A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Animais Invertebrados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Animais Invertebrados"— Transcrição da apresentação:

1 Animais Invertebrados
Cnidários Equipe: Alessandra Mathias Lucas Brito Lucas Sonsol Ygor Ribeiro Professora: Eliana Salgado Turma: 7m2 Ano: 2013

2 Características do Filo
Estrutura Corporal: Os Cnidários apresentam duas formas distintas de estrutura corporal, as Medusas e os Pólipos. Classificação, principais classes: Hydrozoa- hidras e caravelas; Scyphozoa- águas-vivas; Anthozoa- anêmonas e corais; Cubozoa- cubozoárioa, como a vespa do pacífico Estrutura Celular: Células Urticantes, os cnidócitos. Os cnidários tem o corpo formado por duas camadas de células: a epiderme e a gastroderme.

3 Alimentação e relação com ambiente
Os Cnidários são carnívoros, alimentando-se de pequenos peixes, larvas e camarões, que se tornam suas presas devido as toxinas injetadas nelas por eles. Digestão: Os pólipos e as medusas não apresentam ânus, mas possuem boca. O alimento é digerido parcialmente na cavidade gastrovascular e a digestão é completada pelas células da cavidade. O que não se aproveita é eliminado pela boca. Relação com o ambiente: Os Cnidários podem causar severas queimaduras nos seres vivos que se aproximam deles.

4 Reprodução Reprodução sexuada Reprodução assexuada
Sua reprodução pode ser assexuada ou sexuada. A assexuada ocorre por brotamento e a sexuada ocorre com alternância de gerações, entre as formas pólipo e medusa. Reprodução sexuada Reprodução assexuada

5 Curiosidades Defesa: Os Cnidários possuem células conhecidas como Cnidócitos. São células de ataque e defesa e ficam, principalmente nos tentáculos. Eles possuem um líquido que pode causar irritações na pele e até morte nos casos mais graves de queimaduras. Existem medusas de doze milímetros até dois metros de diâmetro, como as do gênero Cyanea, que vivem no oceano Ártico e possuem tentáculos de até trinta metros de comprimento. No oceano Índico e Pacífico vivem medusas chamadas vespas-do-mar, que possuem veneno capaz de matar um homem. As Medusas da espécie Aurelia, tem um grande apetite e são capazes de matar dez filhotes de salmão por hora. As mesmas geralmente medem cerca de vinte e cinco centímetros de diâmetros. As Hidras se locomovem através de cambalhotas.

6 Bibliografia AGUILAR, João B.V. "Para viver juntos“ Ciências 7º ano. 2ª edição. 2011

7 Verifique o que aprendeu
Qual é o nome das células dos cnidários que os ajudam a pegar suas presas? Como ocorrem os dois tipos de reprodução dos Cnidários? Quais são as duas formas de estrutura corporal dos cnidários?

8 Gabarito São os Cnidócitos.
A reprodução sexuada ocorre por alternância de gerações, entre pólipos e medusas e a assexuada por brotamento. São os Pólipos e as Medusas.


Carregar ppt "Animais Invertebrados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google