A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Celebramos hoje a "dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Celebramos hoje a "dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Celebramos hoje a "dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo. Nela se realizaram cinco Concílios ecuménicos. Esta festa convida-nos a tomar consciência de que a Igreja de Deus, simbolizada e representada pela Basílica de Latrão, é hoje, no meio do mundo, a "morada de Deus", o testemunho vivo da presença de Deus na caminhada dos homens

4 As leituras bíblicas falam do sentido do Templo. Na 1ª Leitura, o Profeta Ezequiel vê sair do TEMPLO uma Água, que gera Vida por onde passa (cf. Ez 47, ) * O Povo exilado, longe de Jerusalém e do templo destruído, é fortalecido pela esperança de um novo Templo. A Água simbolizava a Vida nova oferecida por Deus.

5 Animados pelo Espírito Santo, devemos ser o Sinal vivo de Deus e testemunhas da salvação diante dos homens do nosso tempo. Na 2ª Leitura, São Paulo afirma que somos TEMPLO DE DEUS e morada do Espírito Santo (cf. 1Cor 3,9c )

6 No Evangelho, Jesus apresenta-Se como NOVO TEMPLO. "Destruí este templo e em três dias o levantarei... Falava do templo do seu Corpo. (Jo 2,13-22) - O TEMPLO, na época de Jesus, transformara-se num grande mercado, com muita exploração. Usavam o nome de Deus para obter benefícios pessoais. Jesus quer Purificar o Templo, libertando-o de exploradores. Assim entendemos o gesto violento de Cristo, de chicote na mão...

7 Mas Jesus quer mais: fala de um Novo Templo, que irá substituir o Templo de Jerusalém. O Templo representava, para os judeus, a residência de Deus, o lugar onde Deus Se tornava presente no meio do seu Povo. Agora JESUS é o novo Templo de Deus, lugar do encontro pleno com Deus.

8 Ao ressuscitar dos mortos o próprio Filho, o Pai O colocou como pedra fundamental do novo santuário. Os discípulos de Cristo são as pedras vivas. Cristo e os membros da comunidade cristã formam em conjunto o novo santuário do qual se elevam os sacrifícios agradáveis a Deus. Já não se trata das ofertas da carne e do sangue dos cordeiros, mas das obras de amor em favor dos homens.

9 Como encontrar Deus e chegar até Ele? O Evangelho responde: é olhando para Jesus. Nas palavras e nos gestos de Jesus, Deus Se revela aos homens, manifesta o seu amor, oferece a vida plena, faz-Se companheiro de caminhada e aponta caminhos de salvação.

10 Os cristãos são pedras vivas do novo Templo onde Deus se manifesta ao mundo e vem ao encontro dos homens para lhes oferecer a vida e a salvação. Os homens devem ver no rosto dos cristãos o rosto bondoso e terno de Deus; devem experimentar nos gestos dos cristãos, a vida nova de Deus; devem encontrar na preocupação dos cristãos com a justiça e com a paz, o anúncio desse mundo novo que Deus quer oferecer a todos os homens.

11 Nesse novo templo, em que nós somos pedras vivas, "os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e verdade" (Jo 4,23). - A Igreja é de facto essa "casa de Deus", onde as pessoas podem encontrar essa proposta de libertação e de salvação, que Deus oferece a todos? - E o nosso templo, o nosso Santuário, é um lugar de encontro com Deus, uma fonte de vida, para nós e para a nossa Comunidade?

12 - Se Cristo viesse hoje, que faria das igrejas, que se transformaram num verdadeiro comércio da fé? Deveria empunhar novamente o chicote? As igrejas não podem ser casas de comércio... Mesmo a igreja paroquial deve ser antes de tudo uma casa de oração, que torna Deus presente no mundo pela beleza da caridade fraterna... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

13 Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Hoje: sábado, 7 de junho de 2014 as 02:07:23 Você está convidado a visitar nosso site e desfrutar de outras mensagens como estas acesse este endereço: Formatação: Nelso Geraldo Ferronatto


Carregar ppt "Celebramos hoje a "dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google