A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem de Programação II Parte IV

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem de Programação II Parte IV"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem de Programação II Parte IV
Professora: Flávia Balbino da Costa Linguagem de Programação II Parte IV

2 Conteúdo Programático:
Revisão (estruturas de decisão e repetição, procedimentos e funções ) Trabalhando com a Linguagem C Estrutura de dados homogêneas I - vetores Estrutura de dados homogêneas II - matrizes Estrutura de dados heterogêneas - registros Recursividade Ponteiros, alocação dinâmica, listas

3 Comandos de repetição Os comandos de repetição devem ser utilizados quando se quer que uma ação seja executada uma ou mais vezes (ou em algumas situações, nenhuma vez).

4 Comandos de repetição Podemos definir dois tipos de situações distintas quando a utilização de um comando de repetição se faz necessário: Quando se conhece a quantidade de vezes que a ação deve ser realizada (essa quantidade pode ser um valor explícito ou o valor contido em uma variável) Quando, em uma situação mais geral, se conhece somente quando se deve parar.

5 Comandos de repetição - for
Podemos pensar na utilização do comando FOR nas situações em que sabemos o número de vezes em que uma ação deverá ser repetida. No entanto, entendendo bem a sua sintaxe, podemos verificar que podemos utilizar este comando em qualquer situação em que a utilização de um comando de repetição se faz necessário.

6 For - sintaxe for (operações_iniciais; expressão_continuação; operações_final_passo) { Comando1; ... ComandoN; }

7 Comando For Repare, antes de qualquer outra coisa, que a sintaxe do comando define claramente três definições entre os parênteses, separadas por ponto e vírgula (;). Vamos a explicação de cada uma delas.

8 Comando For operações_iniciais - especificam as operações que devem ser realizadas antes de se executar o primeiro passo da repetição. Se mais de uma, separá-las por vírgula. Normalmente especificamos aqui os valores iniciais das variáveis;

9 Comando For expressão_continuação - deve ser UMA (e somente UMA) expressão cujo resultado será interpretado como um valor booleano. Sendo o resultado verdadeiro, a ação a ser repetida, formada pelos comandos entre o par de chaves, é realizada; caso contrário, o comando de repetição termina;

10 Comando For operações_final_passo - especificam as operações que devem ser realizadas ao final de cada passo. Se mais de uma, separá-las por vírgula. Normalmente especificamos aqui como as variáveis de controle do comando for devem ser alteradas.

11 Comando For - exemplos for (i=1; i<=10; i++) printf(“%d\n”, i); for (i=0, j=10; j>i; i++, j--) { printf(“Valor de i = %d\n”, i); printf(“Valor de j = %d\n”, j); printf(“Pressione uma tecla ...\n”); getch(); }

12 Comandos de repetição - while
O funcionamento deste comando de repetição é idêntico ao correspondente do pascal e podemos utilizar nas mesmas situações, isto é, quando não sabemos a quantidade de vezes que a ação será repetida, mas sabemos quando parar.

13 While - sintaxe while (expressão) { Comando1; ... ComandoN; }
A expressão terá o seu valor interpretado como um valor booleano. Quando o resultado desta for falso, a repetição terminará.

14 Comando while - exemplo
printf(“Informe um número: “); scanf(“%d”,&n); while (n!=0) { if (n%2) printf(“O número é impar!\n”); else printf(“O número é par!\n”); printf(“Informe um outro número: “); }

15 Comandos de repetição – do...while
O funcionamento do comando do...while é similar ao funcionamento do comando while. A única diferença é que aqui a expressão é avaliada no final, após a execução da ação. Isso faz com que a ação seja realizada pelo menos uma vez.

16 Do...While - sintaxe do { Comando1; ... ComandoN; } while (expressão);
De qualquer modo, os comandos while e do...while se equivalem. A escolha por um ou por outro muitas vezes é de acordo com a situação (no comando do...while a ação é realizada pelo menos uma vez) e, também, escolha pessoal do programador.

17 Comando while - exemplo
Faça um programa em C que deva ler um número inteiro e positivo (não permitir que o usuário informe um número fora dessas exigências) e informe todos os seus divisores.

18 Comando while - solução

19 Exercícios: Faça um programa que leia um número do teclado (limite), um incremento (incr) e imprima os números naturais de 0 até limite pulando de incr. Suponha que limite e incr são maiores que zero. Exemplo: valores lidos: 10 (limite) 3 (incr) impressão:

20 Exercícios: Faça um programa que imprima a tabuada de 5 no formato:
5 x 10 = 50 Faça um programa que imprima as tabuadas dos números de 1 a 10.

21 Exercícios: Faça um programa que leia um número do teclado (num), imprima os números de 1 a num e o seu somatório. Faça um programa que leia um intervalo do teclado (início e fim) e imprima os múltiplos de 5 entre eles. Exemplo: valores lidos: impressão:

22 Exercícios: Faça um programa que leia um número do teclado (num), a seguir leia num números do teclado e imprima o maior, o menor e soma dos números lidos. Faça um programa que leia uma seqüência de números terminada por 0 e imprima o maior, o menor e a média aritmética dos números. O número 0 (zero) não faz parte da seqüência. Exemplo: valores lidos: impressão: Maior = 20 Menor = -7 média = 3

23 Exercícios: Faça um programa que leia o preço de compra e o preço de venda de 100 mercadorias. O programa deverá imprimir quantas mercadorias proporcionam: lucro < 10 % 10 %  lucro  20 % lucro > 20 %

24 Soluções: 1) 2)

25 Soluções: 3)

26 Soluções: 4)

27 Soluções: 5)

28 Soluções: 6)


Carregar ppt "Linguagem de Programação II Parte IV"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google