A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa Célia Trindade de Araújo e Silva. Quanto à relação : vem sempre associado a um nome de significação transitiva que pode ser um substantivo abstrato,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa Célia Trindade de Araújo e Silva. Quanto à relação : vem sempre associado a um nome de significação transitiva que pode ser um substantivo abstrato,"— Transcrição da apresentação:

1 Profa Célia Trindade de Araújo e Silva

2 Quanto à relação : vem sempre associado a um nome de significação transitiva que pode ser um substantivo abstrato, um adjetivo ou um advérbio. Quanto à forma: liga-se ao nome sempre por meio de uma preposição. Quanto ao valor: indica o alvo sobre o qual recai a ação do nome.

3 Quanto à relação : vem sempre associado a um nome que seja núcleo de um termo. Quanto à forma: liga-se ao nome – com ou sem preposição – sem a mediação de verbo. Entre um adjunto adnominal e o nome a que ele se refere não se interpõe nenhum outro termo, com exceção de outro adjunto adnominal. Quanto ao valor: é um atributo (qualificador- caraceterizador) do nome ao qual se refere.

4 O adjunto adnominal pode ligar-se ao nome por meio de uma preposição e isto pode gerar confusão com o complemento nominal. Para diferenciar o complemento nominal do adjunto adnominal observe os seguintes dados: Quando o complemento nominal vem associado a adjetivos ou advérbios, não pode ser confundido com o adjunto adnominal, já que este nunca vem associado a essas duas classes. Complemento Nominal ou Adjunto Adnominal? Ex 1.: Sua resposta foi ofensiva ao povo. adjetivoComplemento nominal

5 Ex 2 : Agiu contrariamente ao pensamento. advérbio Complemento nominal Quando um termo da oração vem associado a um substantivo de significação transitiva, pode, em princípio, ser adjunto adnominal ou complemento nominal. Para distinguir um do outro, monte o seguinte raciocínio: Se esse termo estiver funcionando como o alvo, o destino da ação nominal, classifica-se como complemento nominal; caso contrário, será adjunto adnominal.

6 Ex 1 : A resposta ao público foi insatisfatória. substantivo de significação transitiva Complemento nominal alvo da resposta Ex 2 : A resposta do professor foi insatisfatória. Substantivo de significação transitiva Adjunto adnominal Não é o alvo, mas o agente da resposta

7 Resumindo Se o termo em estudo for o agente da ação adjunto adnominal Ex 1.: Seu amigo está descontente com nossa atitude. Ex.: A acusação do vereador foi considerada uma ofensa ao prefeito. do vereador: adjunto adnominal (indica o agente; ele acusou). ao prefeito: complemento nominal ( indica o paciente; ele foi ofendido) Se o termo em estudo for paciente/ alvo da ação complemento nominal advérbio nome indicador de ação Complemento nominal Se o nome é adjetivo ou advérbio, o termo em estudo funciona sempre como complemento nominal.

8 Observação: O adjunto adnominal nunca se refere a adjetivo, nem a advérbio. Ex 2 : A fazenda ficava bem longe da cidade. advérbio Complemento nominal Se o nome é um substantivo concreto, o termo em estudo atua sempre como adjunto adnominal. Ex.: As casas de nossa rua tinham quintais com canteiros e árvores. Substantivo concreto Substantivo concreto Adjunto adnominal Observação: O complemento nominal nunca se refere a substantivo concreto.

9 Se o termo em estudo exprime ideia de posse, ele é sempre adjunto adnominal. Ex 1.: O medo dos médicos é que a epidemia se espalhe. Adjunto adnominal Indica posse: medo que os médicos têm. Ex 2.: Ele se angustiava com as preocupações do filho. Adjunto adnominal (Exprime posse)

10 Bibliografia Ferreira, Mauro Aprender e praticar gramática / Mauro Ferreira – Ed. Renovada. -São Paulo: FTD, Savioli, Francisco Platão Gramática em 44 lições / Francisco Platão Savioli – São Paulo: Editora Ática, 1994.


Carregar ppt "Profa Célia Trindade de Araújo e Silva. Quanto à relação : vem sempre associado a um nome de significação transitiva que pode ser um substantivo abstrato,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google