap. VI item o 5 – O Espirito diz: Espiritas! Amai-vos é o primeiro ensinamento, instruí-vos é o segundo. Sócrates um dos grandes filósofos da antiguidade, viveu de 469 a 399 AC (70 anos) “CONHECE-TE A TI MESMO” (Sócrates)

6 Nossos hábitos são reflexos de nossos pensamentos.
“ORAI E VIGIAI” Nossos hábitos são reflexos de nossos pensamentos. Todos os ambientes tem uma atmosfera formada pelos repetidos pensamentos do seus mais assíduos frequentadores. Os hábitos que cultivamos ou os lugares que frequentamos, embora sejam de nossa predileção, nem sempre são saudáveis. PENSAMENTOS SAUDÁVEIS VÃO GERAR HÁBITOS SAUDÁVEIS! CADA PESSOA TEM SUA ATMOSFERA MENTAL GERADA PELOS PENSAMENTOS MAS COMUNS COM BASE NA LEI DA AFINIDADE SEREMOS ATRAÍDOS PARA OS AMBIENTES QUE SINTONIZAMOS Jesus recomendou a vigilância e a oração para que não caíssemos em tentação, se selecionarmos nossas companias e ambientes estaremos selecionando nossa compania espiritual que exerce influência em nosso progresso espiritual.

7 A humildade é fundamental para reconhecermos nossos erros.
RECONHECER E CORRIGIR A humildade é fundamental para reconhecermos nossos erros. Devemos identificar nossos defeitos com naturalidade e sem exageros, para não resultar em sentimento de culpa. As vezes o tempo pode ser pequeno para corrigirmos nossos erros, temos que pensar na reencarnação como oportunidade para reparação dos equívocos. Uma análise de nosso comportamento diário facilita nossa identificação dos erros mais frequentes – (Orgulhos, malidicências, ofenças, ec). Devemos perceber ainda o que podemos, o que somos capazes de corrigir, melhorando dia a dia, pois se a culpa nos abater, podemos entrar em depressão. As vezes somos sucumbidos por um erro maior, e o desespero pode nos atingir, devemos confiar na bondade divida que nos permite recomeçar. Infelizmente alguns Irmãos, vão pelo caminho de radicalizar atitudes, terminando com a própria vida, este é o caminho mais penoso. Devemos evitar atitudes radicais para evitarmos sofrimentos desnecessários e obstáculos na caminhada evolutiva.

8 “AMAI E INSTRUI-VOS” (Espírito da Verdade-1860-ESE Cap. VI-item5)
Somos eternos Aprendizes e devemos sempre ter o interesse pela busca do conhecimento (da verdade). A cada momento surgem oportunidades para agregarmos novos valores e nos reciclarmos, crescendo intelectual e moralmente. A humildade do apredizado é importante, sempre temos algo a aprender, principlamente com o nosso Irmão. 2. Não fomos colocados neste mundo para vivermos sozinhos e sim para nos relacionarmos e desta forma aprendermos a conviver em harmonia uns com os outros, crescermos juntos. 3. Somente estudando e enriquecendo de novos conhecimentos, nos libertamos da ignorância e do orgulho da autosuficiência. 4. Dizem os “Espirítas leem muito”, é verdade existem uma infinidade de livros de estudo, como as obras básicas e toda a gama de livros relacionados, como também a espiritualidade nos trás conhecimento através das obras mediúnicas. “Conheceis a Verdade e a Verdade vos libertará”, afirmou Jesus.

9 “CONHECE-TE A TI MESMO” (Sócrates)
Livro dos Espíritos – questão 919 Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir ao arrastamento do mal ? “Um sábio da Antiguidade vo-lo disse: “Conhece-te a ti mesmo” Inscrição no Templo de Apolo – Delfos - Grecia «Advirto-te, sejas quem fores... Tu! Que desejas sondar os arcanos da Natureza, se não encontras dentro de ti aquilo que procuras... tampouco o poderás encontrar fora. Se ignoras as excelências da tua própria casa, como poderás encontrar outras excelências? Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros! Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.» Devemos refletir: . Somos agraciados por um progresso vertiginoso nas diversas áres de conhecimento; . Mas esquecemos totalmente do exercício do autoconhecimento. . Em função do estudo da biologia / quimica – resultados maravilhosos na cura de doenças; . Vencemos distâncias geograficas enormes – mas não vencemos a distância de nosso semelhante. . A incapacidade de nos aproximarmos, compreendendo as dificuldades de noss Irmão é fruto de nosso orgulho e egoismo, gerando desarmonias individuais e coletivas.

10 RENOVAÇÃO INTERIOR DETERMINAÇÃO PERSEVERANÇA
NÃO É UMA CONQUISTA GRATUITA OU RESULTADO APENAS DA VONTADE É UM GRANDE DESAFIO POSSÍVEL DE ATINGIR DETERMINAÇÃO PERSEVERANÇA

11 Tentemos nos lapidar continuamente afim de transformar a pedra bruta que somos


Carregar ppt "O DESAFIO DA RENOVAÇÃO INTERIOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google