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Aline Motta Cindy Sinigoi Fabio Lazarini Lucas Galvanini Marcel Patrick Marcela Plapler Marcelo Rebello Marina Biagioni Tania Cristina Eustaquio.

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Apresentação em tema: "Aline Motta Cindy Sinigoi Fabio Lazarini Lucas Galvanini Marcel Patrick Marcela Plapler Marcelo Rebello Marina Biagioni Tania Cristina Eustaquio."— Transcrição da apresentação:

1 Aline Motta Cindy Sinigoi Fabio Lazarini Lucas Galvanini Marcel Patrick Marcela Plapler Marcelo Rebello Marina Biagioni Tania Cristina Eustaquio

2 A rede Mc Donalds com mais de 31 mil lojas espalhadas pelo mundo, precisa se modernizar e mudar conceitos caso queira um futuro neste continente... ISTOÉ dinheiro, Março 2010 Em 2009, a rede Mc Donalds cresceu apenas 5%, enquanto seu principal concorrente, BK, cresceu 20%. Revista ÉPOCA, 2010 Fast food saudável é a nova tendência. As pessoas estão vivendo mais e querem que seja com saúde. ABF -Associação Brasileira de Franchising para O Estado de São Paulo, Abril 2010

3 Matriz

4 Grau de Incerteza Importância Matriz PESTE A P T E S

5 social Econômico Atual

6 social Econômico Futuro

7 Natalidade Em 2006 o Brasil atingiu as taxas de natalidade previstas para o ano de 2043 Fonte: IPEA 2006; No ano de 2020 a taxa de natalidade será de 1,8 filhos por mulher na zona rural e 1,3 na área urbana; Ano 1960 – 6,3Ano 2008 – 1,8 Ano 2020 – 1,3 A queda da taxa de natalidade brasileira perde apenas para a Chinesa; Rápida mudança no perfil do consumidor brasileiro;

8 Tendência de alimentação saudável 14% da população brasileira é considerada Obesa e 47% está com sobrepeso Fonte: Abeso 2010 A Mundo Verde, maior rede de produtos naturais da América Latina, abrirá seu primeiro fast-food no início de 2011 Wraps Light Food and Smooths, maior rede de comida light do Brasil, prepara-se para lançar um modelo de franquias A "saudabilidade, valorização daquilo que promove saúde, é uma forte tendência no mercado da alimentação Fonte: ABF

9 A mulher no mercado de trabalho Em 2009, a população feminina representou a maioria da população em idade ativa - 53,6% Entre 2003 e 2009 aumentou em 20,4% o contingente de mulheres que trabalham fora de casa Entre 2003 e 2009 o número de mulheres no mercado de trabalho com 11 anos de estudo ou mais subiu de 45% para 60% Fonte: IBGE

10 Novos Entrantes / Concorrência Barreiras de Entrada –Localização farovável –Curva de aprendizagem (franquia) – alta tecnologia e treinamento –Custos fixos – matéria-prima, canais de distribuição: padronização –Qualidade dos serviços Produtos substitutos –Qualquer tipo de refeição rápida –Sistema delivery –Pontos informais de vendas na cidade

11 Crescimento do PIB brasileiro Mais dinheiro circulando no mercado. Maior acesso das classes baixas às lanchonetes Mc Donalds como líder de mercado é o potencial captador deste novo consumidor que se apresenta. Com mais dinheiro circulando, existem mais pessoas em condições de se tornar franqueados, e com isso, aumenta o poder de captação do Mc Donalds Consequente aumento de base de clientes e poder de captação

12 Renda média mensal dos trabalhadores cresceu 20%, entre 2004 e 2009 Parcela de trabalhadores com carteira assinada cresceu de 58,8% da população economicamente ativa, em 2008, para 59,6%, em 2009 Distribuição de Renda da População Brasileira Classe A – 5% Classe B - 24% Classe C (classe média) - 43% Classe D (classe média baixa) - 25% Classe E (classe mais pobre) - 3% Esperança de vida passou de 69,6 anos para 72,8 anos no período de 1998 a Distribuição de Renda no Brasil

13 Projeções para 2020 Segundo a Consultoria Perspectiva o PIB atingirá U$21,3 mil em 2020, com um incremento anual de 2,6%; O mercado de trabalho brasileiro receberá 10,4 milhões pessoas até Nesse período, o salário real subirá 2,5% ao ano, como resultado da escolaridade dos trabalhadores; Aumento da expectativa para 77 anos, devido a popularização dos alimentos saudáveis Para o McDonalds as projeções são favoráveis, principalmente a da expectativa de vida visto que a população idosa trabalhará fora por mais tempo favorecendo a alimentação fora do lar principalmente dos demais membros da família

14 Inflação O mercado está antecipando uma alta da inflação de 2010 para 5,72% acumulados, fora do centro da meta que é de 4,5% Para 2011 o mercado espera uma taxa mais baixa em 5,2% mas apenas depois de uma alta da Selic para 12,25% (estando atualmente em 10,75%) Fonte: boletim Focus Bacen 26/11/2010 Ainda é incerto como a inflação se comportará daqui há 10 anos. Tudo depende do controle do déficit público da parte do governo. Mas é pouco provável que haja períodos de descontrole já que tudo indica que a política de metas de inflação perdurará.

15 Inflação (cont.) IMPACTO: como impacto direto de um aumento da inflação podemos antecipar uma alta da taxa Selic pelo Copom. O aumento dos juros, por sua vez, tende a provocar uma queda no consumo. Não sabemos ao certo quão afetada será a demanda por fast-foods porém supõe-se que este tipo de produto seja elástico já que está associado a outros hábitos de consumo que dependem de um excedente de renda como ir ao shopping, comer fora de fim de semana etc. É provável que afete mais as classes baixas ascendentes que estão começando a criar o hábito de comer fora IMPACTO: como impacto direto de um aumento da inflação podemos antecipar uma alta da taxa Selic pelo Copom. O aumento dos juros, por sua vez, tende a provocar uma queda no consumo. Não sabemos ao certo quão afetada será a demanda por fast-foods porém supõe-se que este tipo de produto seja elástico já que está associado a outros hábitos de consumo que dependem de um excedente de renda como ir ao shopping, comer fora de fim de semana etc. É provável que afete mais as classes baixas ascendentes que estão começando a criar o hábito de comer fora O QUE FAZER?: temos observado uma migração de público das classes médias e altas para as classes baixas. Não convém perder o contato com consumidor mais abastado pois ele é mais resiliente à altas de preço. AÇÃO: campanhas de marketing com foco em classes A e B. (investimentos em ações como essas devem ser gradualmente retirados a medida que a inflação cair no longo prazo). O QUE FAZER?: temos observado uma migração de público das classes médias e altas para as classes baixas. Não convém perder o contato com consumidor mais abastado pois ele é mais resiliente à altas de preço. AÇÃO: campanhas de marketing com foco em classes A e B. (investimentos em ações como essas devem ser gradualmente retirados a medida que a inflação cair no longo prazo).

16 Análise SWOT McDonalds - Pouca variedade de alimentos saudáveis no cardápio *(ponto fraco com relação a fast foods de comidas saudáveis) - Atendimento lento em pedidos especiais - A produção dos seus produtos causa danos ecológicos - Desrespeito pelos direitos dos funcionários e condições de trabalho - Pouca atenção à pesquisa e desenvolvimento. -Turnover alto, incluindo alta gerência - Aumento do número de pessoas que consomem fast food saudável - Novas tecnologias que possibilitam redução dos custos. - Adequar o menu aos novos hábitos alimentares (produtos menos calóricos; comida mais saudável) - Melhorar o atendimento - Redução do custo dos produtos -Promoções - Imagem de alimentação não saudável - Novas cadeias de fast food com alimentos mais saudáveis. - Mudança no habito alimentar da população - Regulamentação da ANVISA - Perda de autenticidade (da marca) - Forte concorrência - A imagem de fast food afasta possíveis clientes -Alvo de profissionais de saúde e ativistas ForçasFraquezas Ameaças Oportunidades CONCLUSÃO: - Criar um plano de atração de novos consumidores com produtos mais saudáveis. - Criar novos produtos e manter a inovação. - Minimizar a perda de cliente com um produto mais barato e com promoções. - Criar um programa de 0% de gordura trans em seus produtos. - Nome, marca e reputação forte no mercado mundial - Grande número de lojas (multinacional) - Constantes inovações de produtos, para manter a clientela - Adaptação aos locais onde é implementada - Introdução de alguns produtos mais saudáveis (saladas, água de coco, sucos, etc) *(ponto forte com relação aos junk foods) - Formas de pagamento - A opção de McDrive - Marketing forte

17 Análise setorial - Mercado de Fast Food Aumento da participação da mulher no mercado de trabalho Aumento do consumo entre a classe C – aumento da renda em 13% Em 2008 mais de 280 redes de fast food no país;

18 McDonalds em 2020 Não vendemos apenas hambúrguer e batata frita. Nossa meta é sermos reconhecidos como uma empresa de alimentos. Queremos criar uma nova experiência gastronômica. Marcelo Rabach CEO Brasil Flexibilização do portfólio de produtos; Introdução de opções saudáveis. Ex: Smoothies de iogurte de frutas; Mudança de conceito da marca. Ex: Ronald GYM no lugar dos tradicionais parquinhos;


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