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1 PMBOK 5ª Edição Capítulo 12 Gerenciamento de aquisições do projeto.

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1 1 PMBOK 5ª Edição Capítulo 12 Gerenciamento de aquisições do projeto

2 2/ 15 Gerenciamento de aquisições do projeto.1 Planejar aquisições (contratações, compras).2 Realizar aquisições Solicitar respostas de fornecedores Selecionar fornecedores Adjudicar contratos.3 Administrar as aquisições.4 Encerrar as aquisições

3 3/ 15.1 Planejar aquisições Entradas.1 Plano de gestão do projeto Linha de base do escopo do projeto, WBS.2 Documentação dos requisitos.3 Registro dos riscos.4 Requisitos de recursos das atividades.5 Cronograma do projeto.6 Estimativas de custos de atividades.7 Registro de stakeholders.8 Fatores ambientais da empresa condições do mercado, fornecedores, formalização e legislação a ser obedecida - licitação..9 Ativos de processos organizacionais

4 4/ 15.1 Planejar aquisições Entradas.9 Ativos de processos organizacionais Tipos de contratos admissíveis Regras para convites, licitações, concorrências Sistemática para aquisições – comissões, tomadas de preços, tabelas... Cadastro de fornecedores homologados Históricos de fornecimento Contratos a preço fixo Contratos com reembolso de despesas + taxa Cost plus, Cost plus incentivo, Cost plus desempenho Contratos híbridos Com incentivos em relação a metas Com previsão de ajustes

5 5/ 15.1 Planejar aquisições Ferramentas e técnicas.1 Análise de fazer ou comprar.2 Opinião especializada.3 Pesquisa de mercado.4 Reuniões com fornecedores em potencial, outros clientes Curso Licitações e Contratos - Youtube

6 6/ 15.1 Planejar aquisições Saídas.1 Plano de gerenciamento de aquisições.2 Declaração do trabalho das aquisições.3 Documentos de aquisição.4 Critérios para seleção de fornecedores.5 Decisões de fazer ou comprar.6 Solicitações de mudanças.7 Atualizações para documentos do projeto Terceirização

7 7/ 15.2 Realizar as aquisições Entradas.1 Plano de gerenciamento das aquisições.2 Documentos de aquisição.3 Critérios para seleção de fornecedores.4 Propostas de fornecedores.5 Documentos do projeto.6 Decisões de fazer ou comprar.7 Declaração do trabalho das aquisições.8 Ativos de processos organizacionais

8 8/ 15.2 Realizar as aquisições Ferramentas e técnicas.1 Reuniões com licitantes.2 Técnicas de avaliação de propostas.3 Estimativas independentes.4 Opinião especializada.5 Publicidade.6 Técnicas de análise das propostas.7 Negociação das aquisições

9 9/ 15.2 Realizar as aquisições Contratos, descrições de itens de aquisição, termos de confidencialidade, listas de verificação de critérios de avaliação de propostas ou versões padronizadas de todas as partes dos documentos de licitação necessários. As organizações que realizam quantidades substanciais de aquisições podem ter esses documentos padronizados. As organizações de compradores e fornecedores que realizam transações de propriedade intelectual garantem que os termos de confidencialidade serão aprovados e aceitos antes da divulgação de qualquer informação de propriedade intelectual específica do projeto para a outra parte (NDA).

10 10 / 15.2 Realizar as aquisições Saídas.1 Fornecedores selecionados.2 Acordos, termos e condições do contrato de aquisição.3 Calendários dos recursos.4 Solicitações de mudanças.5 Atualizações do plano de gerenciamento do projeto.6 Atualizações dos documentos do projeto

11 11 / 15.3 Administrar as aquisições Entradas.1 Plano de gerenciamento do projeto.2 Documentos de aquisição.3 Contrato, acordos.4 Solicitações de mudanças aprovadas.5 Relatórios de desempenho Documentação técnica, resultados obtidos.6 Dados sobre o desempenho do trabalho

12 12 / 15.3 Administrar as aquisições Ferramentas e técnicas.1 Sistema de controle de mudanças no contrato.2 Análise de desempenho das aquisições.3 Inspeções e auditorias.4 Relatórios de desempenho.5 Sistemas de pagamento.6 Administração de reivindicações.7 Sistema de gerenciamento de registros

13 13 / 15.3 Administrar as aquisições Saídas.1 Informações do desempenho das aquisições.3 Solicitações de mudanças.3 Atualizações do plano de gerenciamento do projeto.4 Atualizações dos documentos do projeto.5 Atualizações dos ativos de processos organizacionais

14 14 / 15.4 Encerrar as aquisições Entradas.1 Plano de gerenciamento do projeto.2 Documentação da aquisição

15 15 / 15.4 Encerrar as aquisições Ferramentas e técnicas.1 Auditoria de aquisições.2 Acordos negociados.3 Sistema de gerenciamento de registros Saídas.1 Aquisições encerradas.2 Atualizações dos ativos de processos organizacionais


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