A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª parte. As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª parte. As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em."— Transcrição da apresentação:

1 1ª parte

2 As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas. Pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida.

3

4 Todas contêm carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, e quase todas contêm enxofre. Algumas proteínas contêm elementos adicionais, particularmente fósforo, ferro, zinco e cobre. Seu peso molecular é extremamente elevado. Todas as proteínas, independentemente de sua função ou espécie de origem, são construídas a partir de um conjunto básico de vinte aminoácidos, arranjados em várias seqüências específicas. COMPOSIÇÃO

5 São as unidades fundamentais das proteínas. Todas as proteínas são formadas a partir da ligação em sequência de apenas 20 aminoácidos. Existem, além destes 20 aminoácidos principais, alguns aminoácidos especiais, que só aparecem em alguns tipos de proteínas. Os aminoácidos que intervêm na composição das proteínas (existem outros) são número de 20 e obedecem à estrutura geral representada na figura abaixo:AMINOÁCIDOS CARACTERÍSTICAS GERAIS

6

7 Elas exercem funções diversas, como: Catalisadores; Catalisadores; Elementos estruturais (colágeno) e sistemas contráteis; Elementos estruturais (colágeno) e sistemas contráteis; Armazenamento (ferritina); Armazenamento (ferritina); Veículos de transporte (hemoglobina); Veículos de transporte (hemoglobina); Hormônios; Hormônios; Anti-infecciosas (imunoglobulina); Anti-infecciosas (imunoglobulina); Enzimáticas (lipases); Enzimáticas (lipases); Nutricional (caseína); Nutricional (caseína); Agentes protetores. Agentes protetores. FUNÇÃO Devido as proteínas exercerem uma grande variedade de funções na célula, estas podem ser divididas em dois grandes grupos: Dinâmicas Dinâmicas Transporte, defesa, catálise de reações, controle do metabolismo e contração, por exemplo; Transporte, defesa, catálise de reações, controle do metabolismo e contração, por exemplo; Estruturais Proteínas como o colágeno e elastina, por exemplo, que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos. Proteínas como o colágeno e elastina, por exemplo, que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos.

8 Presentes na carne, ovo e no leite Constituem as estruturas celulares São fundamentais para o funcionamento do organismo(enzimas) Atuam na defesa do organismo (anticorpos) Algumas atuam como hormônios(insulina e glucagon) São formados essencialmente por C, O, N e H São macromoléculas formadas pela união de vários aminoácidos(aa)

9

10 Quanto a Composição: Proteínas Simples Por hidrólise liberam apenas aminoácidos. Proteínas Conjugadas Por hidrólise liberam aminoácidos mais um radical não peptídico, denominado grupo prostético. Ex: metaloproteínas, hemeproteínas, lipoproteínas, glicoproteínas, etc. Quanto ao Número de Cadeias Polipeptídicas: Proteínas Monoméricas Formadas por apenas uma cadeia polipeptídica. Proteínas Oligoméricas Formadas por mais de uma cadeia polipeptídica; São as proteínas de estrutura e função mais complexas. CLASSIFICAÇÃO DAS PROTEÍNAS

11

12 aminoácidos naturais e essenciais

13 Sequência de aminoácidos forma uma proteína

14 Estrutura da proteína

15 2ª parte Próxima aula Continua...


Carregar ppt "1ª parte. As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google