A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vias de administração de medicamentos em pediatria Administração de medicamentos via intravenosa É a introdução de medicamentos na corrente sanguínea.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vias de administração de medicamentos em pediatria Administração de medicamentos via intravenosa É a introdução de medicamentos na corrente sanguínea."— Transcrição da apresentação:

1 Vias de administração de medicamentos em pediatria Administração de medicamentos via intravenosa É a introdução de medicamentos na corrente sanguínea. Finalidade a)Obter rápido efeito do medicamento injetado; b)Administrar soluções em quantidades superiores a 5 ml; c)Administrar grandes volumes de soluções para manter ou restaurar o equilíbrio hidroeletrolítico. Intervenção de EnfermagemJustificativa Lavar as mãos ao reunir o materialEvitar infecção cruzada. Calcular a dosagem com atençãoEvitar erros quanto ao cálculo da dose acarretando sub ou superdose. Verificar as condições da rede venosa e posicionar a criança Avalie as condições das veias e escolha a mais adequada a ser puncionada, levando em consideração também o conforto da criança Injetar a solução lentamenteEvita possíveis reações a sobrecarga circulatória e sensações desagradáveis Observar reações locais e sistêmicas durante e após a administração do medicamento Evita que ocorra edema, hiperemia, palidez ou dor no local da inserção da agulha ou dispositivo endovenoso. Essas reações podem ser o indício de deposicionamento do cateter, resultando no extravasamento do fluxo para os tecidos circunvizinhos. (CASTELLI, 1998)

2 Vias de administração de medicamentos em pediatria Administração de medicamentos via intramuscular Consiste na administração de uma solução medicamentosa no interior do músculo. Finalidade a)Administrar soluções aquosas e soluções oleosas, obtendorápida absorção; b)Administrar medicamentos que poderiam ser alterados pelas enzimas digestivas; c)Administrar medicamentos em crianças sem condições de deglutir. Intervenção de EnfermagemJustificativa Lavar as mãos ao reunir o materialEvitar infecção cruzada. Avaliar as condições dos músculos e escolher o local apropriado levando em consideração a presença de lesões, cicatrizes, edemas ou irritações da pele; a distância de vasos e nervos importantes; a espessura do tecido adiposo; irritabilidade da droga; a idade da criança e o tamanho da musculatura, que deve ser suficientemente grande para absorver o medicamento. Verifique as condições musculares. Mantém posição confortável para a criança e adequada à execução do procedimento. Posicionar a criança. Expor apenas a área de aplicação e fazer anti-sepsia do local em sentido único com algodão e alcóol a 70% Exponha apenas a área de aplicação para oferecer aquecimento e proteção, proporcionando conforto. Introduzir a agulha no ângulo de 90 0, perpendicular à pele. Atinge profundamente o músculo (CASTELLI, 1998)

3 Vias de administração de medicamentos em pediatria Administração de medicamentos via subcutânea É a administração de medicamentos na tela subcutânea (camada de tecido situada logo abaixo da pele). Finalidade a)Obter absorção lenta e continua do medicamento (por ex. Insulina); b)Manter a droga em níveis eficazes durante um tempo mais prolongado. Intervenção de EnfermagemJustificativa Lavar as mãos ao reunir o materialEvitar infecção cruzada. Escolher a área de aplicação: face interna do antebraço, face anterior ou lateral da coxa, região abdominal (perumbilical), face externa do braço e região escapular. Evitar áreas de proeminências osséas, com sinais de irritação ou inflamação, ou onde existia tecido ciactricial. Na escolaha da área faça rodízio para a aplicação Evita a administração de medicamento em área lesada, favorecendo a formação de abcessos. O rodízio impede que ocorram alterações teciduais como fibrose do tecido devido a injeções repetidas em um mesmo local. Posicionar a criança. Expor apenas a área de aplicação e fazer anti-sepsia do local em sentido único com algodão e alcóol a 70% Exponha apenas a área de aplicação para oferecer aquecimento e proteção, proporcionando conforto. Pinçar a pele do local de palicação entre os dedos polegar e indicador da mão esquerda. Introduzir a agulha no ângulo de 90 0, perpendicular à pele. Para crianças com pouco tecido adiposo, fazer uma prega na pele segurando-a firmemente e introduzir a agulha de 15 0 ou paralelamente a pele. Com isso obterá segurança, delimitando bem a área de apliacação e facilitando a penetração da agulha, diminuindo a dor. (CASTELLI, 1998)

4 Vias de administração de medicamentos em pediatria Administração de medicamentos via intradérmica É a administração de pequena quantidade de medicamentos na camada dérmica da pele. Camada estasituada entre a pele e o tecido subcutâneo. Finalidade a)Via indicada para realização de testes diagnósticos, como Mantoux. b)Administração de vacinas. Intervenção de EnfermagemJustificativa Lavar as mãos ao reunir o materialEvitar infecção cruzada. Escolher a área de aplicação:o local deverá ter pouca pigmentação, ser pobre em pêlos, ter pouca vascularização superficial e ser de fácil acesso para a leitura dos resultados das reações aos alergenos introduzidos. A área mais utilizada é a face ventral do antebraço encontrando-se também indicações da utilizadação da área escapular das costas Favorece a visualização de qualquer alteração que possa ocorrer com a administração do medicamento. Posicionar a criança. Expor apenas a área de aplicação e fazer anti-sepsia do local em sentido único com algodão e alcóol a 70% Exponha apenas a área de aplicação para oferecer aquecimento e proteção, proporcionando conforto. Introduzir a agulha 13 x 3,8 aproximadamente 3 mm em ângulo de 13 a 15 0 com a pele, com o bisel para cima permitindo sua visualização, Permitir atingir a camada dérmica da pele, não penetrando no tecido subcutâneo. A visualização do bisel garante estar na camada dérmica. Assegure-se de que nenhum vaso sanguineo foi atingido (CASTELLI, 1998)

5 Vias de administração de medicamentos em pediatria Administração de medicamentos via oral É a introdução de medicamentos no trato digestivo pela cavidade oral. Finalidade a)Adminsitrar medicamentos a crianças conscientes e com condições de deglutição; b)Obter a absorção de medicamentos líquidos, comprimidos, cápsulas, após e pastilhas, pela mucosa gástrica. c)Poupar a criança consciente de procedimentos agressivos,utilizando outras vias. Intervenção de EnfermagemJustificativa Lavar as mãos ao reunir o materialEvitar infecção cruzada. Posicionar a criançaSentar a criança a fim de ela receba o medicamento e consiga deglutí-lo sem se engasgar. Comprimidos podem ser amassados e diluidos com um pouco de água. Alguns comprimidos podem ser masserados e diluídos com um pouco de água, e podem ser oferecidos em copinhos. (CASTELLI, 1998)


Carregar ppt "Vias de administração de medicamentos em pediatria Administração de medicamentos via intravenosa É a introdução de medicamentos na corrente sanguínea."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google