A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interpretação do enunciado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interpretação do enunciado"— Transcrição da apresentação:

1 Interpretação do enunciado
   5 10 15 20 25  O mostrengo que está no fim do mar Na noite de breu1 ergueu-se a voar; À roda da nau voou três vezes, Voou três vezes a chiar, E disse: «Quem é que ousou entrar Nas minhas cavernas que não desvendo, Meus textos negros do fim do mundo?» E o homem do leme disse, tremendo: «El-Rei D. João Segundo!» «De quem são as velas onde me roço? De quem as quilhas2 que vejo e ouço?» Disse o mostrengo, e rodou três vezes, Três vezes rodou imundo e grosso, «Quem vem poder o que só eu posso, Que moro onde nunca ninguém me visse E escorro os medos do mar sem fundo?» E o homem do leme tremeu, e disse: « El-Rei D. João Segundo!» Três vezes do leme as mãos ergueu, Três vezes ao leme as reprendeu, E disse no fim de tremer três vezes: «Aqui ao leme sou mais do que eu: Sou um Povo que quer o mar que é teu; E mais que o mostrengo, que me a alma teme E roda nas trevas do fim do mundo, Manda a vontade, que me ata ao leme, De El-Rei D. João Segundo!» Fernando Pessoa, Mensagem, 13.ª ed., Lisboa, Edições Ática, 1986. Texto C («O Mostrengo») Interpretação do enunciado Planificação, redação e revisão de texto

2 Interpretação do enunciado
Redige um TEXTO EXPOSITIVO, com um mínimo de 70 e um máximo de 120 palavras, em que apresentes linhas fundamentais de leitura do poema de Fernando Pessoa e em que relaciones este poema com o episódio «O Adamastor», de Os Lusíadas. O teu texto deve incluir: uma parte introdutória, na qual identifiques as figuras que dialogam e o espaço onde se encontram; uma parte de desenvolvimento, na qual explicites as atitudes e os comportamentos das figuras que interagem e a forma como vão evoluindo ao longo do poema; uma parte final, em que relaciones o poema com o episódio «O Adamastor», de Os Lusíadas, apontando duas semelhanças entre ambos. Se não mencionares ou se não tratares corretamente o primeiro tópico, a tua resposta será classificada com zero pontos. Tipologia textual (tipo de texto) Extensão do texto (n.º de palavras) Objetivos: Apresentar uma leitura do poema «O Mostrengo»; Relacionar o poema com o episódio «O Adamastor», de Os Lusíadas. Conteúdos e estrutura: 1.º parágrafo: (a) identificação das figuras que dialogam; (b) espaço em que se encontram. 2.º parágrafo: (c) e (d) atitude e comportamento de cada figura; (e) e (f) evolução da atitude de cada figura ao longo do poema. 3.º parágrafo: (g) e (h) duas semelhanças entre «O Mostrengo» e «O Adamastor». Interpretação do enunciado Condição para a classificação da resposta: Tratar corretamente o 1.º tópico.

3 Planificação do texto 1.º PARÁGRAFO Identificação das figuras que dialogam: Mostrengo; homem do leme. Espaço em que ambas as figuras se encontram: mar/ «fim do mar»/ Cabo da Boa Esperança/ Cabo das Tormentas. OU nau (para o homem do leme) e «à roda da nau» (para o Mostrengo). Conteúdos obrigatórios para que a resposta ao item C seja classificada.

4 Planificação do texto (cont.)
2.º PARÁGRAFO Atitude e comportamento do Mostrengo: manifesta indignação pela afronta que representa a ousadia da invasão dos seus domínios. Atitude e comportamento do homem do leme: manifesta medo ao tremer enquanto responde ao Mostrengo. Evolução da atitude e do comportamento do Mostrengo: o Mostrengo mantém a sua atitude. OU o Mostrengo mantém a sua atitude, embora, na terceira estrofe, se registe o seu silêncio e apenas o homem do leme intervenha. Evolução da atitude e do comportamento do homem do leme: o homem do leme manifesta coragem e determinação, quando, vencido o medo, enfrenta o Mostrengo / o desconhecido.

5 Planificação do texto (cont.)
3.º PARÁGRAFO g) e h) Duas semelhanças entre «O Mostrengo» e «O Adamastor». as figuras Mostrengo e Adamastor / o espaço / a interação entre a figura mitológica e a figura humana / a determinação face ao desconhecido. Redação do texto Revisão do texto


Carregar ppt "Interpretação do enunciado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google