A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?"— Transcrição da apresentação:

1 QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
Marcos da Silveira Julho de 2005

2 Bachelard "Para um espírito científico, todo conhecimento é resposta a uma questão." "É a estimulação, não a resposta, que permanece o fator de controle na construção dos objetos dos sentidos" (James Baldwin).

3 Mais Bachelard "Na educação, a noção de obstáculo epistemológico é ... desprezada. Muitas vezes me tenho impressionado com o fato de professores de ciências ... não compreenderem que não se compreenda. Muito poucos são aqueles que investigaram a psicologia do erro, da ignorância e da irreflexão."

4 Pensando alto... Um princípio é usar a história da ciência para perceber a dificuldade e as etapas da formação dos conceitos e teorias. Outro princípio é usar a teoria cognitiva para entender as dificuldades do aprendizado. Mas o ensino tradicional, voltado para os conteúdos, fornece respostas já organizadas, a partir de uma ciência já pronta. Só que não adianta responder uma pergunta que o aluno ainda não se fez.

5 Qual conhecimento? Uma ciência dada, olhando para dentro deste conjunto de conhecimentos, valorizado por si e para si. A atenção fica restrita aos conteúdos programáticos e à sua escolha e organização.

6 Conhecimento para que? Voltada para o exterior da escola, pergunta o que, na realidade concreta, deve ser alterado, e por quais razões. Seu foco é nas decisões a serem tomadas pelo indivíduo e cidadão na sua vida cotidiana, política e profissional, e nos interesses aí presentes.

7 Pensando alto... O conhecimento não é mais estável, mas sempre incompleto e questionável a partir de sua utilidade para um objetivo colocado no mundo da vida. Esta posição coincide com a da epistemologia atual e com a história da técnica - e com a história da própria ciência.

8 "Colocar a cultura científica em estado de mobilização permanente, substituir o saber fechado e estático por um conhecimento aberto e dinâmico, dialetizar todas as variáveis experimentais, dar ... à razão razões para evoluir." (Bachelard)


Carregar ppt "QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google