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A seleção de uma fonte, ou de uma combinação de fontes, deve estar baseada nas características do público que pretende atingir, chamada de público-alvo.

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2 A seleção de uma fonte, ou de uma combinação de fontes, deve estar baseada nas características do público que pretende atingir, chamada de público-alvo. Definido com clareza o público-alvo e pesquisando as características demográficas, você estará assegurando que a mensagem será bem-recebida. Seleção e Combinação Criativa de Fontes

3 Por exemplo, crianças e pessoas de mais idade têm requisitos diferentes, porém específicos, para a facilidade de leitura e a legibilidade. São públicos que exigem letras relativamente grandes, com formas diferentes. Devido ao fato de que as crianças estão aprendendo a identificar as letras individualmente, as diferenças entre caixa-alta e caixa-baixa têm de ser facilmente discerníveis. Para a população de mais idade (os que têm 65 anos ou mais). Os tipos em corpo 12 ou 14 parecem mais apropriados. Seleção e Combinação Criativa de Fontes Oh, você não tem como evitar, disse o gato, somos todos loucos por aqui. – 11pts Oh, você não tem como evitar, disse o gato, somos todos loucos por aqui. – 12pts. Oh, você não tem como evitar, disse o gato, somos todos loucos por aqui. – 14pts, Oh, você não tem como evitar, disse o gato, somos todos loucos por aqui. – 16pts. Oh, você não tem como evitar, disse o gato, somos todos loucos por aqui. - 18pts.

4 As milhares de fontes hoje disponíveis dão aos designers contemporâneos infinitas possibilidades visuais, o que muitas vezes resulta numa tarefa desanimadora e consumidora de tempo, a de combinar as mensagens desejadas com as características visuais mais apropriadas. Considerações Sobre a Escolha de Fontes Defina com clareza o problema, identifique o público que quer alcançar com sua mensagem e então escolha as possibilidades de composição apropriadas para desenvolvimento e exploração.

5 Não existe uma solução única apropriada para as fontes tipográficas em cada problema. De fato, as escolhas de bom design são tantas que a dificuldade é decidir quais fontes são as melhores. Para simplificar o processo de selecionar corretamente o estilo ou combinações de estilos, é importante identificar com clareza a intenção pretendida. Faça uma lista das características que quer comunicar, depois comece uma busca por exemplos inspiradores que possam guiá-lo no processo de visualização e nos esboços iniciais. Procure equilibrar os atributos estilísticos e a legibilidade para atingir os resultados de melhor sucesso. A Personalidade Tipográfica

6 Depois de solucionar isso, determine a personalidade desejada e escolha as fontes tipográficas que a completem. Aprenda a fazer escolhas tipográficas baseando-se em seu próprio conhecimento, experiência e julgamento intuitivo. Analise a sensibilidade estética de cada escolha considerando como ela se sintoniza (ou não se sintoniza) com o design almejado. Esse enfoque é sério, divertido, contemporâneo, extravagante, assustador, romântico ou melancólico? A Personalidade Tipográfica King Kong – Arial Narrow 40pts. King Kong – Comic Sans 40pts. King Kong – Century Gothic 40pts.

7 A Personalidade Tipográfica

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11 Os elementos de uma mensagem tipográfica devem ser organizados de acordo com sua importância. A ordenação dos diferentes componentes de uma mensagem e denominada hierarquia. A importância de elemento deve ser cuidadosamente pesada e classificada. As hierarquias comunicam o que é mais importante, o que tem importância relevante e assim por diante, pelo tamanho, peso e arranjo dos elementos da composição. Hierarquia Tipográfica

12 Exemplo de Uma Má Hierarquia

13 Aniversário e Chá de Lingerie Luciana Chá de panela que nada... O que faz a felicidade do casal é a lingerie da noiva!!! Venha comemorar o último aniversário de solteira...enfim 30 anos! 17/07/ h Rua Barão de Mesquita, 555 – play / Tijuca **maiores informações com as amigas Julia (XXXXXXXX), Carla (XXXXXXXX) e Roberta (XXXXXXXX)

14 Solução Final

15 Claro, book, regular, bold e extra bold são variações de pesos relativamente comuns nas fontes tradicionais. Quanto maior o contraste do peso para porções selecionadas na composição, maior a diferença na hierarquia. As variações mais pesadas, por exemplo, são tradicionalmente reservadas para passagens curtas, títulos e subtítulos, uma vez que grandes quantidades desses pesos podem ser difíceis de ser lidas. Peso

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18 O contraste no tamanho do tipo desperta interesse e importância visual a uma área de composição tipográfica. Ás vezes usado como ênfase para indicar a importância de um determinado título ou frase dentro do restante da composição, o tamanho pode ser usado para ilustrar o volume de uma onomatopéia ou enfatizar o tom da voz de um personagem numa história. O contraste no tamanho é um dos tratamentos visuais mais fáceis de serem entendidos para enfatizar partes da composição. Tamanho

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21 Quando a primeira linha de uma mensagem é posicionada em um formato, as outras devem seguir de maneira lógica, de forma a não confundir o significado da comunicação. A variação da orientação da mensagem pode dirigir a atenção do leitor para uma área em vez de outra. Ao usar a orientação vertical, a prática mais comum é girar para o lado toda a palavra ou frase de forma que ela seja lida como parte da composição. Mas lembre-se de usar esses arranjos com moderação, de forma a manter sua ênfase e importância dentro da hierarquia. Variação de Posição e da Orientação

22 O tipo de tamanho grande composto lateralmente contra a margem esquerda direciona o leitor para ler a composição. VERTICAL Se o texto estiver na margem esquerda ele deve ser lido de baixo para cima; se estiver na margem direita, oriente-o para que seja lido de cima para baixo.

23 A variação visual em uma composição pode ser criada pela seleção de variações dentro de uma família ou pelo contraste com o uso de fontes diferentes. Algumas opções para a variação são itálico x romano, script x romano, sem serifa x serifa, caixa-alta x caixa-baixa, claro x bold. Variação na Estrutura e no Estilo das Fontes

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25 Exemplos de variação de fontes


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