A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA – QUE MUNDO É ESSE?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA – QUE MUNDO É ESSE?"— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA – QUE MUNDO É ESSE?

2 O Sistema Solar atual é formado pelo Sol, os nove planetas conhecidos, um anel de asteróides entre Marte e Júpiter e outro chamado Cinturão de Kuiper, localizado depois da órbita de Netuno. Sem falar nos cometas. O novo Sistema Solar (gravura fora de escala). E quanto à Terra? Bem, afinal alguém descobriu que fazíamos parte da família do Sol. Isso foi por volta do ano 500 antes de Cristo. Hoje, é irresistível brincar com a idéia de que enquanto o Brasil fazia 500 anos, a Terra, cujo dia também se comemora em 22 de abril, "completava anos". Feliz aniversário!

3 JOSÉ ROBERTO V. COSTA Astronomia no Zênite
Zoológico espacial JOSÉ ROBERTO V. COSTA Astronomia no Zênite Estrelas, planetas rochosos e gasosos, planetas anões, satélites, cometas e asteróides... Quais as diferenças entre todos eles? Chegou a hora de tirar todas as suas dúvidas e saber quem é quem neste verdadeiro zoológico espacial. Então, sem mais demora, vamos logo a classificação desses “bichos”!  O Sol é uma estrela – uma estrela anã. Existem estrelas de volumes, massas e cores variadas. Mas há algo em comum a todas elas. As estrelas são constituídas, em sua maior parte, de hidrogênio e o hélio. Esses gases estão na forma de plasma, o quarto estado da matéria. Toda estrela é um corpo celeste feito de plasma que se mantém coeso devido a força gravitacional de sua enorme massa. Estrelas não são habitáveis, mas somente graças a elas a vida pode surgir em algum planeta ao redor.

4 Planetas não emitem luz e radiação como as estrelas
   Planetas não emitem luz e radiação como as estrelas. Mas além disso, para que um corpo celeste ser chamado de planeta ele deve: 1) estar em órbita ao redor do Sol, 2) ter uma forma arredondada e 3) ser um objeto de dimensão predominante entre os demais que estiverem em órbitas vizinhas. O resultado prático dessa definição é que o Sistema Solar fica com oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, que foi descoberto em 1930, possui características físicas e orbitais que só recentemente foram melhor compreendidas pelos astrônomos. Por isso ele passa a integrar uma nova classe de objetos, a dos planetas anões. Pela definição, o Sistema Solar tem três planetas anões: Plutão, Ceres e Éris. Esses astros não se encaixam no item 3 da definição de planeta, apresentada acima.

5    Os satélites naturais (também chamados luas) são corpos celestes que circulam em torno de um planeta. Satélites não estão em órbita de uma estrela, mas podem ser arredondados ou não. As luas de Marte, por exemplo, são irregulares. A Lua é um satélite da Terra. O centro de gravidade do sistema Terra-Lua fica abaixo da superfície terrestre (embora distante do centro da Terra). No caso dos satélites de Júpiter, o centro de gravidade fica bem mais perto do centro desse planeta. Os satélites são sempre menos massivos (e menores) que os planetas em torno dos quais orbitam. Porém, isoladamente, um satélite pode ser maior que um planeta. É o caso, por exemplo, de uma das luas de Saturno, Titã – maior que o planeta Mercúrio.

6 Alguns satélites do Sistema Solar
Nome do satélite Planeta a que pertence Diâmetro aproximado Período orbital Ganimedes Júpiter 5.260 km 7 dias Titã Saturno 5.150 km 16 dias Tritão Netuno 2.710 km 6 dias Miranda Urano 2.400 km 1,4 dias Deimos Marte 23 km 1,3 dias Leda 10 km 241 dias Para efeito de comparação, a Lua tem km de diâmetro e leva 27 dias para completar uma volta em torno da Terra (revolução).

7    Asteróides são corpos rochosos que estão em órbita do Sol, mas são pequenos e têm formas irregulares. Às vezes são chamados de planetóides. Os asteróides são feitos do material remanescente da formação do Sistema Solar. Os que estão situados logo após a órbita de Marte, no chamado Cinturão Principal, são provavelmente restos de matéria que nunca conseguiu se agregar para formar um planeta, devido a influência gravitacional de Júpiter. Asteróide vem do grego aster, estrela, e oide, sufixo que indica semelhança. Isso se deveu as primeiras observações desses objetos, no século XIX. Na prática não existe tal similaridade. Estima-se que existam mais de 400 mil asteróides com diâmetro superior a 1 km. Foram catalogados pouco mais de 3 mil. Há um segundo cinturão de Asteróides depois da órbita de Netuno, chamado Cinturão de Kuiper, mas esses objetos devem ter algumas características distintas daqueles do Cinturão Principal.

8 Cometas famosos e suas passagens pela Terra
   Cometas são ainda menores que asteróides e também são lembranças da época da formação do Sistema Solar. Verdadeiros fósseis espaciais, os cometas, no entanto, se desgastam a cada passagem, ao exibir suas caudas que nada mais são que material de seu próprio núcleo, uma “bola de gelo suja” de dióxido de carbono, metano, amônia, água e alguns minerais. Nunca confunda cometas com meteoros, que são as populares “estrelas cadentes”. Embora também venham do espaço, meteoros são um fenômeno atmosférico. Eles riscam um céu com velocidade, todas as noites, sendo visíveis no máximo por alguns segundos. Cometas são corpos celestes que giram em torno do Sol como os planetas e asteróides, exibindo uma ou mais caudas quando se aproximam do astro-rei. Cometas são visíveis no céu por semanas ou meses. Eles não “passam voando”. Cometas famosos e suas passagens pela Terra * Data do periélio, ou seja, sua menor distância ao Sol. Cometas famosos e suas passagens pela Terra Nome Última passagem* Período orbital Halley 09/fev/1986 76,1 anos Encke 19/abr/2007 3,3 anos Hale-Bopp 31/mar/1997 4.000 anos Borrelly 14/set/2001 6,86 anos

9 Próximos passos: 1-Vamos observar as aulas com animação no programa Ensino Fundamental 3 em 1, na área de trabalho do seu computador na sala de informática. Boa aula! 2- Responda em dupla as atividades no UNO páginas 4 e 5. Bom trabalho! Professora Marluci


Carregar ppt "GEOGRAFIA – QUE MUNDO É ESSE?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google