A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera
Prof. Raphael Barbosa Ramos

2 Cap. 03 – Recursos Hídricos

3 Distribuição da água doce
97,5% das águas do planeta são salgadas, impróprias para consumo 2,5% são água doce ou potável, mas uma boa parte dessa quantidade está presente em geleiras, tornando o recurso mais escasso. A distribuição desse recurso é irregular, existem áreas em que esse recurso é abundante, como no Brasil, em outros lugares esse recurso simplesmente já está extinto.

4

5 Ciclo da água A água está em permanente movimento, passando de um estado para outro (Sólido, Líquido e Gasoso) Etapas do ciclo da água: 1 – Precipitação (líquida ou sólida) 2 – Escoamento (águas superficiais) 3 – Infiltração (Armazenamento e escoamento Subterrâneo) 4 – Evaporação (Passagem do estado liquido para o gasoso) 5 – Condensação (Passagem do estado gasoso para o líquido) 6 – Precipitação (Fechamento do ciclo)

6

7 Utilização da água Abastecimento urbano; Via de transporte; Irrigação;
Geração de energia em usinas hidrelétricas; À medida que aumentou o consumo de água doce, aumentou também o seu desperdício. O ciclo da água vem sendo fortemente abalado pelas atividades humanas

8

9 Em países ricos, cerca de 80% da água consumida é utilizada na agricultura, estima-se que para produzir alimentos, é necessário cerca de 70% mais água do que o utilizado em atividades domésticas. Estima-se que 15% das terras cultivadas no mundo sejam irrigadas, provocando forte desperdício com técnicas pouco eficazes, que chegam a provocar a evaporação de 50% da água utilizada. A água doce, em grande parte de suas reservas, está contaminada, contribuindo para que o recurso entre em extinção.

10

11 Cap Oceanos e Mares

12 Oceanos De toda a água da Terra, 97% está nos oceanos, principalmente no Pacífico. Os oceanos funcionam como grandes reguladores de temperatura do planeta, em razão de sua alta capacidade de armazenar calor. O Planeta possui um total de 5 grandes Oceanos, são eles: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico

13 Oceano Atlântico Estende-se do continente Antártico, ao sul até a Groenlândia, ao norte, separando a América da Europa e África. É considerado o mais importante dos oceanos em razão da elevada circulação de navios entre os continentes. É o mais “jovem” dos oceanos, com cerca de 200 milhões de anos.

14

15 Oceano Pacífico Estende-se da costa oeste das Américas até a costa leste da Ásia e Oceania. É o mais extenso e profundo dos oceanos. Apresenta o locais profundo do planeta, a Fossa das Marianas ( metros de profundidade, próximo a Oceania). Apresenta baixa salinidade. Regula a temperatura dos continentes, através dos fenômenos El Niño e La Niña.

16

17 Oceano Índico Estende-se pelo hemisfério sul do planeta, separando os continentes asiático, africano e a Oceania. É o mais quente dos oceanos. Apresenta elevado desenvolvimento de espécies marinhas.

18

19 Oceano Glacial Ártico Banha o norte da Europa, Ásia e América;
É o menor dentre os oceanos. Possui imensos blocos de gelo e águas congeladas em virtude da proximidade com o Polo Norte.

20

21 Oceano Glacial Antártico
É formado pelas águas dos Oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. É o único que rodeia o globo terrestre completamente. Para alguns pesquisadores, não poderia ser considerado um oceano, por ser formado pela junção dos outros.

22

23 Mares São massas de água salgada que se localizam próximos aos continentes ou no interior desses, podendo se comunicar com os oceanos ou outros mares por passagens. Apresentam menor profundidade em relação aos oceanos, maior variedade de salinidade, temperatura e transparência das águas.

24 Os mares podem ser: 1 – Abertos – Se comunica com os oceanos por largas passagens. Ex.: Mar do Norte. 2 – Interior – Comunica-se com os oceanos por estreitos ou canais. Ex.: Mar Mediterrâneo. 3 – Fechado - Aquele que não possui nenhuma comunicação com os oceanos. Ex.: Mar Morto

25

26 Formas do relevo litorâneo
Praias: São faixas de sedimentos que foram transportados por agentes marinhos e foram acumulados na primeira área de contato da água com o continente. Restingas: Faixas de solo arenoso cobertas por vegetação, localizadas paralelamente às praias. Lagunas: Área de restinga ligadas ao mar por um canal, onde a água salgada trazida pela maré alta, entra em contato com a água doce.

27 Istmos: Faixas estreitas de terra, cercadas por água dos dois lados, e que ligam duas grandes porções de terra. Cabos: Formações rochosas que se estreitam em direção ao mar e compõem paredões parecidos com muros de altitudes regulares. Penínsulas: Porção de terra cercada por água em quase todos os lados, exceto um que está ligado a um continente. Baías: Porções do mar ou do oceano que avançam sobre o continente, com uma entrada estreita que se alarga no interior.

28 Golfos: A mesma coisa que as baías, porém com extensões maiores.

29 Referências Bibliográficas
Apostila Sistema UNO (Módulo 02) Imagens: Google imagens Montagem: Prof. Raphael Ramos


Carregar ppt "Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google