A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo AULA 7 Sobre Enzimas, importante saber: Conceito; Importância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo AULA 7 Sobre Enzimas, importante saber: Conceito; Importância."— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo AULA 7 Sobre Enzimas, importante saber: Conceito; Importância biológica ; Propriedades; Regulação e interferentes da atividade Enzimática

2 Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo ENZIMAS Enzimas são moléculas com função catalisadora, promovendo a elevação da velocidade das reações biológicas. Toda enzima é uma proteína, mas nem toda proteína é uma enzima. Não é consumida após a reação.

3 Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo NOMENCLATURA Nome recomendado - SUBSTRATO + ASE, exemplo: Sacarase - FUNÇÃO + ASE, exemplo: RNA polimerase Nome sistemático (IUBMB) - Exemplo: D-gliceraldeido-3-fosfatase: NAD- oxidorredutase.

4 Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo PROPRIEDADE DAS ENZIMAS SÍTIO ATIVO É uma região da enzima que forma uma fenda complementar ao respectivo substrato. EFICIÊNCIA CATALÍTICA Geralmente a velocidade das reações é aumentada da ordem de 1000 a de vezes.

5 Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo PROPRIEDADE DAS ENZIMAS ESPECIFICIDADE As enzimas são altamente específicas interagindo com um número limitadíssimo de substratos e catalisando apenas um tipo de reação.

6 Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo PROPRIEDADE DAS ENZIMAS CO-FATORES Algumas enzimas se associam a co-fatores não protéicos. Podem ser metálicos como Zn2+ e Fe2+ ou coenzimas geralmente derivados de vitaminas (NAD+, FAD e Coenzima A). REGULAÇÃO A atividade de uma enzima pode ser regulada através da ativação ou inibição, gerando uma maior ou menor quantidade de produtos, respectivamente.

7 Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo PROPRIEDADE DAS ENZIMAS LOCALIZAÇÃO DENTRO DA CÉLULA A compartimentalização de uma enzima dentro da célula é importante para separar substratos e produtos no sentido de evitar possíveis competições

8 Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo FUNCIONAMENTO DAS ENZIMAS As enzimas atuam basicamente diminuindo a energia de ativação como mostrada na figura ao lado.

9 Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo FATORES QUE AFETAM A VELOCIDADE DA REAÇÃO CONCENTRAÇÃO DO SUBSTRATO Para uma mesma quantidade de enzima a velocidade de reação cresce com a adição de substrato ao meio, sendo limitada quando houver a saturação enzimática.

10 Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo FATORES QUE AFETAM A VELOCIDADE DA REAÇÃO TEMPERATURA A temperatura tem poder de elevar a velocidade da reação até certo ponto, pois a partir daí ocorre desnaturação enzimática.

11 Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo FATORES QUE AFETAM A VELOCIDADE DA REAÇÃO pH Enzimas diferentes podem apresentar diferentes pHs ótimos de atuação, como mostrado no exemplo ao lado.

12 Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo INIBIÇÃO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA Inibição competitiva Ocorre quando o inibidor liga-se reversivelmente ao sitio de ligação que o substrato normalmente ocuparia. Inibição não competitiva Ocorre quando o inibidor se liga a sítios diferentes dos sítios do substrato e impede a ação da enzima em questão.

13 Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo REGULAÇÃO DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA SÍTIOS ALOSTÉRICOS DE LIGAÇÃO São diferentes dos sítios de substrato e tem a capacidade de aumentar a atividade enzimática ou diminuir a atividade enzimática. REGULAÇÃO ENZIMÁTICA POR MEIO DE LIGAÇÕES COVALENTES Resume-se a processos de fosforilação e desfosforilação INDUÇÃO E REPRESSÃO DA SÍNTESE ENZIMÁTICA. Esse mecanismo é variado, mas podemos citar como regulador da síntese de enzimas os hormônios.


Carregar ppt "Faculdade de Excelência do Rio Grande do Norte/FATERN Fisioterapia Bioquímica Prof. Brunno Macedo AULA 7 Sobre Enzimas, importante saber: Conceito; Importância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google