A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Complemento Nominal e Adjunto Adnominal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Complemento Nominal e Adjunto Adnominal"— Transcrição da apresentação:

1 Complemento Nominal e Adjunto Adnominal
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva

2 Complemento Nominal  Quanto à relação: vem sempre associado a
um nome de significação transitiva que pode ser um substantivo abstrato, um adjetivo ou um advérbio.  Quanto à forma: liga-se ao nome sempre por meio de uma preposição.  Quanto ao valor: indica o alvo sobre o qual recai a ação do nome.

3 Adjunto Adnominal  Quanto à relação: vem sempre associado a um nome que seja núcleo de um termo. Quanto à forma: liga-se ao nome – com ou sem preposição – sem a mediação de verbo. Entre um adjunto adnominal e o nome a que ele se refere não se interpõe nenhum outro termo, com exceção de outro adjunto adnominal.  Quanto ao valor: é um atributo (qualificador-caraceterizador) do nome ao qual se refere.

4 Complemento Nominal ou Adjunto Adnominal?
O adjunto adnominal pode ligar-se ao nome por meio de uma preposição e isto pode gerar confusão com o complemento nominal. Para diferenciar o complemento nominal do adjunto adnominal observe os seguintes dados:  Quando o complemento nominal vem associado a adjetivos ou advérbios, não pode ser confundido com o adjunto adnominal, já que este nunca vem associado a essas duas classes. Ex1.: Sua resposta foi ofensiva ao povo. adjetivo Complemento nominal

5 Ex2: Agiu contrariamente ao pensamento.
advérbio Complemento nominal Quando um termo da oração vem associado a um substantivo de significação transitiva, pode, em princípio, ser adjunto adnominal ou complemento nominal. Para distinguir um do outro, monte o seguinte raciocínio: Se esse termo estiver funcionando como o alvo, o destino da ação nominal, classifica-se como complemento nominal; caso contrário, será adjunto adnominal.

6 Ex1 : A resposta ao público foi insatisfatória.
Complemento nominal substantivo alvo da resposta de significação transitiva Ex2 : A resposta do professor foi insatisfatória. Adjunto adnominal Substantivo Não é o alvo, mas o agente da resposta de significação transitiva

7 Resumindo  Se o termo em estudo for o agente da ação  adjunto adnominal  Se o termo em estudo for paciente/ alvo da ação  complemento nominal Ex.: A acusação do vereador foi considerada uma ofensa ao prefeito. nome indicador de ação nome indicador de ação  “do vereador”: adjunto adnominal (indica o agente; ele acusou).  “ao prefeito”: complemento nominal ( indica o paciente; ele foi ofendido) Se o nome é adjetivo ou advérbio, o termo em estudo funciona sempre como complemento nominal. Ex1.: Seu amigo está descontente com nossa atitude. advérbio Complemento nominal

8 Ex2: A fazenda ficava bem longe da cidade.
advérbio Complemento nominal Observação: O adjunto adnominal nunca se refere a adjetivo, nem a advérbio. Se o nome é um substantivo concreto, o termo em estudo atua sempre como adjunto adnominal. Ex.: As casas de nossa rua tinham quintais com canteiros e árvores. Substantivo concreto Substantivo concreto Adjunto adnominal Adjunto adnominal Observação: O complemento nominal nunca se refere a substantivo concreto.

9 Se o termo em estudo exprime ideia de posse, ele é sempre adjunto
adnominal. Ex1.: O medo dos médicos é que a epidemia se espalhe. Adjunto adnominal Indica posse: medo que os médicos têm. Ex2.: Ele se angustiava com as preocupações do filho. Adjunto adnominal (Exprime posse)

10 Bibliografia Ferreira, Mauro Aprender e praticar gramática / Mauro Ferreira – Ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2003. Savioli, Francisco Platão Gramática em 44 lições / Francisco Platão Savioli – São Paulo: Editora Ática, 1994.


Carregar ppt "Complemento Nominal e Adjunto Adnominal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google