A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antropologia e Nutrição Humana Profa. Aline Baroni Martins Unidade I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antropologia e Nutrição Humana Profa. Aline Baroni Martins Unidade I."— Transcrição da apresentação:

1 Antropologia e Nutrição Humana Profa. Aline Baroni Martins Unidade I

2 Árvore Genealógica A origem do Homo sapiens*, como todas as espécies animais, encontra-se hoje em dia explicada pela Teoria da Evolução das espécies, baseada nos trabalhos de Charles Darwin e amplamente suportada por fatos científicos. * Homem sábio, racional.

3 Evolução do Homem

4 Homo sapiens e erectus De acordo com as teorias mais comumente aceita entre os antropólogos atuais, o Homo sapiens teve origem nas savanas de África entre a anos atrás, descendendo do Homo erectus, e teria colonizado a Eurásia e a Oceania há atrás, colonizando as Américas apenas há anos. Tendo em vista que existe vida na terra há mais de 3,5 bilhões de anos, pode-se dizer que esta espécie é muito recente. Para uma avaliação mais clara, poderia fazer o seguinte paralelo:

5 Classificação do Homem Biologicamente, os humanos são classificados como: - Homo sapiens (latim para homem sábio, homem racional), um primata bípede pertencente à superfamília Hominoidea juntamente com outros símios: chimpanzés, bonobos, gorilas.

6 Surgimento da espécie O Homo sapiens ocupou o lugar do Homo erectus devido à sua superior capacidade de reprodução e maior competitividade pelos recursos naturais.

7 Diferença anatômica Primatas evoluidos x Homo sapiens

8 Contexto religioso A origem do Homem é explicada como alguma forma de intervenção divina, baseada unicamente na fé dos crentes. Dentre estas correntes, destacam-se, no Mundo Ocidental, o Cristianismo, em sua forma mais tradicional.

9 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE Início da história da humanidade – observação e registro de costumes diferentes, de similitudes e desigualdades entre os povos. Idade Clássica – gregos, chineses e romanos foram os que mais reuniram informações sobre povos diferentes, deixando substanciosos registros e relatos dessas culturas. Século V a.C. – Nascimento da Antropologia com Heródoto (Pai da Antropologia). Séculos XV, XVI e XVII – contribuições de viajantes, soldados, missionários, comerciantes que procuravam as regiões recém-conhecidas e habitadas por povos exóticos e estranhos (ex. Carta de Pedro Vaz de Caminha).

10 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE Meados do século XVIII até século XIX - Antropologia assume categoria de ciência com Linneu (ao classificar os animais, relaciona o homem entre os primatas). Século XIX – Progresso com descoberta de fósseis humanos e restos arqueológicos pelos arqueólogos.

11 Homo erectus Boucher de Perthes, em 1840, refere-se ao homem pré-histórico, baseado em seus achados (utensílios de pedra).

12 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE Sistematização Antropologia Científica, após 1859, com a teoria evolucionista (Darwin); John Lubock, em 1865, estabelecimentos das diferentes culturas da Idade da Pedra e estabeleceu as diferentes culturas do Paleolítico e Neolítico (1865). Desenvolvimento de conhecimentos da Geologia, Genética, Biologia e Sociologia. Primeiros teóricos da Antropologia Física – Tylor, Morgan, Bachofen, Maine e Bastian Século XX – Progresso com pesquisas científicas de campo incentivadas por trabalhos de Franz Boas (Pai da Antropologia Moderna); Século XXI – Consolidação e exigência de cooperação entre especialistas da Antropologia e de outras áreas do conhecimento humano (métodos específicos e altamente técnicos);

13 Conceituação (anthropos = homem e logos = estudo), = estudo do homem. HOMEM - Elemento de grupo organizado História, crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem etc. Conhecimento psicossomático e evolução humana. GRUPO HUMANO é produto de uma particular experiência cultural.

14 Conceito Por Hoebel e Frost (1981) como sendo,... a ciência da humanidade e da cultura. Ciência superior social e comportamental, e mais, na sua relação com as artes e no empenho do antropólogo de sentir e comunicar o modo de viver total de povos específicos, é também uma disciplina humanística (HOEBEL; FROST, 1981);

15 Para Marconi e Presotto (2001), a Antropologia é:... ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento, tentando compreender-lhe a existência em todos os seus aspectos, no espaço e no tempo, considerando sua estrutura biopsíquica humana, e as manifestações culturais, do comportamento e da vida social.

16 Objeto de estudo da Antropologia HOMEM e suas OBRAS; ESTUDO DA HUMANIDADE COMO UM TODO; Antropologia e Nutrição Humana = estudo da humanidade no contexto alimentar e nutricional; - Não pode separar deste contexto, os fatores que contribuem neste processo de conhecimento alimentar de uma humanidade, que são eles: - Cultura; - Política; - Sociedade; - Economia;

17 Contexto HOMEM - Reino animal - formas físicas primitivas e atuais (a); Sociedade (b); Comportamento (c); Manifestações culturais; ( a) Semelhanças e diferenças físicas, psíquicas, culturais e sociais entre grupos. Ex: brancos, pardos e negros; línguas diversificadas, indumentária indígena e não indígena, culto ao sol, pirâmides egípcias e pré- colombianas; os índios Apinajé, Guarani, esquimós, samoanos etc. (b) Grupos simples (culturalmente diferenciados) e sociedades humanas (letradas ou ágrafas, extintas ou vivas). ( c) A análise do comportamento humano necessita considerar o indivíduo, a sociedade e a cultura, enquanto aspectos inter-relacionados.

18 Objetivo da Antropologia estudo da humanidade como um todo para compreensão da existência humana como entidade física e cultural. O ser humano pode ser definido em termos biológicos, sociais e consciência. Homem como expressão BIOPSICOCULTURAL (ser biológico pensante, produtor de culturas e participante da sociedade).

19 Cultura de Grupo O ser humano é uma espécie eminentemente social e não individual, o que levou ao aparecimento de crenças, mitos, rituais, valores e normas sociais que, no conjunto, formam uma cultura.

20 Divisão e campos de estudo - investigação ANTROPOLOGIA FÍSICA / BIOLÓGICA - Natureza física humana origens e evolução; estrutura anatômica; processos fisiológicos; características raciais das populações antigas e modernas;

21 Divisão de estudo da Antropologia Física Paleontologia Humana - Estuda o homem antigo, sua origem, evolução - fósseis antigos.

22 Divisão de estudo da Antropologia Física - Antropometria; - Estuda as medidas do homem; - Estudos comparativos do crescimento; - Estudo comparativo individuais ou coletivos, onde se compara os valores encontrados na avaliação com os valores de referência ditos como normais. Este estudo se vincula com Anatomia a Fisiologia, Medicina e Nutrição.

23 Antropologia Física e Nutrição Ex: Estudo comparativo de crescimento Antropometria

24 Antropologia Cultural* Natureza cultural humana origens e desenvolvimento das culturas, no tempo e espaço; semelhanças e diferenças culturais; comportamento cultural em todas as dimensões; -Divisão de estudo: arqueologia, folclore, antropologia da sociedade, cultura e personalidade. *Comportamento instintivo (hereditário) e adquirido (aprendizagem);

25 Cultura e Personalidade O estudo das inter-relações entre cultura e personalidade amplia a análise antropológica, sendo o indivíduo compreendido como um agente de mudança social, desempenhando papel dinâmico e inovador e não mero receptor e portador de cultura (MARCONI; PRESOTTO, 2001). HOMEM PARTICIPA DA SOCIEDADE E DA CULTURA - caracteres constitucionais (biopsicológicos) -experiência sociocultural própria TIPO DE PERSONALIDADE (adaptação aos valores socio -culturais grupo) DETERMINAÇÃO doações e reações, pensamentos e sentimentos.

26 Antropologia aplicada Consiste no emprego prático dos conhecimentos antropológicos, disponibilizados a sociedade, a fim de colaborar para o bem-estar dos grupos humanos. Vem adquirindo importância no mundo moderno, pois: Empenha-se na solução de situações conflituosas; Procura minimizar os desequilíbrios e tensões culturais; Tenta reduzir, nas culturas atingidas por desequilíbrio ou tensão, a incomodidade; Tenta fazer respeitar os padrões e valores culturais; Aplica conhecimentos antropológicos, físicos e culturais na busca de soluções para modernos problemas sociais, políticos e econômicos dos grupos simples e das sociedades civilizadas.


Carregar ppt "Antropologia e Nutrição Humana Profa. Aline Baroni Martins Unidade I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google