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Empreendedorismo. Conceito de Empreendedorismo Empreendedorismo é um termo derivado da palavra entrepreneurship e utilizado para designar estudos relativos.

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1 Empreendedorismo

2 Conceito de Empreendedorismo Empreendedorismo é um termo derivado da palavra entrepreneurship e utilizado para designar estudos relativos ao empreendedor, seu perfil e universo de atuação.A palavra entrepeneur é de origem francesa e foi usada com diferentes significados por vários autores, até se chegar a concepção que define o empreendedor como alguém que inova e é agente de mudanças.

3 Conceito de Empreendedorismo -Geração de riquezas e desenvolvimento econômico, com foco no homem e na sociedade. -Pessoas imbuídas de capacidade de liderança e criatividade, aliando inovação psicológica e crescimento econômico. -As pequenas e médias empresas adquirem um papel central na produção e criação de empregos. -O elemento humano é essencial no desenvolvimento do conceito de empreendedorismo. -Adotar o conceito de empreendedorismo é, antes de de tudo, associar ética, cidadania e comprometimento com o meio ambiente, abrangendo o social, o político e as empresas com gestão moderna. -Atitude intrapreneurship- atitude empreendedora dentro das organizações.

4 Conceito de Empreendedorismo 1-Capacidade individual de empreender: Iniciativa, busca de soluções inovadoras para problemas econômicos, sociais, pessoais e outros. 2- Processo de iniciar e gerir empreendimentos: Conceitos, métodos instrumentos e práticas relacionadas com a criação, implantação e gestão de novas empresas ou organizações. Isto deve ser ensinado. 3-Movimento social de desenvolvimento do espírito empreendedor: Criação de emprego e renda, com incentivo de governos e diferentes instituições.

5 Empreendedorismo Empreendedorismo é capacidade de transformar uma ideia em uma realidade seja ela inovadora ou não. Ser empreendedor é ser capaz de identificar oportunidades, desenvolver uma visão do ambiente; é estar pronto para assumir riscos e aprender com os erros; é ser um profundo conhecedor do todo e não só de algumas partes; é dentre outras atribuições ser capaz de utilizar essas informações para seu próprio aperfeiçoamento. O empreendedor precisa estar atendo a dois aspectos: Ser capaz de definir suas ideias em um plano de negócios, delineando o que é e como deve funcionar o novo empreendimento e prestar serviços de qualidade visando a satisfação do cliente.

6 Perfil do Empreendedor Existem 2 vertentes para a palavra empreendedor: -a dos economistas, que associa o empreendedor à inovação e a dos comportamentalistas, que enfocam os aspectos atitudinais, como a criatividade e a intuição. Dolabela (2003) se refere ao empreendedor da seguinte forma: A palavra empreendedor, de emprego amplo, é utilizada para designar principalmente as atividades de quem de dedica à geração de riquezas, seja na transformação de conhecimentos em produtos ou serviços, na geração do próprio conhecimento ou na inovação em áreas como marketing, produção e organização. Empreendedorismo implica a geração e agregação de novos valores e tecnologias. Assim para tornar-se um empreendedor, não basta acumular conhecimentos nesta área, é fundamental a incorporação de atitudes, valores e comportamentos que vão fazer o sujeito olhar o mundo por um outro prisma.

7 Perfil do Empreendedor O antropólogo Martins (2005) em um artigo escrito na Revista Fomento Mercantil apresenta dez dicas para ser um empreendedor: O empreendedor não tem apenas boas ideias, ele passa do pensamento à ação. Todo empreendedor tem verdadeira paixão pelo que faz. É um entusiasmo e proativo. O empreendedor sabe ter foco. O empreendedor estuda, busca aumentar o seu conhecimento e checa opiniões com seu feeling. O empreendedor tem tenacidade, é perseverante, não teimoso. O empreendedor acredita na própria capacidade.Tem auto-confiança. O empreendedor não tem fracassos. Eles os vê como oportunidade, aprende e segue em frente. O empreendedor tem imagem positiva de si mesmo. O empreendedor não fica preso a um único caminho. Tem a visão de vários cenários. O empreendedor nunca se acha uma vítima. Ele age para modificar a realidade.

8 Características do Comportamento Empreendedor 1-Busca de oportunidade e iniciativa Antecipa-se às demandas, cria soluções para problemas potenciais. Atua na expansão do negócio em novos produtos ou serviços e mercados. O empreendedor está sempre buscando novas oportunidades.

9 Características do Comportamento Empreendedor 2-Persistência Atua eficazmente ou muda de estratégia a fim de vencer um desafio ou superar um obstáculo. Chama a si a responsabilidade para atingir metas e objetivos.

10 Características do Comportamento Empreendedor 3-Comprometimento Dedica-se sobremaneira para realizar as tarefas necessárias. O comprometimento com a empresa pressupõe uma real dedicação para manter a qualidade e honrar os compromissos com o mercado de forma a crescer continuamente. A área financeira também é termômetro da situação da empresa. Na área de produção deve-se dar atenção à qualidade e ao cumprimento dos prazos de forma a garantir a satisfação do cliente.

11 Características do Comportamento Empreendedor 4- Exigência de qualidade e eficiência Fazer as coisas melhor, mais raramente e com menores custos e prazos. Buscar atender ou superar os padrões de excelência. Otimiza as etapas de produção de forma a garantir qualidade e prazos que observem os compromissos assumidos com os parceiros (clientes, fornecedores e demais colaboradores). O diferencial competitivo é superação das expectativas do seu cliente. Encantar o cliente é oferecer-lhe qualidade, prazos e eficiência. Isso deve ser uma atitude contínua de forma a nunca ser superada pelos correntes.

12 Características do Comportamento Empreendedor 5- Correr riscos calculados Busca e avalia as alternativas e calcula seus riscos sistematicamente. Busca minimizar os riscos controlando continuamente os resultados de cada etapa. Aceita situações que implicam desafios ou riscos moderados. Deve-se ser prudente e usar ferramentas de apoio para avaliar e gerir os ricos de uma empresa. Fazer pesquisas de mercado, analisar tendências e cenários, monitorar resultados e ações corretivas são algumas das ferramentas que o empreendedor deve usar habitualmente. A crise, assim como o medo, é um forte estímulo para que o ser humano supere seus limites e alcance resultados importantes.

13 Características do Comportamento Empreendedor 6-Estabelecimento de metas Estabelece objetivos e metas arrojadas e persegue a sua superação. Define claramente os objetivos a longo prazo. Define e controla as metas a curto prazo. Num plano é fundamental estabelecer as metas. Uma forma atual de gerenciar o desenvolvimento da empresa é utilizar a Gerência por Projetos. Nele são identificados o objetivo, o resultado esperado, os recursos necessários, o responsável e os demais envolvidos, a fonte de recursos necessários, o responsável e os demais envolvidos, a fonte de recursos e as estratégias a serem seguidas e, clara um plano alternativo (plano B) se algo falhar. É sempre importante definir o objetivo. O filósofo Sêneca ensina: Quando não sabemos aonde queremos chegar, qualquer vento nos é favorável.Escolha o destino, coloque a proa em sua direção e aja conforme a força do mar, dos ventos e demais obstáculos que encontrar. Nada adianta ficar no meio do oceano.

14 Características do Comportamento Empreendedor 7-Busca de informações Preocupa-se sistematicamente em obter informações de clientes, fornecedores, colaboradores e concorrentes. Analisa pessoalmente como produzir um produto ou fornecer um serviço. Utiliza especialistas para obter assessoria técnica ou comercial. Mantém contatos freqüentes com os clientes, fornecedores, colaboradores e concorrentes visando melhorar a aceitação da sua empresa no mercado. O empreendedor sempre deseja saber mais e mais ($$). Leia muitos assuntos do seu negócio (jornais, revistas e livros). Acesse e pesquise na internet, feiras, palestras e associações, busque fontes alternativas e novas. Faça sistematicamente pesquisa de opinião com seus clientes focando o seu produto e qualidade do atendimento recebido. Peça sugestões e aceite críticas. Levante a situação dos seus fornecedores e concorrentes. Saiba das novidades que pretendem lançar e aproveite para aprimorar suas vantagens e resolver as pendências e recuperar as desvantagens competitivas. Descubra sempre o que a concorrência está planejando. Se for necessário, contrate um técnico sobre o assunto. Continue sempre aprimorando os seus conhecimentos e de toda a sua equipe ($$).

15 Características do Comportamento Empreendedor 8-Planejamento e monitoramento sistemáticos Habitua-se a fazer planos antes de começar um projeto ou negócio. Revisa-os constantemente, anota os resultados alcançados, os problemas encontrados e as alterações necessárias. Um empreendedor bem-sucedido deve saber planejar. Comece fazendo um planejamento sistemático de todas as suas ações futuras. Habitue-se a trabalhar por projetos: defina responsável, prazos, recursos, atividades em cronograma para controlar a evolução dos seus objetivos. Estabeleça metas realistas e verifique o fiel cumprimento e formas alternativas para imprevistos. Divida as tarefas de forma a não sobrecarregar a sua equipe nem você.

16 Características do Comportamento Empreendedor 9-Persuasão e rede contatos Cria e expande constantemente a sua rede de contatos e mantém um perfeito relacionamento empresarial. Usa diversas estratégias motivacionais para influenciar ou persuadir os parceiros. Para manter um bom relacionamento com a sua rede contatos é muito importante estar constantemente atualizado com assuntos diversos que podem eventualmente ser abordados nessa conversa. Seja uma pessoa comunicativa e feliz, demonstrando satisfação em participar do grupo de parceiros. Aprenda a convencer as pessoas a agir favoravelmente aos seus objetivos. Obter melhores preços e prazos dos fornecedores de compras mais significativas dos clientes, maior dedicação dos colaboradores, etc.

17 Características do Comportamento Empreendedor 10-Independência e autoconfiança Busca autonomia em relação a normas e controles dos outros parceiros. Possui a audácia de manter o seu ponto de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores- desde que tenhas fortes argumentos a acreditar nos seus planos. Confia em si próprio e na sua capacidade de realizar tarefas complexas e vencer desafios. Para tanto, exercita e aprende constantemente. Acredita nos seus sonhos e desenvolve as ações necessárias para realizá-los.

18 Empreendedor Traçar metas, atualizar conhecimentos ser inteligente, do ponto de vista emocional, conhecer teorias de administração, de qualidade e gestão, são mudanças decorrentes da globalização e da revolução da informação. O empreendedor deve focalizar o aprendizado nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, e com isso, ser capaz de tomar a decisão certa frente à concorrência existente. Novas habilidades vêm sendo exigidas dos profissionais para poderem enfrentar a globalização com responsabilidade, competência e autonomia.

19 Empreendedor Conquista-se a autonomia profissional quando se é perseverante, determinado, aprendiz, flexível e quando se tem: Positividade Organização Criatividade Inovação Foco

20 Empreendedor O empreendedor assume riscos e seu sucesso está na capacidade de conviver com eles e sobreviver a eles (Degen, 1989, p.11). Gerber (2004), apresenta algumas diferenças dos três personagens que correspondem a papéis organizacionais, quais sejam: a) o Empreendedor, que transforma a situação mais trivial em uma oportunidade excepcional, é visionário, sonhador; o fogo que alimenta o futuro; vive no futuro, nunca no passado e raramente no presente; nos negócios é o inovador, o grande estrategista, o criador de novos métodos para penetrar nos novos mercados; b) o Administrador, que é pragmático, vive no passado, almeja ordem, cria esquemas extremamente organizados para tudo; c) o Técnico, que é o executor, adora consertar coisas, vive no presente, fica satisfeito no controle do fluxo de trabalho e é um individualista determinado.

21 Habilidades de um Empreendedor As habilidades requeridas de um empreendedor podem ser classificadas em 3 áreas: Técnicas: Envolve saber escrever, ouvir as pessoas e captar informações, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe. Gerenciais: Incluem as áreas envolvidas na criação e gerenciamento da empresa (marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, planejamento e controle). Características pessoais: Ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ter ousadia, persistente, visionário, ter iniciativa, coragem, humildade e principalmente ter paixão pelo que faz.

22 Desenvolvimento Econômico Solidário Crescimento econômico. Essa é a palavra de ordem no momento. Uma forma de democratizar o acesso ao emprego e à renda é dando início a um processo de desenvolvimento econômico solidário. Essa política embrionário e experimental de algumas ONGs e grupos socioeconômicos informais, é uma combinação de duas estratégicas: desenvolvimento econômico e economia solidária. Pode-se afirmar que toda ação de economia solidária é uma contribuição ao desenvolvimento econômico da população mais pobre, mas o contrário não é verdadeiro.

23 Desenvolvimento Econômico Solidário Nas ações economicamente solidárias, os trabalhadores são os próprios donos do negócio. Eles se apropriam dos meios da produção de forma coletiva, fazendo retiradas iguais ou equivalentes ao seu trabalho.As formas de associativismos econômicos são inúmeras: cooperativas populares, grupos de trabalho coletivo, feiras de negócios, rede solidária para a comunidade. Não importa o tamanho, o tipo ou a finalidade do negócio.

24 Desenvolvimento Econômico Solidário Economia solidária é todo e qualquer processo em que trabalhadores ou consumidores se unem para compartilhar conhecimentos, recursos e força de trabalho para compartilhar a riqueza existente em determinada localidade. O sentimento e cooperação é predominante e a visão política se faz presente como uma crítica pragmática e permanece ao modelo econômico vigente.

25 Liderança O que é ser um Líder? A grande qualidade de um líder não está expressa em atributos individuais, mas na capacidade de extrair o melhor de seus subordinados ou de seus seguidores.

26 Função de um líder Função educativa/cultural Promover a integração da sua equipe à luz das verdades e crenças que orientam as políticas e estratégias empresariais e contribuir na cultura organizacional.

27 Função de um líder Função estratégica Esclarecer os objetivos empresariais para sua equipe e negociar metas de produção, considerada a conjuntura, de modo a tornar todos motivados e co-responsáveis pelos resultados.

28 Função de um líder Função integradora/ educativa Formar equipes integradas, harmônicas e coesas. É a explicitação mais visível de seu papel de educador e a garantia da continuidade, tanto em relação à eficiência quanto a eficácia de seu grupo.

29 Função de um líder Função instrutora Disponibilidade do líder em ministrar instruções e promover o estímulo e o autodesenvolvimento. Delegação de autoridade e reuniões são dois instrumentos gerenciais imprescindíveis à ação de liderança no trabalho.

30 Função de um líder Função inovadora Manter a equipe motivada, integrada, coesa e criativa é a missão de um gerência verdadeiramente líder e eficaz. Só a criatividade e a renovação asseguram a continuidade numa sociedade em mudança.

31 Função de um líder Função estratégica da Qualidade Total O cliente é a referência essencial do negócio e a justificativa da empresa. É pouco provável que as organizações que não satisfaçam as necessidades de seus empregados, consigam encantar o ClienteQualidade Total significa que não bastam bons serviços e bons produtos, mas que a empresa deve ser essencialmente boa.

32 Características de um Líder -Ambição Baseada na obtenção do sucesso e do poder, mas quando não administrada corretamente gera demagogia. -Valores Diretamente ligada à busca de ideias e à existência de um comportamento ético que quando não sustentada por uma dose de ambição e de competência, se transforma em Ideologia.

33 Características de um Líder Competência Agrupa a capacidade e habilidades profissionais juntamente com a ambição e valores. Para o sucesso de um líder é necessário estar positivamente em evidência, apresentando propostas estimuladoras e soluções confiáveis.

34 Identificando um Líder Como identificar o líder dos líderes e como ele consegue administrar talentos excepcionais de forma estimuladora e eficaz? -Estar sempre aberto para o novo, ou seja, aceitar e se colocar a disposição para aprender as inovações que essas transformações podem acarretar. -Criar uma equipe forte que atue sempre com espírito de grupo. -Ter a negociação como instrumento fundamental para obter participação e cooperação espontâneas. -Aprender a delegar autoridade gerando co-responsabilidades e desenvolvendo o exercício da decisão. -Manter uma postura ética, ou seja, estar sintonizado com o bem comum, com a qualidade e com os valores de uma política empresarial sadia, criando assim credibilidade. -Promover a inovação, o rejuvenescimento e a revitalização cultural para garantir assim a continuidade da organização.

35 Liderança e Visão Estratégica Um empreendedor de sucesso não basta ter audácia, coragem em enfrentar riscos e persistência. É preciso saber pensar estrategicamente. Posturas habituais no contexto dos negócios: Centrar a visão no problema e em suas consequências diretas; Fixar-se nas oportunidades como um sonho bom, todavia sem base; Perceber as oportunidades, gerando meios e recursos para transformá-las em realizações, agindo assim estrategicamente.

36 A Natureza da Liderança Sabe-se que a liderança é um fator inevitável e necessário para o desenvolvimento da vida humana, apesar de ainda não ser bem compreendido.

37 Administração X Liderança Administração e liderança caminham lado a lado, porém afirma-se para os administradores, o importante é manter o funcionamento da organização, enquanto que para os líderes, iniciar e promover uma nítida visão de mudança, é mais compensador.

38 Liderança Executivos X Liderança Nos nomes citados como líderes pelos executivos, estão entre outros, Hitler, Napoleão, Martin Luther King, surgindo até nomes com Jesus e Buda. Generais ou Políticos Durante uma crise, a imagem do líder vem em forma de generais e políticos, ou seja, pessoas que por ocuparem tal posição, tem como dever esperar por conflitos e se encarregam de solucioná-los.

39 Liderança Liderança X Decisão Não se pode confiar em uma pessoa cujo poder de decisão deixa a desejar, ou seja, é necessário agir rapidamente. Liderança X Domínio Por gerarem confiança, os líderes assumem um papel perante a sociedade que pode ser confundido com domínio: O domínio é uma característica que cria invasão, constrangimento e autoritarismo, o que pode ser tolerado por algum tempo, mas que de modo sutil acaba sendo destruída.

40 Liderança Liderança X Coragem O combustível básico para o sucesso como líder, é ter coragem. Líderes correm riscos, almejam destaques, obtém energia, tanto positiva quanto negativa do meio onde agem. Por correrem riscos tornam-se vulneráveis aquele que é sensato é corajoso, o insensato, imprudente.

41 Liderança Ter Visão Clara Visão não é somente aplicada como faculdade de ver. Estipular o que é objetivo e ter uma direção para os outros seguirem, é o que mais define ter uma visão clara, ou seja,ver o futuro com notável clareza.

42 Liderança Ter uma mensagem simples Ter uma mensagem clara e brilhante, pode ser o ponto chave para conseguir a aprovação de seus subordinados.

43 Liderança Concentração X Obstinação Líderes concentrados em alcançar seus objetivos tem como base uma dedicação muitas vezes direcionada, obsessiva e compulsiva.

44 Liderança Comunicação Uma boa comunicação não depende somente de quem conduz, depende também da mensagem e do ouvinte.

45 Liderança Segundo Maslow -O potencial mental das pessoas (sua maior ou menor velocidade de aprendizado) poderá diminuir, mas dificilmente aumentará durante toda a vida do ser humano. -A insatisfação é um estado natural do ser humano. O ser humano fica satisfeito com uma determinada situação, retornando sempre ao seu estado natural que é a insatisfação. - Se um ser humano convive com um grupo de pessoas que tem suas necessidades básicas atendidas, ele desfrutará do estado de satisfação mais frequentemente. -O ser humano tem necessidades básicas que devem ser satisfeitas simultaneamente.

46 Liderança Lideranças Não – Integradas As lideranças de um sistema integram-se por ideias não por tecnologias. Vivemos uma era de supervalorização do ser tecnológico em detrimento do ser humano.

47 Liderança Hierarquia das Necessidades Fisiológicas- segurança- social- auto estima e auto realização. Fisiológicas- inclui fome, sede, abrigo, sexo e outras necessidades corporais. Segurança- segurança e proteção contra o mal físico e emocional Social- incluem afeto, relacionar-se com alguém, aceitação e amizade Auto- estima- incluem fatores internos de estima, como amor próprio, autonomia e realização; e fatores externos de estima como status, reconhecimento e atenção.

48 Empreendedor Buscam-se profissionais que desenvolveram novas habilidades e competências, com coragem de arriscar-se e de aceitar novos valores, descobrindo e transpondo seus limites. O futuro é cheio de incertezas, por isso, é preciso refletir sobre: habilidades pessoais e profissionais; criatividade; memória; comunicação; como enfrentar este século. Diferenciar-se dos demais, revalidar seu diploma pessoal e profissional, rever convicções, incorporar outros princípios, mudar paradigmas, sobrepor idéias antigas às novas verdades, este é o perfil do profissional que, trocando informações, dados e conhecimentos, poderá fazer parte do cenário das organizações que aprendem, das organizações do futuro. São mudanças socioculturais e tecnológicas que fazem repensar hábitos e atitudes frente às novas exigências do mercado.


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