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Barroco e Rococó 8º Ano 2º Bimestre
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Barroco O barroco foi um período estilístico e filosófico da História da sociedade ocidental, ocorrido desde meados do século XVI até ao século XVIII. Foi inspirado no fervor religioso e na passionalidade da Contra-reforma. Didaticamente falando, o Período barroco, vai de 1580 a 1756.
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Barroco "Barroco", uma palavra portuguesa que significava "pérola irregular", passou bem mais tarde a ser utilizada como termo desfavorável para designar certas tendências da arte seiscentista.
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Barroco Arquitetura, escultura, pintura, todas as belas artes, serviam de expressão ao Barroco nos territórios onde ele floresceu: a Espanha, a França, a Itália, Portugal, os países católicos do centro da Europa e a América Latina.
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Barroco Contrariamente à arte do Renascimento, que pregava o predomínio da razão sobre os sentimentos, no Barroco há uma exaltação dos sentimentos, a religiosidade é expressa de forma dramática, intensa, procurando envolver emocionalmente as pessoas.
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Barroco Além da temática religiosa, os temas mitológicos e a pintura que exaltava o direito divino dos reis (teoria defendida pela Igreja e pelo Estado Nacional Absolutista que se consolidava) também eram freqüentes.
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Barroco Hoje, entende-se por estilo barroco uma orientação artística que surgiu em Roma na virada para o século XVII, constituindo até certo ponto uma reação ao artificialismo maneirista do século anterior.
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Barroco O novo estilo estava comprometido com a emoção genuína e, ao mesmo tempo, com a ornamentação vivaz. O drama humano tornou-se elemento básico na pintura barroca e era em geral encenado com gestos teatrais muitíssimo expressivos, sendo iluminado por um extraordinário claro-escuro e caracterizado por fortes combinações cromáticas.
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Pintura Barroca O método favorito empregado pelo barroco para ilustrar a profundidade espacial é o uso dos primeiros planos super dimensionados em figuras trazidas para muito perto do espectador e a redução no tamanho dos motivos no plano de fundo.
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Pintura Barroca Outras características são a tendência de substituir o absoluto pelo relativo, a maior rigidez pela maior liberdade, predileção pela forma aberta que parecem apontar para além delas próprias, ser capazes de continuação, um lado da composição é sempre mais enfatizado do que o outro.
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Pintura Barroca Outra característica marcante da pintura barroca em geral é o efeito de ilusão comum nos artistas. Manifesta-se claramente nas pinturas feitas em tetos e paredes de igrejas ou palácios. Os artistas pintam cenas e elementos arquitetônicos (colunas, escadas, balcões, degraus) que dão uma incrível ilusão de movimento e ampliação de espaço, chegando, em alguns casos, a dar a impressão de que a pintura é a realidade e a parede, de fato, não existe.
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Pintura Barroca Outra característica da pintura barroca é a exploração do jogo de luz e sombra, como se pode observar, por exemplo, na obra do pintor italiano Caravaggio, que teve vários seguidores, dentro e fora da Itália.
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Pintura Barroca Podemos citar como exemplos de artistas barrocos:
Caravaggio Rubens Rembrandt El Greco Velázquez Vermeer Murillo Tintoretto
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Pintura Barroca Michelangelo Merisi da Caravaggio “A conversão de São Paulo, a caminho de Damasco ”
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Pintura Barroca Rembrandt Harmenszoon van Rijn “A lição de Anatomia do Dr. Tulp – 1632”
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Francesco Borromini “Igreja de Sant'Agnese in Agone, Roma”
Arquitetura Barroca Francesco Borromini “Igreja de Sant'Agnese in Agone, Roma”
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Rococó O estilo rococó desenvolveu-se como sucessor do barroco numa ampla gama de manifestações artísticas, entre as quais se incluíam a arquitetura, a música e a literatura, assim como a pintura. Visto por muitos como a variação "profana" do barroco, surge a partir do momento em que o Barroco se liberta da temática religiosa e começa a incidir-se na arquitetura de palácios civis, por exemplo. Literalmente, o rococó é o barroco levado ao exagero.
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Rococó Na ourivesaria*, no mobiliário, na pintura ou na decoração dos interiores dos hotéis parisienses da aristocracia, encontram-se os elementos que caracterizam o Rococó: as linhas curvas, delicadas e fluídas, as cores suaves, o caráter lúdico e mundano dos retratos e das festas galantes, em que os pintores representaram os costumes e as atitudes de uma sociedade em busca da felicidade, da alegria de viver, dos prazeres sensuais. Ourivesaria é a arte de trabalhar com metais preciosos
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Rococó O Rococó é também conhecido como o "estilo da luz" devido aos seus edifícios com amplas aberturas e sua relação com o século XVIII.
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Rococó Os pintores mais representativos foram François Boucher, Antoine Watteau e Jean-Honoré Fragonard. No Brasil o estilo revelou-se tardiamente, pois já no início do século XIX, na escultura de madeira e de pedra-sabão, na pintura mural e na arquitetura, com José Pereira Arouca, Francisco Xavier de Brito, Manuel da Costa Ataíde e Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
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Rococó O rococó tem como principais características: Cores claras
Tons pastéis e douramento Representação da vida profana da aristocracia Representação de Alegorias Estilo decorativo
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Jean-Honoré Fragonard “A Leitora”
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Antoine Watteau, “Embarque para Citera”
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Fonte e fachada Palácio Real de Queluz, 1747-1807
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Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho
Anjo com o cálice da Paixão, Santuário de Congonhas Igreja de São Francisco em Ouro Preto, com uma magnífica portada em pedra-sabão realizada pelo Aleijadinho.
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Créditos: Imagens: Internet Formatação: Viviane N. Apolinário
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