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Profa. Leslie Shérida Ferraz

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Apresentação em tema: "Profa. Leslie Shérida Ferraz"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Leslie Shérida Ferraz leslie.ferraz@fgv.br
Plantão aos alunos: 3as feiras, das 9h15m às 10h15m Bacharel, Mestre e doutoranda em direito processual pela USP Pesquisadora visitante nas Universidades de Firenze (Itália), Columbia e Fordham (Nova Iorque) Professora de Direito Processual Civil e Penal Advogada e Pesquisadora

2 Recursos e Processo de Execução
OBJETIVOS DO CURSO Leitura e compreensão de textos legislativos e doutrinários Leitura, compreensão e análise crítica de julgados Pesquisa legislativa, doutrinária e jurisprudencial Correta utilização da linguagem, capacidade persuasória e redação técnica Capacidade de argumentação lógica (oral – role play) e escrita Desenvolvimento de raciocínio lógico e reflexão crítica

3 Formas de avaliação NOTA Forma de avaliação Peso Composição da nota
I (de 0 a 10) Avaliação continuada 3,0 Leitura dos textos, freqüência, participação em aula, atividades e wikidireito (*) Avaliação escrita 7,0 Prova escrita 1 Redação de uma peça recursal II (de 0 a 10) Prova escrita 2 Questões discursivas (pode também ser aplicada questão objetiva)

4 Formas de avaliação 1. Avaliação continuada: até 3,0 pontos nas notas I e II - Leitura dos textos indicados – Participação em aula (pertinência da intervenção e freqüência às aulas) - Redação de peças Exercícios/atividades Wikidireito (detalhamento a seguir) 2. Avaliação escrita: até 7,0 pontos nas notas I e II Prova I: 08/04/08 (redação de uma peça recursal) Prova II: 10/06/ Execução e recursos Prova final: 08/07/2008 (para quem não atingir a média 7,0, toda a matéria)

5 Wikidireito OBJETIVOS
Desenvolver as seguintes capacidades instrumentais no aluno: Pesquisa doutrinária e jurisprudencial dirigida Produção criativa do direito Pesquisa e utilização da legislação

6 Wikidireito a) Composição na nota final
Até 1,0 ponto na avaliação continuada (sujeito à apreciação da qualidade da intervenção) Se o aluno não entregar, perde até 1,0 ponto na média, pelo comprometimento da cadência dos trabalhos b) Forma de participação dos alunos Relator: responsável por apresentar um breve resumo da aula e por suscitar uma questão relevante para os debates Pesquisadores: os pesquisadores devem realizar pesquisas (a) doutrinária e (b) jurisprudencial. 2.1.Pesquisa doutrinária: introdução da doutrina brasileira acerca dos tema debatido, trazendo posições divergentes e fazendo uma análise crítica das diversas teses encontradas 2.2.Pesquisa jurisprudencial: introdução de julgados pertinentes ao tema, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com análise crítica e posicionamento pessoal.

7 Wikidireito c) Prazos Relator: 72 horas, a contar do final da aula
Pesquisadores (doutrina/jurisprudência TJRJ/ jurisprudência STJ): 96 hs (prazo comum), a contar da inserção do conteúdo pelo relator OBS. Se o relator não cumprir a tarefa, o pesquisador da doutrina ficará encarregado desta função – e assim sucessivamente. d) Forma de avaliação Relator: capacidade de síntese e análise dos pontos pertinentes da aula para registro e pertinência da questão eleita para o debate Pesquisadores: pertinência da pesquisa ao tema suscitado pelo relator, capacidade de análise e posicionamento crítico

8 Crise do Judiciário? - Acesso à justiça x litigiosidade contida x explosão da litigiosidade x litigiosidade latente - Quem se utiliza do Poder Judiciário? Quem tem interesse na demora do processo? - Quais as implicações de um Judiciário lento e moroso?


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