A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEGUMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEGUMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 TEGUMENTO

2

3

4 GLICOCÁLIX

5 Tegumento ou Pele Cobertura do corpo do animal, apresenta estrutura celular uniestratificada nos Invertebrados e Pluriestratificada nos Vertebrados. A Pele nos Vertebrados é constituída pela Epiderme (externa) e Derme (interna). Nas Aves e Mamíferos há abaixo da pele a Tela Subcutânea (armazena energia)

6 O tegumento dos invertebrados geralmente é um epitélio simples, constituído por uma única camada de células cúbicas ou colunares. Já o tegumento dos vertebrados, a pele, é formada por duas camadas de tecidos, com glândulas e estruturas anexas.

7

8

9 A pele dos vertebrados é formada por dois tecidos distintos, firmemente unidos entre si. O tecido mais externo, epitelial, é a epiderme. O mais interno, conjuntivo, é a derme.

10

11

12 Epiderme As células mais superficiais, ao se tornar repletas de queratina, morrem e constituem um revestimento resistente ao atrito e altamente impermeável a perda de água.

13 é um epitélio multiestratificado, isto é, formado por várias camadas (estratos) de células justapostas. A camada epidérmica mais interna é denominada estrato germinativo, sendo formada por células que se multiplicam continuamente, de tal maneira que as novas células geradas empurram as mais velhas para cima, em direção à superfície do corpo. À medida que envelhecem, as células epidérmicas tornam-se achatadas e passam a fabricar e a acumular dentro de si uma proteína resistente, a queratina.

14

15 Derme é um tecido conjuntivo que contém fibras proteicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. Terminações nervosas e órgãos sensoriais presentes na derme são responsáveis pelas percepções de calor, frio, viscosidade, dureza, umidade, aspereza, maciez, etc.

16

17 HIPODERME  reserva de energia isolante térmico

18

19 Origem embrionária * Epiderme – tecido Epitelial pavimentoso e avascular. Origina-se do ectoderma do embrião. * Derme – possui tecido Conjuntivo, vasos sanguíneos, Capilares linfáticos e terminações nervosas. Origina-se do Mesoderma do embrião. * Hipoderme – tecido Conjuntivo Adiposo. Só ocorre nos homeotermos (aves e mamíferos) e origina-se do mesoderma do embrião.

20

21 As principais diferenciações tegumentares são escamas, pelos, penas, unhas, garras, cascos e cornos, além de vários tipos de glândulas.

22

23

24

25 LAMELAS INTERDIGITAIS DE UMA LAGARTIXA

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35 * Endotérmicos - são aqueles que possuem mecanismos internos para manter a temperatura do corpo constante, independentemente do meio ambiente. A homeotermia ocorre nas aves e nos mamíferos. * Ectotérmicos - não mantêm a tem a temperatura do corpo constante e variam-na de acordo com o ambiente e fonte de externa de energia. Os animais ectotérmicos também são conhecidos como “animais de sangue frio”. Podem ser invertebrados, anfíbios, peixes e répteis.


Carregar ppt "TEGUMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google