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Processo de Enfermagem – Wanda Horta

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Apresentação em tema: "Processo de Enfermagem – Wanda Horta"— Transcrição da apresentação:

1 Processo de Enfermagem – Wanda Horta
Unidade III: Etapas da metodologia da assistência de enfermagem e o processo de desenvolvimento Avaliação Processo de Enfermagem – Wanda Horta

2 Avaliação de um plano de cuidados individualizado
Unidade III: Etapas da metodologia da assistência de enfermagem e o processo de desenvolvimento AVALIAÇÃO Avaliação de um plano de cuidados individualizado A avaliação de um plano individualizado de cuidados inclui a passagem por todas as etapas do processo de enfermagem. (LEFREVE, 2005)

3 Unidade III: Etapas da metodologia da assistência de enfermagem e o processo de desenvolvimento
AVALIAÇÃO Investigação Realizar uma investigação para determinar se há mudanças de saúde e para certificar-se de que todos os dados são exatos e completos Diagnóstico Determinar se o diagnósticos e os problemas que exigem cuidado de enfermagem estão resolvidos ou melhoram a ponto de ocorrer a alta. Analisar se há novos problemas Implementação Examinar como foi a implemntação. Identificar os fatores que afetaram o sucesso ou criaram problemas com o plano Planejamento Verificar se os resultados e as intervenções são adequados e se os resultados estão sendo alcançados (LEFREVE, 2005)

4 Unidade III: Etapas da metodologia da assistência de enfermagem e o processo de desenvolvimento
Etapas para avaliar o alcance de resultados Determinar o atual estado de saúde e a disposição para testar o alcance dos resultados. Listar os resultados estabelecidos no Planejamento. Ex: “Caminhará sem auxílio, com muletas, toda a extensão do corredor, em 03/07.” Comparar o que a pessoa é capaz de fazer em relação aos resultados. Ex: “Consegue andar sem auxílio toda a extensão do corredor, embora fique sem equilíbrio no final.” 4. Decidir a extensão do alcance dos resultados, fazendo as seguintes perguntas: Os resultados foram totalmente alcançados? Os resultados foram parcialmente alcançados? Os resultados não foram alcançados? (LEFREVE, 2005)

5 Unidade III: Etapas da metodologia da assistência de enfermagem e o processo de desenvolvimento
Etapas para avaliar o alcance de resultados 5. Registrar seus achados no prontuário do cliente/ paciente (registros de evolução e plano de cuidados). (LEFREVE, 2005)

6 Unidade III: Etapas da metodologia da assistência de enfermagem e o processo de desenvolvimento
Identificação de variáveis que afetam a obtenção de resultados Os resultados e as intervenções foram realistas e adequadas a este indivíduo? As intervenções foram consistentemente implementadas conforme prescrito? Novos problemas ou respostas adversas foram detectadas precocemente, e foram feitas as mudanças adequadas? Qual a opinião da pessoa em relação ao alcance dos resultados e ao plano de cuidados? Que fatores impediariam o progresso? Que fatores favorecem o progresso? Há necessidade de uma busca na literatura de artigos de pesquisa aplicável e de prática? (Isso tem especial importância em situações complexas.) (LEFREVE, 2005)

7 Unidade III: Etapas da metodologia da assistência de enfermagem e o processo de desenvolvimento
Decisão de continuar, modificar ou terminar o plano O passo é decidir se continua, modifica ou finaliza o plano. Continuar o plano : se a pessoa não tiver alcançado os resultados, embora você não tenha identificado nenhum fator que tenha impedido ou favorecido o cuidado, sendo, simplesmente, uma questão de mais tempo. (Não se esqueça de que as pessoas que falham no alcance dos resultados desejados, dentro do tempo estipulado, estão demosntrando uma variação de cuidado, que precisa ser avaliada por um gerenciador de casos) (LEFREVE, 2005)

8 Unidade III: Etapas da metodologia da assistência de enfermagem e o processo de desenvolvimento
Decisão de continuar, modificar ou terminar o plano O passo é decidir se continua, modifica ou finaliza o plano. Modificar o plano: quando os resultados não foram alcançados, quando você identificar novos problemas ou fatores de risco ou quando você identificar formas de tornar mais eficiente o cuidado. Fianlizar o plano: se a pessoa tiver alcançado os resultados, não apresentar novos problemas ou fatores de risco e demonstrar capacidade de cuidar de si mesma. (LEFREVE, 2005)

9 Unidade III: Etapas da metodologia da assistência de enfermagem e o processo de desenvolvimento
Três Tipos de avaliação: Resultados, Processo e Estrutura Avaliação de Resultados – enfoque os resultados do cuidado (p.ex., os resultados foram alcançados? As pessoas estão satisfeitas com o atendimento?) Avaliação do Processo – Enfoque como foi oferecido o cuidado (p.ex., a investigações foram realizadas de forma consistente e oportuna?) Avaliação da Estrutura- Enfoque o ambiente em que ocorre o cuidado (p. ex. O ambiente físico, os padrões de contratação funcional e as práticas de comunicação da organização foram adequados a um controle eficiente do cuidado?) (LEFREVE, 2005)

10 Processo de Enfermagem – Wanda Horta
Histórico de Efermagem Diagnóstico de Enfermagem Indivíduo Família Comunidade Plano Assistencial Prognóstico Plano de cuidados ou Prescrição de Enfermagem Evolução (HORTA, 1979)

11 Processo de Enfermagem – Wanda Horta
Histórico de Enfermagem – É o roteiro sistematizado para o levantamento de dados dos er huano (significtvos para a (o) enfermeira (o) que tornam possível a identificação de seus problemas. Diagnóstico de Enfermagem- É a identificação das necessidades do ser humano que precisa de atendimento e a determinação pela enfermeira do grau de dependência deste atendimento em natureza e em extensão. Plano Assistencial- É a determinação global da assistência de enfermagem que o ser humano deve receber diante do diagnóstico estabelecido. Plano de Cuidados, ou prescrição de enfermagem- É a implementação do plano assistencial pelo roteiro diário (ou período aprazado) que coordena a ação da equipe de enfermagem na execução de cuidados adequados ao atendimento das necessidade básicas e específicas do ser humano. (HORTA, 1979)

12 EVOLUÇÃO É o registro feito pela Enfermeira após a avaliação do estado geral do cliente. Desse registro constam os problemas novos identificados, um resumo sucinto dos resultados dos cuidados prescritos e os problemas a serem abordados nas 24 horas subseqüentes. Deve constar: Problemas novos identificados; Resumo sucinto dos resultados prestados; Problemas a serem abordados nas 24 horas subseqüentes. Ex: 30/10 O cliente não deambulou pela manhã, pois foi levado para realizar arteriografia e retornou sonolento, sob efeito sedativo. (Enf. XXXXXX) (ABEN, 2006)

13 Recomendações da Evolução - Ser registrada em impresso próprio; - Ser feita diariamente para todos os clientes, com data e horário; - Ser refeita em parte ou totalmente, quando houver alteração no estado do cliente com anotação do horário Na primeira evolução, resumir sucintamente as condições gerais detectadas durante o preenchimento do histórico e relacionar os problemas selecionados para a primeira intervenção.   (ABEN, 2006)

14 Processo de Enfermagem – Wanda Horta
Prognóstico de Enfermagem- É a estimativa da capacidade do ser humano em atender suas necessidades básicas alteradas após a implementação do plano assistencial e à luz dos dados fornecidos pela evolução de enfermagem (HORTA, 1979)


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