A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipo de texto mais livre, subjetivo, curto, bem-humorado, às vezes lírico, informal na linguagem. O cronista normalmente se inspira em fatos noticiados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipo de texto mais livre, subjetivo, curto, bem-humorado, às vezes lírico, informal na linguagem. O cronista normalmente se inspira em fatos noticiados."— Transcrição da apresentação:

1

2 Tipo de texto mais livre, subjetivo, curto, bem-humorado, às vezes lírico, informal na linguagem. O cronista normalmente se inspira em fatos noticiados pelos jornais ou do cotidiano. Mas não os apresenta em sua forma nua, real. Ele os recria, interpreta, critica, mostrando outros ângulos a partir dos quais

3 podem ser vistos e incluindo elementos ficcionais. Seu texto ora diverte ora provoca, fazendo o leitor refletir sobre um dado acontecimento. Assim pode-se dizer que o cronistas, ao produzir um texto que se situa entre o jornalismo

4 e a literatura, é o poeta dos acontecimentos cotidianos. Segundo o estudioso Afrânio Coutinho, pode-se classificar a crônica em quatro tipos:.Crônica narrativa: tem por eixo uma história, o que a aproxima do conto.

5 . Crônica metafísica: apresenta reflexões sobre acontecimentos ou sobre homens,. Crônica-poema em prosa: tem conteúdo lírico, é expressão do extravasamento da alma do cronista diante do espetáculo da

6 da vida, das paisagens ou de fatos significativos para ele..Crônica-comentário: discorre sobre acontecimentos diários, fatos de destaque da imprensa.

7 .Finalidade do gênero: divertir os leitores e/ou levá-los a refletir criticamente sobre a vida e os comportamentos humanos..Perfil dos interlocutores: Locutor: escritor; destinatário: leitores de jornal ou o público em geral.

8 .Suporte/veículo: jornal, revista, sites da internet, livro..Tema: assuntos colhidos no noticiários jornalístico ou no cotidiano..Estrutura: texto curto, com poucas personagens, que se inicia quando os fatos principais da narrativa estão por

9 Acontecer; apresenta tempo e espaço reduzidos..Linguagem: pessoal, subjetiva, artística, empregada geralmente na variedade padrão formal..Narrador: pode apresentar-se como personagem ou observador..

10


Carregar ppt "Tipo de texto mais livre, subjetivo, curto, bem-humorado, às vezes lírico, informal na linguagem. O cronista normalmente se inspira em fatos noticiados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google