A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Epidemia de Peste Negra que devastou a Europa em meados do séc.XIV (1348)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Epidemia de Peste Negra que devastou a Europa em meados do séc.XIV (1348)"— Transcrição da apresentação:

1 Epidemia de Peste Negra que devastou a Europa em meados do séc.XIV (1348)

2 A Peste Negra surgiu no século XIV, matou cerca de 25 milhões de pessoas na Europa. É causada pela Bactéria Yersinia pestis, é comum nos roedores e transmitida ao homem pelas pulgas. Os primeiros sintomas aparecem entre 2 a 5 dias, caracterizam-se por gânglios linfáticos, sonolência dores no corpo, febre (40º), com delírios, seguido de diarreia.

3 O fato de prevenção usado pelos médicos nas visitas aos doentes vítimas da peste negra. Evitar o contacto com os roedores e erradicá- los das habitações. O vinagre, porque as pulgas e as ratazanas evitam o cheiro. A peste deve ser comunicada as autoridades. Pessoas infectadas são postas de quarentena, durante seis dias.

4 Os antibióticos vieram revolucionar o tratamento da peste, que de morte certa, é nos nossos dias uma doença facilmente controlável Estreptomicina, Tetraciclinas e Cloranfenicol. Gentamicina e a Doxiclina, são usados mais recentemente com resultados eficazes.

5 A peste foi introduzida em Jaffa como arma Biológica. Os cadáveres foram catapultados para dentro das muralhas da cidade. Originou a Peste Negra do século XIV. Durante a primeira guerra mundial o Japão desenvolveu a peste enquanto arma biológica de disseminação por pulgas.

6 Foi usada em civis chineses e prisioneiros de guerra na Manchúria. Durante a Guerra Fria os EUA e a URSS desenvolveram estripes geneticamente modificados de bacilos Yersinia pestis para disseminação como aerossol pelo ar. A União Soviética desenvolveu armas eficazes em grande volume, segundo relatórios dos serviços secretos dos Estados Unidos, não existem dados específicos conhecidos, o que é dado a pensar que essas armas tenham sido destruídas.

7 Foi preciso chegar ao séc.XXI para uma equipa de cientistas britânicos descodificarem a bactéria Yersinia pestis Trata-se de uma bactéria com grande capacidade de adaptação e transformação ao longo dos tempos. É uma bactéria, com 150 genes desactivados. É um bacilo do género do da tuberculose.

8 Alexandre Yersin isolou a bactéria em ratos, no séc. XXI Paul Simond descobriu o papel da pulga enquanto vector da doença Entre ratos e humanos. Paul Simond Alexandre Yersin CIENTISTAS BRITÃNICOS DESCODIFICAM BACTERIA RESPONSAVEL PELA PESTE NEGRA.

9 A Yersinia pestis, transmitida ao homem pelos ratos e pelas pulgas, são os países das regiões mais pobres, com fracas condições sanitárias e higiénicas que estão mais vulneráveis a doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgou que na Índia entre os anos de 1889 e 1950 a Peste foi responsável por 12,5 milhões de mortos.

10 As formas conhecidas como Peste Negra ainda existe (Brasil, na região Nordeste). O tratamento com antibiótico é eficaz quando o diagnostico é feito precocemente. Devido ao contagio, o doente necessita de isolamento (quarentena). O doente se tratado a tempo, recupera. A evolução da bactéria

11 Toxinas nos insecticidas usados na luta contra as pulgas, pode ser um dos principais factores na origem das mutações a nível genético. 150 genes desactivados na totalidade do genoma da Yersinia

12 Pulga Rato Homem Tratamento na Idade Média Medicamentos do Séc. XXi

13 O Instituto de Biodesign da Universidade Estadual do Arizona, têm feito experiências com plantas de tabaco para criar uma vacina. A vacina foi experimentada com sucesso em cobaias. A vacina é uma nova esperança para os doentes, as existentes no mercado, têm taxas altas de reacções adversas e efeitos secundários.

14 A peste Negra foi uma grave doença, que matou milhões de pessoas no século XIV. Nos nossos dias existe medicação (antibióticos) se a doença for detectada a tempo. É uma doença contagiosa, deve ser comunicada o mais rápido possível as autoridades sanitárias. A sua investigação é obrigatória. Hoje a Peste Negra não é um grave problema de saúde.

15 Sociedade Tecnologia e Ciência Professor Norberto Teresa Zoleica 04/05/2009


Carregar ppt "Epidemia de Peste Negra que devastou a Europa em meados do séc.XIV (1348)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google