A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecidos de Condução. Xilema ou lenho Floema ou líber.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecidos de Condução. Xilema ou lenho Floema ou líber."— Transcrição da apresentação:

1 Tecidos de Condução

2 Xilema ou lenho Floema ou líber

3

4

5

6 corte transversal num tronco de árvore vários anéis circulares concêntricos vários anéis circulares concêntricos

7

8 Casca parte exterior, correspondente ao súber, responsável pela proteção do tronco.

9 Medula tecido mole e esponjoso na parte central do tronco, vestígio do meristema apical do ramo.

10 FLOEMA (LÍBER) tecidos superficiais do tronco, responsáveis pelo transporte de seiva elaborada.

11

12 XILEMA (LENHO) parte do tronco de onde se extrai a madeira, compreendida entre a casca e a medula, e divide-se em duas zonas:

13

14 –Cerne, a parte mais escuraCerne –-morta - da madeira e a que lhe dá mais resistência; –Alburno, a zona mais clara –viva - que transporta a seiva bruta das raízes para as folhas.Alburno

15 Traqueófitas pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Plantas portadoras de vasos que realizam o transporte de seiva nos organismos vegetais: pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

16 Xilema (lenho) Transporta a água com sais minerais dissolvidos - a seiva bruta - desde a raiz até às folhas.seivaraizfolhas Nas árvores o xilema secundário é o constituinte da madeira ou lenha.árvoresmadeiralenha

17

18

19

20 - Elementos de vaso: células mortas com espessamentos nas paredes laterais de lignina, o que lhes confere rigidez. A sua principal função é a condução de água e sais minerais. - Traqueídes: distinguem-se dos anteriores por possuírem perfurações. - Fibras lenhosas: células mortas muito longas e com paredes espessas. Têm função de transporte. - Parênquima lenhoso: constituído por células vivas de paredes celulares finas. Têm função de reserva.

21 Há dois tipos de vasos lenhosos: Traqueídes (ou vasos fechados): sem lignina em algumas regiões, denominadas pontuações; e Elementos de vasos (vasos abertos), onde a parede celular é ausente em alguns pontos, permitindo a passagem de água com maior facilidade-CÉLULAS MORTAS

22

23

24 XILEMA (LENHO)

25 Composição básica Elementos de vasos, Traqueídes, Fibras e Células parenquimáticas.

26 xilema cerne No caule, o xilema realiza o crescimento em espessura (crescimento secundário), em razão da inativação do mecanismo de transporte de seiva bruta nas camadas centrais, formando o cerne.

27 Floema (líber) encarregado de levar a seiva elaborada pelo caule até à raiz e aos órgãos de reserva.seivacauleraizórgãos

28

29

30 Composição básica Elementos de tubos crivados (vasos liberianos), Células companheiras, Fibras esclerenquimáticas e esclerídeos (elementos mecânicos), Células parenquimáticas (células anexas), Parênquima liberiano.

31

32

33 Células do tubo crivoso vivas, anucleadas, muito especializadas que ligam- se entre si topo a topo, e cujas paredes transversais, com orifícios, constituem as placas crivosas. A principal função é a condução de água e substâncias orgânicas.

34 - Células de companhia : células vivas que se situam perto das células dos tubos crivosos, com as quais estabelecem ligações citoplasmáticas. - Fibras liberianas : células mortas com paredes espessas. A sua principal função é a de suporte. - Parênquima liberiano : células vivas de paredes finas pouco diferenciadas. A sua função é de reserva.

35 Os elementos de tubos crivados células vivas, anucleadas e alongadas Suas paredes possuem vários poros (crivos). Cada um destes é atravessado por um plasmodesma: uma ponte citoplasmática que se comunica com o citoplasma e células vizinhas.

36 Os tubos crivados sobrevivem por meio da troca de substâncias com as células companheiras. Além desses dois, fibras de esclerênquima e células do parênquima são encontradas no floema, auxiliando na sustentação e no armazenamento de substâncias.

37

38 ANEL DE MALPIGHI

39


Carregar ppt "Tecidos de Condução. Xilema ou lenho Floema ou líber."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google