A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUMÁRIO O Um novo programa: porquê? O Estrutura do NPPEB O Compreender o NPPEB: pressupostos, dimensões de articulação e chaves de leitura. O O princípio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUMÁRIO O Um novo programa: porquê? O Estrutura do NPPEB O Compreender o NPPEB: pressupostos, dimensões de articulação e chaves de leitura. O O princípio."— Transcrição da apresentação:

1 SUMÁRIO O Um novo programa: porquê? O Estrutura do NPPEB O Compreender o NPPEB: pressupostos, dimensões de articulação e chaves de leitura. O O princípio da progressão. O Trabalho de grupo.

2 Um novo programa: porquê? A realidade que se vive atualmente na escola é muito diferente, em vários aspetos relevantes, da que se vivia quando saíram os programas de 1991: mudou a população escolar; mudaram as condições de trabalho, sobretudo no que respeita à utilização das TIC; realizaram-se e publicaram-se estudos e projetos (PISA de 2000 e estudos no âmbito do ensino-aprendizagem da língua materna, que identificam áreas frágeis); houve alteração da nomenclatura, ou terminologia, com a publicação da Portaria 1488/2004, de 24 de dezembro e subsequente reformulação materializada no Dicionário Terminológico (DT); e, a par da língua materna, convive-se hoje nas nossas escolas com o português língua não materna.

3 A necessidade de construção de material diferenciado para turmas progressivamente mais heterogéneas; A gestão do tempo; Falta de material de apoio; Indistinção entre atividades de aprendizagem e de treino; Tratamento não articulado entre os vários conteúdos; Verificação de um padrão de aula típico, onde as diferentes competências não surgem articuladas; Falta de rigor terminológico. Dificuldades dos docentes

4 Estrutura do NPPEB O O NPPEB apresenta, num mesmo documento, o programa relativo a cada um dos três CICLOS, estando estruturado com base em quatro eixos definidos a partir das competências específicas e gerais enunciadas no Currículo Nacional do Ensino Básico, (entretanto revogado!?...): o da experiência humana; o da comunicação linguística; o do conhecimento linguístico; e o do conhecimento translinguístico. (p. 13)

5 O Tem, também, associados alguns termos e conceitos: Competência – conjunto dos conhecimentos e das capacidades que permitem a realização de ações, bem como a compreensão dos comportamentos de outrem. Competências gerais – permitem realizar atividades de todos os tipos, incluindo as atividades linguísticas. Competências linguístico-comunicativas – abrangem a língua oral ou escrita, em práticas de receção ou de produção. Desempenho – aquilo que se espera que o aluno faça, após uma experiência de aprendizagem. Descritor de desempenho – um enunciado sintético, preciso e objetivo, indicando o que se espera que o aluno seja capaz de fazer. Conteúdos – são de natureza conceptual e descritiva e ativam competências metalinguísticas, metatextuais e metadiscursivas.

6 Paulo Almeida Compreender o NPPEB

7 Paulo Almeida

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38 Nota: a progressão na aprendizagem em cada tipologia textual vai depender, por exemplo, da complexidade do material linguístico utilizado. (Competência foco) (Competências de processo) (Competência específica)

39 Paulo Almeida

40

41

42 (i) na relação entre descritores de desempenho; (ii) na partição do descritor de desempenho; (iii) na distribuição de conteúdo(s) associado(s) ao(s) descritor (es) de desempenho; (iv) na ativação do descritor de desempenho e conteúdo associado em contextos de complexidade superior. A progressão concretiza-se: Paulo Almeida

43

44

45

46

47

48 ATIVIDADES PARA A SESSÃO: Escolher um roteiro de trabalho do tipo A.

49

50 Paulo Almeida ATIVIDADES PARA A SESSÃO:

51 Paulo Almeida

52

53


Carregar ppt "SUMÁRIO O Um novo programa: porquê? O Estrutura do NPPEB O Compreender o NPPEB: pressupostos, dimensões de articulação e chaves de leitura. O O princípio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google