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1 Introdução à Administração Harvey Cosenza. 2 Introdução à Administração zA palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister.

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1 1 Introdução à Administração Harvey Cosenza

2 2 Introdução à Administração zA palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que presta um serviço a outro. zHoje, a tarefa da administração foge da definição inicial e sua tarefa é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, afim de alcançar os objetivos da maneira mais adequada.

3 3 TGA - Teoria Geral da administração zA teoria geral da administração começou com o que chamamos de ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários em uma fábrica) com a administração científica de Taylor. zCada uma das teorias administrativas buscaram privilegiar uma destas cinco variáveis: yTarefas yEstrutura yPessoas yAmbiente yTecnologia

4 4 TGA - Teoria Geral da administração z1903 Teoria da Administração Científica - Taylor, Gilberth z1909 Teoria da burocracia - Weber z1916 Escola dos Princípios de Administração - Fayol z1932 Escola das relações Humanas - Mayo e Lewin z1947 Teoria das decisões - Simon z1951 Teoria dos Sistemas - Bertalanffy,Kast e Rosenzweig z1953 Teoria dos Sistemas Sociotécnicos - Emery e Trist z1954 Teoria Neoclássica da Adm - Newman, Druker z1957 Escola Comportamental da Adm - McGregor z1962 Escola do Desenvolvimento Organizacional - Bennis z1972 Teoria da contingência - Woodward,Laurence e lorsch

5 5 TGA - Teoria Geral da administração zTodas as teorias apresentadas são válidas e surgiram como uma resposta para os problemas empresariais mais relevantes em sua época e todas foram bem sucedidas. zDe certo modo são aplicáveis aos dias de hoje e o administrador precisa conhecê-las para ter a sua disposição alternativas interessantes para cada ocasião. Exemplo: a moderna indústria automobilística utiliza em suas linhas de montagem os mesmos princípios da Administração Científica, enquanto os gerentes se preocupam com a Teoria do Comportamento Organizacional.

6 6 TGA - Teoria Geral da administração zAs cinco variáveis, até hoje constituem os principais componentes no estudo da Administração de Empresas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo, cada qual influencia e é influenciado pelos outros componentes. Modificações em um provocam modificações em maior ou menor grau nos demais. zNa realidade a adequação destas cinco variáveis (tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente) constitui o principal desafio da administração.

7 7 TGA - Teoria Geral da administração zPode se dizer então que a tarefa básica da administração é fazer coisas através das pessoas, com os melhores resultados. zA administração é a própria atividade organizacional e tornou-se vital e indispensável. Em uma sociedade de organizações, onde a complexidade e a interdependência das organizações são o aspecto crucial, a administração avulta como fator chave tanto para a melhoria da qualidade de vida quanto para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade hoje.

8 8 TGA - Abordagem Clássica da administração zNo início do século XX dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da Administração. Um era americano Wilson Taylor e desenvolveu a Escola da Administração Científica ( aumento da eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário. zO outro era europeu, Henri Fayol, e desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência através da estruturação e disposição dos órgãos componentes das organizações e suas inter- relações. zEstas duas orientações juntas formam então o que chamamos de Abordagem Clássica ou Tradicional da Administração.

9 9 TGA - Abordagem Clássica da administração Abordagem Clássica da Administração Científica Teoria Clássica Taylor Fayol Ênfase nas Tarefas Ênfase na Estrutura

10 10 TGA - Administração Científica zA preocupação em criar uma Ciência da Administração começou com a experiência concreta e imediata do trabalho de operários e com ênfase nas tarefas. zNo primeiro período de sua obra Taylor voltou-se exclusivamente para a racionalização do trabalho dos operários. zNo segundo período a definição de Princípios Administrativos aplicáveis a todas as situações da empresa.

11 11 TGA - Administração Científica zA Organização racional do trabalho se fundamenta nas seguintes análises do trabalho operário: yEstudo dos tempos e movimentos yFragmentação das tarefas yespecialização do trabalhador zBuscava-se a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção zNesta fase a única forma de se obter a colaboração do operário era através de incentivos salariais e prêmios de produção. O salário era a única fonte de motivação

12 12 TGA - Administração Científica zO desenho de Cargos e Tarefas enfatizava o trabalho simples e repetitivo, as padronizações e condições de trabalho que assegurassem a Eficiência. zVerificou-se que somente os operários trabalhando de forma organizada e científica não garantiam o sucesso da empresa se os chefes, gerentes e diretores continuassem a trabalhar da mesma forma que antes. Surgiria assim os primeiros Princípios de Administração capazes de balizar o comportamento dos chefes e gerentes.

13 13 TGA - Administração Científica zAs principais críticas a esta administração científica são: ySuper especialização que robotizam o operário yVisão microscópica do homem, como sendo apenas um apêndice isolado da maquina industrial yAbordagem envolvendo apenas a organização formal zContudo, estas limitações não apagam o fato de que este foi o primeiro passo na busca de uma Teoria Administrativa

14 14 TGA - Teoria Clássica da administração zHenri Fayol Caracteriza-se pela ênfase na estrutura que a organização deve possuir para ser eficiente. zDivisão da empresa em seis grupos yFunções Técnicas - produção yFunções Comerciais - compra e venda yFunções Financeiras - procura e gerência de capitais yFunções de segurança - preservação dos bens e pessoas yFunções contábeis - balanços,inventários, registros e custos yFunções Administrativas - coordenam e sincronizam as demais funções

15 15 TGA - Teoria Clássica da administração zFayol define o ato de administrar como sendo : Prever, Organizar, comandar, coordenar e controlar zEstes elementos constituem o chamado Processo Administrativo, e são pertinentes a todas as áreas e níveis da administração da empresa. Ou seja todo chefe, gerente ou diretor, desempenham atividades ligadas a estes elementos. zNão devemos confundir Funções Administrativas com Direção da empresa.

16 16 TGA - Teoria Clássica da administração zFunções Universais da Administração: yPrevisão - avaliação do futuro e aprovisionamento em função dele. Unidade, continuidade e flexibilidade são os aspectos de um bom plano de ação. yOrganização - Proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em Material e Social. yComando - Leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais.

17 17 TGA - Teoria Clássica da administração zCoordenação - Harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Sincroniza todas as ações em suas proporções certas e adapta os meios aos fins. zControle - Consiste na verificação para certificar se todas as coisas ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros no sentido de retificá-los e prevenir a recorrência.

18 18 TGA - Teoria Clássica da administração zPara Fayol existe uma proporcionalidade da função administrativa, ou seja, ela não é exclusividade da alta direção, mas é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos. Administração Organização zAdministração tem um conceito mais amplo que abrange aspectos como previsão, comando e controle, que a Organização por si só não envolveria.

19 19 TGA - Teoria Clássica da administração zPara Fayol então a palavra organização pode ter dois significados: yOrganização como uma unidade ou entidade social, na qual as pessoas se integram entre sí para atingir objetivos comuns. xFormal - Organização oficial xInformal - Relações impostas pela organização formal para o desempenho dos cargos. yOrganização como função administrativa e parte do processo.

20 20 TGA - Teoria Clássica da administração zComo toda ciência deve ser baseada em leis ou princípios, Fayol tentou definir o que ele chamou de Princípios gerais da administração. yDivisão do trabalho yAutoridade e responsabilidade yDisciplina yUnidade de comando yUnidade de direção ySubordinação dos interesses individuais aos Globais yRemuneração pessoal

21 21 TGA - Teoria Clássica da administração zPrincípios universais de Fayol (cont.) yCentralização yCadeia Escalar yOrdem yEqüidade yEstabilidade e duração do pessoal yIniciativa yEspírito de equipe

22 22 TGA - Teoria Clássica da administração zTodos os autores da teoria Clássica descrevem a organização apenas em termos lógicos, formais, rígidos e abstratos. Apesar de considerar o seu conteúdo psicológico e social, nenhum deles deu a sua devida importância. zO racionalismo da Teoria Clássica visa a eficiência do ponto de vista técnico e econômico, ou seja, a organização é um meio de atingir a eficiência máxima sob o aspecto técnico e econômico. zPor este fato alguns autores chamam a Teoria Clássica de Teoria das máquinas.

23 23 TGA - Teoria Clássica da administração Princípios gerais de Administração Divisão do Trabalho Especialização Unidade de comando Amplitude de controle Organização Formal Máxima Eficiência Abordagem prescritiva e normativa da Teoria Clássica

24 24 TGA - Abordagem Humanística da Administração zA teoria Administrativa sofre uma verdadeira revolução conceitual com a Abordagem Humanística. zTransferência da ênfase das Tarefas e da Estrutura Organizacional para ênfase nas pessoas que trabalham ou participam das organizações. zA partir desta abordagem a preocupação com a máquina, a organização formal cedem prioridade para o homem e seu grupo social Aspecto técnico e formal Aspecto psicológico e sociológico

25 25 TGA - Abordagem Humanística da Administração zA Teoria das Relações Humanas, USA, surge como conseqüência imediata da Experiência de Hawthorne - Heltom Mayo. Movimento de oposição a Teoria Clássica. zSurgiu da necessidade de se corrigir a forte tendência à desumanização do trabalho surgida com a aplicação de métodos rigorosos e científicos. yNecessidade de se humanizar e democratizar a administração yDesenvolvimento das ciências humanas - (psicologia e sociologia) yIdéias de Filosofia - Johw Dewey yExperiência de Hawthorne

26 26 TGA - Abordagem Humanística da Administração Conclusões da experiência de Hawthorne zNível de produção é resultante da integração social yÉ a capacidade social do trabalhador que estabelece o seu nível de competência e eficiência. Quanto mais integrado socialmente no grupo de trabalho, tanto maior é sua disposição de produzir. zComportamento Social dos empregados yA experiência permitiu verificar que o homem se apóia totalmente no grupo. Em geral os trabalhadores agem e reagem como membros de grupos, e não como indivíduos isolados.

27 27 TGA - Abordagem Humanística da Administração Conclusões da experiência de Hawthorne zAs recompensas e sanções sociais yOs operários que produziam muito acima ou abaixo das normas determinadas perdem o respeito e afeição dos colegas. zGrupos Informais yA empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de diversos Grupos Sociais Informais. zRelações Humanas yCada indivíduo é uma personalidade altamente influenciada e influenciadora no comportamento e atitudes daqueles que mantém contato.

28 28 TGA - Abordagem Humanística da Administração Conclusões da experiência de Hawthorne zA importância e o conteúdo do cargo yVerificou-se que que o conteúdo e a natureza do trabalho tem enorme influência sobre a moral do trabalhador. Trabalhos simples e repetitivos tendem a se tornar monótonos e maçantes afetando negativamente as atitudes e logo reduzindo a eficiência. zÊnfase nos aspectos emocionais yOs elementos emocionais, não planejados e mesmo irracionais do comportamento humano passam a merecer um aspecto especial na administração e nas relações humanas.

29 29 TGA - Abordagem Humanística da Administração zA empresa torna-se um Sistema Social. Produz bens ou serviços e distribui satisfação entre os seus participantes. zA colaboração humana é determinada antes pela organização informal do que pela formal. Para a maioria dos operários os estímulos psicológicos e sociais são mais importantes que as condições de ordem material ou econômica. zDentro desta abordagem um quadro maior se depara aos olhos dos pesquisadores: A Civilização Industrializada zTorna-se indispensável conciliar e harmonizar as duas funções básicas da Organização industrial: Função econômica e Função Social.

30 30 TGA - Abordagem Humanística da Administração zLiderança. yCom a Teoria das Relações Humanas, passou-se a constatar a enorme influência da Liderança informal sobre o comportamento das pessoas. zT.Clássica - ênfase na autoridade formal. yA liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos.

31 31 TGA - Abordagem Humanística da Administração zLiderança é a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida através do processo da comunicação humana para a consecução de um ou diversos objetivos específicos. zInfluência interpessoal é uma força psicológica, uma transação interpessoal na qual uma pessoa age de modo a modificar ou induzir o comportamento de outra de algum modo intencional. Geralmente a influência envolve conceitos como poder e autoridade.

32 32 TGA - Abordagem Humanística da Administração zTeorias sobre liderança. yTeorias de traços de personalidade yTeorias sobre estilos de liderança yTeorias situacionais da liderança zAs teorias de traços de personalidade são as primeiras a respeito de liderança e afirmam que um Traço é uma característica, qualidade distintiva da personalidade. zO líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distinguem dos demais

33 33 TGA - Abordagem Humanística da Administração zUm líder deve inspirar confiança, ser inteligente, perceptivo e decisivo para ter melhores condições de liderar com sucesso. zAs teorias sobre estilos de liderança são as que estudam a Liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados, pela maneira pelo qual o líder orienta sua conduta. zEnquanto a primeira se refere a como o lide é, esta por sua vez trata de como é que o líder faz.

34 34 TGA - Teoria das Relações Humanas Autocrática Apenas o líder fixa as diretrizes sem qualquer participaçã o do grupo. Democrática As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder Liberal Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder

35 35 TGA - Teoria das Relações Humanas Autocrática O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho. Democrática A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem a liberdade de escolher os seus companheiros de trabalho. Liberal Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros de trabalho. Absoluta falta de participação do líder.

36 36 TGA - Teoria das Relações Humanas Autocrática O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo. Democrática O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates. Liberal A participação do líder no debate é limitada, apresentando apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem

37 37 TGA - Teoria das Relações Humanas Autocrática O líder é dominador e é pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. Democrática O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas. O é objetivo e se limita aos fatos em suas críticas e elogios. Liberal O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos. O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.

38 38 TGA - Teoria das Relações Humanas Estilo Autocrático Estilo Democrático Estilo Liberal Líder Subordinados Líder Subordinados Líder Subordinados Ênfase no líder Ênfase no líder e nos subordinados Ênfase nos Subordinados

39 39 TGA - Teoria das Relações Humanas zNa prática os líderes utilizam os três processos de liderança, de acordo com a situação, com as pessoas e com a tarefa a ser executada. zO líde, tanto manda cumprir, como consulta seus subordinados antes de tomar uma decisão. zA questão principal é saber quando aplicar qual processo, com quem e dentro de que circunstâncias e atividades.

40 40 TGA - Teoria das Relações Humanas zAs Teorias situacionais da liderança partem do princípio de que não existem um único estilo ou característica de liderança valida para todas e qualquer situação. zCada tipo de situação requer um tipo de liderança diferente para se alcançar a eficácia dos subordinados. zO verdadeiro líder é aquele que é capaz de se ajustar a um grupo em particular de pessoas sob condições extremamente variadas.

41 41 TGA - Teoria das Relações Humanas zOs três ingredientes principais da Teoria das Contingências são: yo líder, yo grupo, e ya situação. zA variável situação é a de maior importância na determinação de quem será o líder e o que ele deverá desempenhar.

42 TGA - Teoria das Relações Humanas Uso de autoridade pelo administrador Área de liberdade dos subordinados Liderança centralizada no chefe Liderança centralizada nos subordinados A Administra dor toma a decisão e comunica B Administra dor vende sua decisão C Administra dor apresenta suas idéias e pede perguntas D Administra dor apresenta uma decisão, sujeita a modifica - ção E Administra dor apresenta o problema, recebe sugestões e toma sua decisão F Administra dor define os limites e pede ao grupo que tome uma decisão G Administrado r permite que subordinados funcionem dentro de limites definidos por superior

43 43 TGA - Teoria das Relações Humanas zCom o desenrolar das experiências de Hawthorne e sobre Liderança, os pesquisadores passaram a concentrar sua atenção nas oportunidades de ouvir e aprender em reuniões de grupo e notar os problemas das comunicações entre grupos nas empresas. zA competência do administrador para comunicar-se e relacionar-se deveria ser aperfeiçoada. zCom o enfoque das Relações Humanas a imagem Social e Popular da organização impôs ao administrador novas posturas.

44 44 TGA - Teoria das Relações Humanas a) Assegurar a participação das pessoas dos escalões inferiores na solução dos problemas da empresa. b) Incentivar maior franqueza e confiança entre os indivíduos e os grupos nas empresas. zA comunicação é uma atividade administrativa que tem dois propósitos principais: yproporcionar informação e compreensão necessária para que as pessoas possam se conduzir nas suas tarefas. yproporcionar as atitudes necessárias que promovam a motivação, cooperação e satisfação nos cargos. zEstes dois propósitos, juntos, promovem um ambiente que conduz a um espírito de equipe e a um melhor desempenho nas tarefas.

45 45 TGA - Teoria das Relações Humanas zA comunicação entre chefes e subordinados torna-se peça fundamental na avaliação de desempenho e habilidades, fundamentadas em três pontos. yO homem trabalha melhor quando conhece os padrões de seu trabalho. yA organização opera mais eficientemente quando um homem e seu chefe têm um entendimento comum das suas responsabilidades e padrões de desempenho esperado. yCada homem pode ser auxiliado a dar a máxima contribuição e a utilizar o máximo de suas habilidades.

46 46 TGA - Teoria das Relações Humanas zRedes ou cadeias de comunicação yAtravés de experiências, Lewitt, ordenou cinco pessoas em três tipos de estrutura: RODA CADEIA CÍRCULO

47 47 TGA - Teoria das Relações Humanas zComo toda teoria, a das Relações Humanas recebeu diversas críticas, as principais foram: yVisão inadequada dos problemas de relações industriais. ylimitação no campo experimental. yConcepção romântica e ingênua do funcionário. yEnfoque manipulativo e demagógico

48 48 TGA - Teoria Neoclássica zPrincipais características: yÊnfase na prática da administração. yReafirmação dos postulados clássicos. yÊnfase nos princípios gerais de administração. yÊnfase nos objetivos e nos resultados. yEcletismo

49 49 TGA - Teoria Neoclássica zÊnfase na prática da administração. yCaracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pela busca de resultados concretos e palpáveis, sem se descuidar dos conceitos teóricos da administração. yVisou-se desenvolver os conceitos de forma prática e utilizável. ação administrativa. yUma Teoria administrativa só tem valor quando operacionalizada na prática.

50 50 TGA - Teoria Neoclássica zReafirmação dos postulados clássicos. yUma reação a enorme influência das ciências do comportamento em detrimento dos aspectos econômicos e concretos. yA organização, relações de linha e assessoria, problema da autoridade e responsabilidade, departamentalização e todos os conceitos clássicos são realinhados na abordagem Neoclássica.

51 51 TGA - Teoria Neoclássica zÊnfase nos princípios gerais de administração. yEstabelece normas de comportamento administrativo. Os princípios que os clássicos utilizavam como leis científicas são retomados como critérios mais ou menos elásticos para a busca de soluções administrativas práticas

52 52 TGA - Teoria Neoclássica zÊnfase nos Objetivos e Resultados. yÉ em função dos objetivos e resultados que uma organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada. ySão exatamente os objetivos que justificam a existência de uma operação. yEnquanto as outras teorias davam ênfase nos meios a neoclássica visa os resultados e objetivos

53 53 TGA - Teoria Neoclássica zEcletismo dos Neoclássicos. yOs autores neoclássicos, embora se baseiem fortemente na teoria Clássica, são amplamente ecléticos, absorvendo conteúdo de quase todas as outras teorias administrativas.

54 54 TGA - Teoria Neoclássica zOs onze princípios de administração mais utilizados: yQuanto a Objetivos: Os objetivos da empresa e de seus departamentos devem ser claramente definidos e estabelecidos por escrito. A organização deve ser simples e flexível. yQuanto as atividades: As responsabilidades designadas para uma posição devem ser confinadas tanto quanto possível ao desempenho de uma simples função. As funções devem ser designadas para os departamentos na base da homogeneidade no sentido de alcançar a operação mais eficiente e econômica. yQuanto a autoridade: Deve haver linhas claras de autoridade descendo do topo até a base da organização e responsabilidade da base ao topo.

55 55 TGA - Teoria Neoclássica yA responsabilidade e a autoridade de cada posição devem ser claramente definidas por escrito. yA responsabilidade deve ser sempre acompanhada de correspondente autoridade. yAutoridade para tomar ou iniciar ação deve ser delegada o mais próximo possível da cena de ação. yO número de níveis de autoridade deve ser o mínimo possível zQuanto a relações: Há um limite quanto ao número de posições que pode ser eficientemente supervisionado por um único indivíduo. yCada indivíduo na organização deve reportar-se apenas a um único supervisor. yA responsabilidade da autoridade mais elevada para com os atos de seus subordinados é absoluta.

56 56 TGA - Teoria Neoclássica zPara os autores neoclássicos, a Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum. E o bom administrador é, naturalmente, aquele que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço e com menos atritos com outras atividades úteis. zNo fundo, todas as instituições são organizações e, consequentemente, têm uma dimensão administrativa comum.

57 57 TGA - Teoria Neoclássica zAo formular uma teoria das organizações, Drucker salienta que há três aspectos principais nas organizações: yQuanto aos objetivos: as organizações não vivem para si próprias, mas são meios, são órgãos sociais que visam à realização de uma tarefa social. yQuanto a administração: todas as grandes organizações são diferentes em seus objetivos, em seus propósitos, mas são essencialmente semelhantes na área administrativa. yQuanto ao desempenho individual: é o campo onde há menor diferença entre as organizações. O desempenho individual é a eficácia do pessoal que trabalha dentro das organizações. As organizações só atuam à medida que seus administradores agem.

58 58 TGA - Teoria Neoclássica zCada empresa deve ser considerada sob o ponto de vista de eficácia e de eficiência. yEficácia é uma medida do alcance de resultados. A eficácia de uma empresa refere-se à sua capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade, ou do mercado por meio de seus produtos ou serviços. yEficiência é uma medida da utilização dos recursos nesse processo. É uma relação entre custo e benefícios, ou seja, uma relação entre os recursos aplicados e o produto final obtido.

59 59 TGA - Teoria Neoclássica zContudo, nem sempre a eficácia e a eficiência andam de mãos dadas. Uma empresa pode ser eficiente em suas operações e pode não ser eficaz, ou vice-versa.. EficiênciaEficácia Ênfase nos meios Ênfase nos resultados Resolver problemas Atingir resultados Jogar futebol com arte Ganhar a partida

60 60 TGA - Teoria Neoclássica zPrincípios básicos da Organização: zOs autores neoclássicos fundamentalizam os princípios da organização formal em quatro pontos. yDivisão do trabalho yEspecialização yHierarquia yDistribuição de autoridade e responsabilidade

61 61 TGA - Teoria Neoclássica zDivisão do trabalho. yPara ser eficiente a produção deve basear-se na divisão de tarefas, que nada mais é que decompor um processo complexo em uma série de pequenas tarefas. yIniciou-se pelo operário, na administração científica, depois ampliou-se para os escalões superiores, na teoria Clássica. yGerou maior especialização e detalhamento das tarefas e também um melhor aproveitamento do trabalho especializado por meio de departamentalização.

62 62 TGA - Teoria Neoclássica zDivisão do trabalho. zAs conseqüências desta divisão de trabalho foram: yMaior produtividade e melhor rendimento do pessoal envolvido. yMaior eficiência da organização yRedução dos custos de produção, principalmente de mão-de- obra e de materiais diretos.

63 63 TGA - Teoria Neoclássica zDivisão do trabalho. zA própria organização empresarial passa a desdobrar-se em três níveis administrativos, para dirigir e executar as tarefas e operações: yNível institucional - Dirigentes e Diretores. yNível intermediário - Gerentes yNível operacional - Supervisores

64 64 TGA - Teoria Neoclássica zEspecialização e Hierarquia. zSão conseqüências naturais que surgem da divisão de tarefas. zHierarquia leva ao conceito de autoridade - a medida que se sobe na escala hierárquica, aumenta o volume de autoridade do ocupante do cargo. zPara vários autores a autoridade é conceituada como poder formal, significa o direito de dar ordens.

65 65 TGA - Teoria Neoclássica zPara os neoclássicos a autoridade é o direito formal e legítimo de tomar decisões, transmitir ordens e alocar recursos para alcançar os objetivos desejados pela organização. zCaracterísticas da autoridade para os neoclássicos: zA autoridade é alocada em posições da organização e não em pessoas. zOs administradores têm autoridade devido às posições que ocupam, outros administradores nas mesmas posições tem a mesma autoridade.

66 66 TGA - Teoria Neoclássica zAutoridade é aceita pelos subordinados. yOs subordinados aceitam a autoridade dos superiores porque acreditam que eles têm o direito legítimo, transmitido pela organização, de dar ordens e esperar o seu cumprimento. zA autoridade flui abaixo através da hierarquia verticalizada. yA autoridade flui do topo até a base da organização e as posições do topo têm mais autoridade do que as posições da base.

67 67 TGA - Teoria Neoclássica zA responsabilidade significa o dever de desempenhar a tarefa ou atividade para a qual a pessoa foi designada. zGeralmente, o grau de autoridade é proporcional ao grau de responsabilidade assumida pela pessoa. zAutoridade maior que responsabilidade y - Autocrático ou tirano. zAutoridade menor que responsabilidade y - aumenta a dificuldade da tarefa.

68 68 TGA - Teoria Neoclássica zSurge o conceito de delegar. zDelegação é o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia. zA hierarquização da organização, já representa a distribuição da autoridade e da responsabilidade.

69 69 TGA - Teoria Neoclássica zCentralização versus descentralização. yA teoria Clássica defendia a organização linear caracterizada pela ênfase dada à centralização e a Científica defendia a organização funcional, excessivamente descentralizada. yA centralização e descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próximo ao topo da organização.

70 70 TGA - Teoria Neoclássica zNa Descentralização, a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização zVantagens da centralização. yAs decisões são tomadas por administradores que possuem uma visão global da empresa. yOs tomadores de decisão no topo são geralmente melhor treinados e preparados do que os que estão nos níveis mais baixos.

71 71 TGA - Teoria Neoclássica yAs decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais. yA centralização elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz custos operacionais. zDesvantagens yAs decisões são tomadas por administradores da cúpula que estão distanciados dos fatos e das circunstâncias. yOs tomadores de decisão no topo raramente têm contato com as pessoas e situações envolvidas.

72 72 TGA - Teoria Neoclássica yAs linhas de comunicação da cadeia escalar provocam demoras e maior custo operacional. yAs decisões têm de passar pela cadeia escalar,envolvendo intermediários e possibilitando distorções e erros pessoais no processo de comunicação das decisões. zDescentralização - Vantagens yAs decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores da ação. yTomadores de decisão são os que tem mais informação sobre a situação.

73 73 TGA - Teoria Neoclássica yMaior participação no processo decisorial promove motivação e moral elevado entre os administradores médios. yProporciona excelente treinamento para os administradores médios. zDesvantagens yPode ocorrer falta de informação e coordenação entre os departamentos envolvidos. yMaior custo pela exigência de melhor seleção e treinamento dos administradores médios.

74 74 TGA - Teoria Neoclássica yRisco de sub-objetivação: Os administradores podem defender mais os objetivos departamentais do que os empresariais. yAs políticas e procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos.

75 75 TGA - Cultura Organizacional zTodo povo tem sua cultura própria. Também as organizações tem sua cultura, que chamamos de Cultura Organizacional. zÉ o modo de vida próprio que cada organização desenvolve em seus participantes. zA cultura de uma organização não é estática e permanente, sofre alterações ao longo do tempo, dependendo de condições internas ou externas.

76 76 TGA - Cultura Organizacional zOs autores consideram que mudar a estrutura organizacional não é suficiente para mudar a Organização. A única maneira de fazê-lo, é mudando sua cultura. zPara mudar a cultura e o clima organizacional, a organização precisa ter capacidade inovadora, ou seja, deve ter as seguintes características: yAdaptabilidade - ser flexível e receptiva ySenso de identidade - Compreensão do passado e do presente.

77 77 TGA - Cultura Organizacional yPerspectiva exata do meio ambiente. Percepção realista e capacidade de investigar, diagnosticar e compreender. yIntegração entre os participantes, de tal forma que a organização possa se comportar como um todo orgânico. zConceito de mudança yO mundo hoje caracteriza-se por um ambiente em constante mudança, este ambiente que envolve as empresas é extremamente dinâmico, exigindo delas uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência.

78 78 TGA - Cultura Organizacional zToda esta multiplicidade de variáveis complexas, mutáveis, levou a uma conclusão: zApenas esforços isolados, lentos e gradativos de se taparem alguns buracos da organização, são insuficientes para se levar o barco adiante. zTornou-se imperiosa a necessidade de estratégias coordenadas e de mais longo prazo com o objetivo de desenvolver climas dentro da organização, maneiras de trabalhar, relações, sistemas de informações e comunicações que sejam congruentes com os prognósticos futuros.


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