A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia."— Transcrição da apresentação:

1 O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia

2 Alterações Climáticas – Causas e ConsequênciasAlterações Climáticas – Causas e Consequências

3 O que são alterações climáticas? As alterações climáticas são alterações que ocorrem no clima geral do planeta Terra. Estas alterações são verificadas através de registos científicos nos valores médios ou desvios da média, obtidos durante o passar dos anos.

4 Os climas variam quanto à temperatura, precipitação e frequência de eventos extremos como secas, tempestades e inundações, factores que controlam a produtividade dos sistemas naturais e agrícolas, a frequência dos incêndios florestais, a qualidade da água e os danos em bens e infra-estruturas.

5 O clima no futuro terá consequências na agricultura e segurança alimentar, na qualidade e abastecimento de água, na frequência das tempestades e ciclones, na estabilidade das zonas litorais, na biodiversidade e nos recursos biológicos. O desenvolvimento de modelos climáticos reduzirá o grau de incerteza na previsão climática regional.

6 As principais consequências das alterações climáticas são: - Diminuição dos glaciares; - Desertificação; - Aumento do nível dos oceanos; - Aumento dos períodos de seca;

7 A temperatura do planeta aumentou 0.74º durante o século XX. As calotes polares estão a derreter e o nível médio da água do mar aumentou 17cm no século XX.

8 Este gráfico simboliza o aumento do nível das águas do oceano, nestes últimos anos.

9 Temos dois tipos de causas: 1.Causas naturais : variações da radiação solar e órbita terrestre. 2.Alterações no uso do solo e emissões de GEEs

10 As principais fontes geradoras de GEEs estão em grande parte associadas à actividade humana, nos países industrializados. A queima de combustíveis fósseis para a produção de energia, que utilizamos no dia-a-dia, é a principal fonte de GEEs, em Portugal.

11 Apesar da existência do instrumento internacional para a redução de emissões que é o Protocolo de Quioto e dos correspondentes instrumentos nacionais, considera-se que, face aos padrões actuais de conhecimento, as alterações do clima são inevitáveis, existindo ainda grande consenso de que as emissões globais de gases com efeito de estufa continuarão a aumentar nas próximas décadas.

12 O progresso científico tem, além disso, permitido reconhecer que, mesmo que as concentrações de gases com efeito de estufa estabilizassem, o aquecimento e a subida do nível médio do mar continuariam durante séculos, devido à dinâmica associada aos processos climáticos.

13 Neste gráfico mostro algumas das principais fontes geradoras dos GEEs. Figura 1

14 Figura 2 Figura 3 Figura 4

15 Torna-se cada vez mais urgente a divulgação e prevenção do meio ambiente. É necessário pôr em prática o protocolo de Quioto para que as gerações futuras tenham uma boa qualidade de vida. Este trabalho permitiu-me aprofundar os meus conhecimentos sobre este tema. Espero que todos tenhamos consciência das medidas a adoptar para uma melhor qualidade de vida e do ambiente.


Carregar ppt "O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google