A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modernidade A Época Moderna é o período compreendido entre os séculos XV e XVIII que marca a transição do feudalismo para o capitalismo. Trata-se de uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modernidade A Época Moderna é o período compreendido entre os séculos XV e XVIII que marca a transição do feudalismo para o capitalismo. Trata-se de uma."— Transcrição da apresentação:

1 Modernidade A Época Moderna é o período compreendido entre os séculos XV e XVIII que marca a transição do feudalismo para o capitalismo. Trata-se de uma época de transição: As novas e as velhas estruturas coexistem. (por exemplo: burguesia e aristocracia) A transição do feudalismo para o capitalismo, um processo amplo que, além do campo econômico e político, também foi modificando valores, idéias, arte e tecnologia da sociedade européia. Mais confiante em suas forças e possibilidades, o homem deixou de olhar tanto para o alto, em busca de Deus, passando a dar valor a si mesmo. O ser humano se redescobre como criatura e criador do mundo em que vive. Essa nova maneira de pensar e ver o mundo refletiu-se nas artes, na filosofia e nas ciências.

2 Formação do Estado Moderno Nos séculos XIV e XV, o sistema feudal, fraco e descentralizado, vai sendo substituído pelo Estado nacional, centralizado e forte. A burguesia em defesa dos seus próprios interesses apoiou a realeza. Eis as principais características do Estado moderno: - Impostos reais, para atender às despesas da nova organização social; exército nacional (independente dos feudos); justiça real (prevalecendo sobre a dos senhores feudais); moeda real (a substituir as diferentes moedas dos feudos).

3 Formação do Estado Moderno O que é um Estado? O Estado corresponde à organização de um povo, localizado estavelmente sobre um território, sob o comando de um único poder. O que é Nação? Nação: vários fatores são assinalados para definir um grupo de indivíduos, ou comunidade humana, como uma nação. São esses fatores: tradições culturais comuns (onde se inclui a etnia, língua, religião, mentalidade predominante, educação); história, e, essencialmente, um sentimento generalizado nesse grupo de indivíduos que comungam de uma mesma vontade (ou destino), apesar das diferenças individuais de cada um.

4 Reconquista – cristão X mouros

5 Reconquista As origens do Estado português estão intimamente ligadas à Guerra de Reconquista. Desde o século VII, os árabes estavam envolvidos em um movimento de expansão inspirado pela religião muçulmana. Portugal é o primeiro reino da Europa a conquistar paz em seu território, com a derrota dos árabes. Assim, inicia o seu processo de centralização política precocemente no século XIV.

6

7 Castelo de São Jorge

8 Características Língua oficial e nacional Fronteira definidas Exército único Moeda nacional Uniformização de pesos e medidas Mercado nacional e unificado

9 Estado Absoluto Como uma conseqüência do processo de centralização do poder real e de unificação territorial a maior parte dos Estados Modernos formados evoluem no sentido da MONARQUIA ABSOLUTA OU ABSOLUTISMO. Este é o regime em que o rei possui todas as atribuições da soberania nacional: decreta leis (poder legislativo), presta justiça e arrecada impostos (poder judiciário e tributário), mantêm um exército (poder militar), etc.

10 Formação do Estado Moderno Absoluto REI Estado Absoluto BURGUESIA (dava apoio financeiro ao Rei) NOBREZA (apoio político) IGREJA (Justificativa Ideológica)

11 Monarquia Absoluta DEFINIÇÃO: Podemos definir o absolutismo como um sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa, na época do Antigo Regime ( principalmente entre os séculos XVI ao XVIII ). No final da Idade Média (séculos XIV e XV), ocorreu uma forte centralização política nas mãos dos reis. A partir daí formaram- se os primeiros Estados Nacionais, que posteriormente assumiram o formato ABSOLUTISTA.

12 Monarquia Absoluta A burguesia ajudou muito neste processo, pois interessa a ela um governo forte e capaz de organizar a sociedade. Portanto, a burguesia forneceu apoio político e financeiro aos reis, que em troca, criaram um sistema administrativo eficiente, unificando moedas e impostos e melhorando a segurança dentro de seus reinos.

13 Luís XIV, o Rei Sol na França Luís XIV falava: O Estado sou eu.

14 Monarquia Absoluta Então podemos apontar três principais características do Estado Absoluto : CaracterísticasConseqüências CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA ABOSLUTA Todo poder concentrado nas mãos do Rei MOEDA ÚNICAMaior facilidade nas trocas econômicas FRONTEIRAS DEFINIDAS Formação territorial do Estado Nacional

15 Monarquia Absoluta Outras características do Absolutismo Transmissão hereditária de poder Uso da violência para governar Altos gastos para manter o luxo e as festas da corte. Aqui assiste-se a passagem de uma nobreza guerreira e detentora de terras para uma nobreza de corte. NA PRÁTICA: O rei exerce a função de árbitro, e tem sua condição limitada por essa função.

16 Monarquia Absoluta O Palácio de Versalhes, em Versalhes na França mostra a imponência do Estado Absoluto. Nele viviam não apenas a família real, mas também os nobres que dependiam das pensões dadas pelo Rei Francês.

17 Monarquia Absoluta A Sala dos Espelhos, no Palácio de Versalhes, impressiona por sua beleza e imponência. Ela era logo anterior à sala real, então os visitantes (reis de outros países, embaixadores, etc) precisavam passar antes por ela e ver a força e a riqueza do rei Francês, numa sala repleta de espelhos – que na época eram muito caros.

18 Monarquia Absoluta Para legitimar a natureza autoritária e absoluta do poder real vários teóricos começaram a tentar explicar e justificar que o poder precisava estar concentrado nas mãos dos reis. Alguns utilizavam da religião para isso e outros não. Vamos conhecer essas linhas de pensamento?

19 Mercantilismo


Carregar ppt "Modernidade A Época Moderna é o período compreendido entre os séculos XV e XVIII que marca a transição do feudalismo para o capitalismo. Trata-se de uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google