A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Translineação Na escrita, quando precisamos de mudar de uma linha para outra, pode ser necessário passar a parte de uma palavra que não coube na linha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Translineação Na escrita, quando precisamos de mudar de uma linha para outra, pode ser necessário passar a parte de uma palavra que não coube na linha."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Translineação Na escrita, quando precisamos de mudar de uma linha para outra, pode ser necessário passar a parte de uma palavra que não coube na linha de cima para o início da linha de baixo. Para tal, utilizamos um hífen. Mas ao fazermos essa separação, é necessário respeitar as regras de translineação.

4 Algumas regras de translineação 1.Geralmente, as palavras dividem-se sílaba a sílaba. Ex.: es / co / la 2. Em certos casos, há outras regras que deves saber: Não se dividem: -As vogais dos ditongos. Ex.: oli / vais oliva / is -Os grupos ch, lh, nh. Ex.: pa / lha pal / ha Dividem-se: -As letras rr e ss. Ex.: ter / r te / rra 3. Quando a palavra que pretendes dividir tem um hífen, deves repeti-lo em ambas as linhas. Ex.: disse-disse- -lhe lhe

5

6 Divisão silábica À letra ou letras pronunciadas numa só emissão de voz, dá-se o nome de sílaba. As palavras podem ser constituídas por uma ou mais sílabas. Exemplo: Sol: 1 sílaba Alfa: 2 sílabas Podes dividir as palavras em sílabas. Exemplos: Ma-nhã ; sa-pa-to ; ge-la-ti-na; As sílabas são formadas por uma ou mais letras.


Carregar ppt "Translineação Na escrita, quando precisamos de mudar de uma linha para outra, pode ser necessário passar a parte de uma palavra que não coube na linha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google