A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti"— Transcrição da apresentação:

1 Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti
Hidrologia Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti

2 “ Ciência natural que trata dos fenômenos relativos à água em todos os seus estados, de sua distribuição e ocorrência na atmosfera, na superfície terrestre e no solo, e da relação desses fenômenos com as atividades antrópicas” Relacionada com Meteorologia, Climatologia, Geografia Física, Geologia, Oceanografia.

3 Aplicações da Hidrologia
Estimativa dos recursos hídricos de uma região Projeto e construções de obras hidráulicas Drenagem e recuperação de áreas Irrigação Regularização dos cursos de água e controle de inundações Controle de poluição Controle de erosão Navegação Aproveitamento hidrelétricos

4 Ciclo Hidrológico Fases: atmosférica e terrestre
Armazenamento temporário de água Transporte Mudança de estado Energia Radiação Solar Gravidade e rotação da Terra

5

6 Distribuição de Água

7 Distribuição de Água no Planeta: Oceano 97,50% Geleiras 1,979% Aquíferos 0,514% Rios e Lagos 0,006% Atmosfera 0,001% Do total evaporado globalmente 85% vem dos oceanos 15% (evaporação e transpiração ) superfície terrestre. Do total precipitado globalmente 77 % cai nos oceanos (324 x 1012 m3 / ano) 23% sobre a superfície terrestre

8 Fatores que influenciam o ciclo
Quantidade de água e a velocidade de circulação em cada etapa do ciclo depende, entre outros: Cobertura vegetal Altitude Topografia Temperatura Tipo de solo e geologia.

9 Bacia Hidrográfica Área de captação natural da água da precipitação
Compõe-se basicamente de um conjunto de superfícies vertentes e de uma rede de drenagem formada por cursos d’água que confluem até resultar um leito único Rio é uma corrente natural de água que desemboca no mar, num lago ou até em outro rio, e afluente é chamado o rio menor que despeja água em um rio principal. Uma bacia hidrográfica é um conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes, que compõem uma rede fluvial, e também encostas.

10

11 TIPOS DE RIOS Perenes: Há fluxo o ano todo, ou pelo menos em 90% do ano, em canal bem definido; Intermitentes: De modo geral, só há fluxo durante a estação chuvosa (50% do período ou menos); Efêmero: Só há fluxo durante o período chuvoso, os canais não são bem definidos.

12 Partes dos Rios Nascente: local onde o rio nasce. Foz: local onde o rio termina, pode ser do tipo estuário (aberta) ou delta (formando canais) ou ainda mista. Curso: é o caminho percorrido pelo rio. Leito: é o terreno sobre o qual as águas do rio correm. Margens: são as terras que ficam de um e de outro lado do rio. Regime do Rio: é a maneira com que o rio é abastecido, pode depender de chuvas, derretimento de geleiras ou de ambos. Rio de planalto: rios que correm em terras altas, geralmente são caudalosos e apresentam quedas de água e podem ser aproveitados para geração de energia elétrica. Rio de planície: rios que correm em áreas planas, são bons para a navegação. Afluentes: são rios menores que deságuam em rios maiores

13 FOZ DO TIPO ESTUÁRIO, com um único canal, não apresenta obstáculos , como exemplo o rio Congo.

14 FOZ DO TIPO DELTA, com vários canais entremeados de ilhas formando uma espécie de leque, essas ilhas podem ser naturais ou formadas por sedimentos transportados pelas águas dos rios, como exemplos temos a foz do rio Nilo, na África e do rio Paraíba do Sul, no Brasil.

15 FOZ DO TIPO MISTA OU COMPLEXA, quando um rio apresenta a foz do tipo Delta e a foz do tipo estuário, como é o caso do rio Amazonas, no Brasil.


Carregar ppt "Geografia – Etapa 2 Mariane Biteti"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google