A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bioquímica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bioquímica."— Transcrição da apresentação:

1 Bioquímica

2 Prof. Sebastião mendes de Sousa Licenciado em Ciências
Pós-graduação Metodologia do ensino Complementação Química e Biologia Complementação Magistério Superior

3 Bioquímica é a ciência que estuda os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. trata da estrutura e função metabólica de componentes celulares como proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e outras BIOMOLÉCULAS. Bio - Vida Logia(logus) - Lugar Na Biologia Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria. Na Química

4 O que é a vida? Na biologia:
A vida é definida como um sistema químico capaz de transferir a sua informação molecular por auto-reprodução e que é capaz de evoluir. Todos os seres vivos têm células (?).

5 Átomos e moléculas O que é a vida? Na Química:
Os átomos formam toda a matéria que existe. Eles se unem por meio de ligações químicas para formar as moléculas – desde moléculas simples como a água (H2O), até moléculas complexas como proteínas, que possuem de centenas a milhares de átomos.

6 FUNDAMENTOS DA BIOQUIMICA: É o estudo das BIOMOLÉCULAS
Objetivo da bioquímica: - explicar a forma (morfologia) e função (fisiologia) biológica em termos químicos.

7 Principais questões em Bioquímica
Como as biomoléculas interagem? Como as moléculas biológicas são sintetizadas e degradadas? De onde vem a energia necessária para a vida? De que maneira a energia é conservada e usada pelas células? -Como essas reações são controladas?

8 Ex: Carboidratos, Proteínas, Lipídios, Enzimas
Os quatro elementos químicos mais abundantes nos organismo, em termos das porcentagens do número total de átomos, são o hidrogênio, o oxigênio, o nitrogênio e o carbono, os quais , juntos, formam mais de 99% da massa da maioria das células. A junção desses átomos com mais outros elementos dão origem a todas as biomoléculas Ex: Carboidratos, Proteínas, Lipídios, Enzimas

9 Vida?

10

11 O que a química estuda ? energia matéria transformações

12 Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.
Observando a composição da matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos MATÉRIA CORPO OBJETO É tudo que tem massa e ocupa um lugar no espaço É uma porção limitada da matéria É um corpo que tem finalidade específica

13 Materiais Manufacturados
Naturais Materiais Manufacturados

14 Energia Energia não é matéria, mas é a energia que faz com que a matéria seja transformada. Energia é trabalho, é força de movimento, é fonte luminosa e térmica…

15 Energia não é matéria, mas é a energia que faz com que a matéria seja transformada.
Exemplo: Água - sólida (como pedra - gelo), líquida (como a água da torneira) e em Gasoso (como vapor de água).     As principais coisas que a energia faz são: * realizar trabalho - uma força capaz tanto de movimentar a matéria bruta ou fazer a vida acontecer; * produzir calor - fazendo as coisas se derreteram, ficarem quentes, ferverem ou se evaporarem.


Carregar ppt "Bioquímica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google