A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bioquímica Na Biologia Bio - Vida Logia(logus) - Lugar Na Química Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bioquímica Na Biologia Bio - Vida Logia(logus) - Lugar Na Química Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 Bioquímica Na Biologia Bio - Vida Logia(logus) - Lugar Na Química Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria. é a ciência que estuda os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. trata da estrutura e função metabólica de componentes celulares como proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e outras BIOMOLÉCULAS.

5 A vida é definida como um sistema químico capaz de transferir a sua informação molecular por auto-reprodução e que é capaz de evoluir. O que é a vida? Na biologia: Todos os seres vivos têm células (?).

6 O que é a vida? Na Química: Átomos e moléculas Os átomos formam toda a matéria que existe. Eles se unem por meio de ligações químicas para formar as moléculas – desde moléculas simples como a água (H 2 O), até moléculas complexas como proteínas, que possuem de centenas a milhares de átomos.

7 FUNDAMENTOS DA BIOQUIMICA: O bjetivo da bioquímica: - explicar a forma (morfologia) e função (fisiologia) biológica em termos químicos. É o estudo das BIOMOLÉCULAS

8 Principais questões em Bioquímica - Como as biomoléculas interagem? - Como as moléculas biológicas são sintetizadas e degradadas? - De onde vem a energia necessária para a vida? - De que maneira a energia é conservada e usada pelas células? -Como essas reações são controladas?

9 Os quatro elementos químicos mais abundantes nos organismo, em termos das porcentagens do número total de átomos, são o hidrogênio, o oxigênio, o nitrogênio e o carbono, os quais, juntos, formam mais de 99% da massa da maioria das células. A junção desses átomos com mais outros elementos dão origem a todas as biomoléculas Ex: Carboidratos, Proteínas, Lipídios, Enzimas

10

11

12

13 Observando a composição da matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos MATÉRIACORPOOBJETO É tudo que tem massa e ocupa um lugar no espaço É uma porção limitada da matéria É um corpo que tem finalidade específica Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.

14

15 Energia não é matéria, mas é a energia que faz com que a matéria seja transformada. Energia é trabalho, é força de movimento, é fonte luminosa e térmica… Energia

16 Energia não é matéria, mas é a energia que faz com que a matéria seja transformada. Exemplo: Água - sólida (como pedra - gelo), líquida (como a água da torneira) e em Gasoso (como vapor de água). As principais coisas que a energia faz são: As principais coisas que a energia faz são: * realizar trabalho - uma força capaz tanto de movimentar a matéria bruta ou fazer a vida acontecer; * produzir calor - fazendo as coisas se derreteram, ficarem quentes, ferverem ou se evaporarem.


Carregar ppt "Bioquímica Na Biologia Bio - Vida Logia(logus) - Lugar Na Química Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google